drop.io - Um espaço para você armazenar arquivos, salvar links e compartilhá-los com quem quiser sem se cadastrar
Com certa freqüência, usuários de precisam abrir um ou mais arquivos em outro computador que não o deles. As opções para esta transferência são muitas, desde um simples e-mail até um pendrive, passando por um CD ou DVD. Porém, muitas coisas podem acontecer, pois a Lei de Murphy não perdoa. Esquecer de pegar o pendrive ou esquecer de gravar o conteúdo necessário é comum.
Um e-mail é uma opção bastante viável, por ser mais seguro e sem a necessidade de carregar algum equipamento ou mídia em mãos. Porém, por maior que seja a capacidade total de um servidor, o tamanho de um arquivo único é limitado. Logo, se você precisa somente de um arquivo, mas ele excede esta capacidade, o e-mail já não pode ajudar.
Outra opção é hospedar o que você precisa virtualmente, em um servidor próprio para isso. Depois, basta acessar este servidor e baixar o arquivo necessário. E é exatamente isso que o drop.io faz. Trata-se de um lugar pessoal para o armazenamento e compartilhamento de fotos, vídeos, áudio, notas, documentos e qualquer tipo de arquivo. Cada um desses arquivos é acessível somente àqueles que você permitir.
Com o drop.io, não é necessário nem criar uma conta, se cadastrar ou até mesmo fornecer seu endereço de e-mail. Basta criar uma página dentro do serviço ou quantas páginas você desejar. Cada página tem um limite de 100 MB de armazenamento. Porém, com a criação ilimitada de “drops” (como são chamados os espaços dos usuários), a capacidade torna-se, de certo modo, ilimitada.
A utilidade do drop.io vai de sua necessidade. Seja para criar um ambiente privado para compartilhar imagens e vídeos, transferir arquivos para você mesmo em outro lugar, compartilhar documentos importantes com colegas de trabalho ou criar um ambiente de transferência quase instantâneo, o drop.io está aí para você.
O que são “Drops”?
Um drop é um determinado espaço onde você pode armazenar qualquer tipo de arquivo — imagens, vídeos, áudio, documentos, etc — de maneira privada, sem contas, registros ou endereços de e-mail. Os drops não podem ser pesquisados ou compartilhados em rede, eles apenas existem no espaço virtual.
Crie quantos drops você desejar, determine uma senha para o acesso a eles e escolha também o tempo de “vida útil” do espaço, o qual pode ser renovado posteriormente. Assim, mesmo que você use o serviço ocasionalmente, seu arquivo não vai ficar eternamente disponível na internet.
Quando você cria um espaço no drop.io, automaticamente é criado um endereço de e-mail hospedado na própria página. Assim, você pode enviar notas e adicionar arquivos para depois serem hospedados.
GUIA BÁSICO
Após acessar a página, um pequeno formulário para a criação de seu espaço vai aparecer à direita da tela. Em “Name the drop”, escolha o nome para sua página, que será adicionado ao domínio http://drop.io/.
Logo abaixo, em “Add a password”, determine uma senha de acesso à sua página. Esta opção é ótima para sua segurança, restringindo o acesso aos seus documentos. Na opção “Expire drop after”, determine o tempo de “vida” de seus arquivos. Escolha entre um dia, uma semana, um mês, seis meses ou até um ano de disponibilidade.
Por último, em “Others can”, você define o que as pessoas que acessam seus arquivos podem fazer, entre as seguintes opções:
“View Only”: somente visualizar.
“View & Add Notes”: visualizar e adicionar notas.
“View, Add Notes & Files”: visualizar, adicionar notas e arquivos também.
Clique em “Drop it.” e seu espaço virtual estará pronto.
Em seguida, você será perguntado se deseja criar uma senha do administrador. Com ela, você tem controle para mudar qualquer configuração do seu drop, remover determinados conteúdos ou apagar sua página. Sem esta senha, o seu drop não poderá ser modificado em nenhum momento. Porém, mesmo sem uma senha, você terá privilégios de administrador até que seu navegador seja fechado.
Se você desejar ter uma senha de administrador, crie-a e clique em “Continue, with Password”. Para continuar sem criar esta senha, clique em “Skip, no Admin”.
