A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”.
Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele.
O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão.
“Vimos casos em que as pessoas comentaram que um anúncio era lixo gerado pela IA quando não era”, diz ele, acrescentando que poderia se tornar um problema para a indústria de mídia social se os consumidores “começassem a sentir que estão sendo servidos lixo o tempo todo”.
Combater spam nas caixas de entrada exigia um enorme esforço intersetorial e levou a uma mudança fundamental na natureza do e-mail. Provedores de webmail como o Gmail monitoram agressivamente suas próprias plataformas para reprimir spammers e estão cada vez mais desconfiados de e-mails que chegam de servidores de e-mail não confiáveis. Eles também aplicam sistemas de IA complexos, em grande parte indocumentados, para tentar detectar spam diretamente, em um jogo constante de gato e rato com os próprios spammers.
Para o slop, o futuro é menos cor-de-rosa: as maiores empresas do mundo passaram de guarda-caça a caçadores furtivos. Na semana passada, o Google anunciou um plano ambicioso para adicionar respostas feitas por IA ao topo de alguns resultados de pesquisa, com os usuários dos EUA sendo os primeiros a experimentar um lançamento completo do recurso “Vires de Visão Geral da IA”. Ele também incluirá links, mas os usuários que desejam limitar a resposta a apenas uma seleção de links para outros sites poderão encontrá-los – clicando em “web” no mecanismo de pesquisa, rebaixado para sentar-se ao lado de “imagens” e “mapas” na lista de opções.
“Nós adicionamos isso depois de ouvir alguns que há momentos em que eles preferem apenas ver links para páginas da web em seus resultados de pesquisa”, escreveu Danny Sullivan, a ligação de pesquisa da empresa.
O Google diz que as visões gerais da IA têm fortes guardrails de segurança. Em outros lugares da web, porém, slop está se espalhando.
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