Em seguida, você será direcionado para sua página. No canto superior direito, você será informado sobre quanto tempo falta para sua página expirar. Mais abaixo, no menu “Add”, você adiciona arquivos, links, notas e outros documentos na página.
Para compartilhar seus arquivos, basta fornecer o endereço criado e a senha para seus colegas. Se você é o administrador, logue e clique em “admin” para administrar o espaço.
Um e-mail é uma opção bastante viável, por ser mais seguro e sem a necessidade de carregar algum equipamento ou mídia em mãos. Porém, por maior que seja a capacidade total de um servidor, o tamanho de um arquivo único é limitado. Logo, se você precisa somente de um arquivo, mas ele excede esta capacidade, o e-mail já não pode ajudar.
Outra opção é hospedar o que você precisa virtualmente, em um servidor próprio para isso. Depois, basta acessar este servidor e baixar o arquivo necessário. E é exatamente isso que o drop.io faz. Trata-se de um lugar pessoal para o armazenamento e compartilhamento de fotos, vídeos, áudio, notas, documentos e qualquer tipo de arquivo. Cada um desses arquivos é acessível somente àqueles que você permitir.
Com o drop.io, não é necessário nem criar uma conta, se cadastrar ou até mesmo fornecer seu endereço de e-mail. Basta criar uma página dentro do serviço ou quantas páginas você desejar. Cada página tem um limite de 100 MB de armazenamento. Porém, com a criação ilimitada de “drops” (como são chamados os espaços dos usuários), a capacidade torna-se, de certo modo, ilimitada.
A utilidade do drop.io vai de sua necessidade. Seja para criar um ambiente privado para compartilhar imagens e vídeos, transferir arquivos para você mesmo em outro lugar, compartilhar documentos importantes com colegas de trabalho ou criar um ambiente de transferência quase instantâneo, o drop.io está aí para você.
O que são “Drops”?
Um drop é um determinado espaço onde você pode armazenar qualquer tipo de arquivo — imagens, vídeos, áudio, documentos, etc — de maneira privada, sem contas, registros ou endereços de e-mail. Os drops não podem ser pesquisados ou compartilhados em rede, eles apenas existem no espaço virtual.
Crie quantos drops você desejar, determine uma senha para o acesso a eles e escolha também o tempo de “vida útil” do espaço, o qual pode ser renovado posteriormente. Assim, mesmo que você use o serviço ocasionalmente, seu arquivo não vai ficar eternamente disponível na internet.
Quando você cria um espaço no drop.io, automaticamente é criado um endereço de e-mail hospedado na própria página. Assim, você pode enviar notas e adicionar arquivos para depois serem hospedados.
GUIA BÁSICO
Após acessar a página, um pequeno formulário para a criação de seu espaço vai aparecer à direita da tela. Em “Name the drop”, escolha o nome para sua página, que será adicionado ao domínio http://drop.io/.
Logo abaixo, em “Add a password”, determine uma senha de acesso à sua página. Esta opção é ótima para sua segurança, restringindo o acesso aos seus documentos. Na opção “Expire drop after”, determine o tempo de “vida” de seus arquivos. Escolha entre um dia, uma semana, um mês, seis meses ou até um ano de disponibilidade.
Por último, em “Others can”, você define o que as pessoas que acessam seus arquivos podem fazer, entre as seguintes opções:
Clique em “Drop it.” e seu espaço virtual estará pronto.
Em seguida, você será perguntado se deseja criar uma senha do administrador. Com ela, você tem controle para mudar qualquer configuração do seu drop, remover determinados conteúdos ou apagar sua página. Sem esta senha, o seu drop não poderá ser modificado em nenhum momento. Porém, mesmo sem uma senha, você terá privilégios de administrador até que seu navegador seja fechado.
Se você desejar ter uma senha de administrador, crie-a e clique em “Continue, with Password”. Para continuar sem criar esta senha, clique em “Skip, no Admin”.
Em seguida, você será direcionado para sua página. No canto superior direito, você será informado sobre quanto tempo falta para sua página expirar. Mais abaixo, no menu “Add”, você adiciona arquivos, links, notas e outros documentos na página.
Para compartilhar seus arquivos, basta fornecer o endereço criado e a senha para seus colegas. Se você é o administrador, logue e clique em “admin” para administrar o espaço.
Comentários