
Resumindo:
- O PCWorld relata que as placas-mãe da série 800 da Asus podem estar danificando os processadores AMD Ryzen 7 9800X3D, com cinco casos documentados de falhas nos processadores.
- O problema afeta principalmente as populares placas-mãe para jogos ROG e TUF, causando grande preocupação, dado o status do 9800X3D como um dos processadores mais vendidos.
- A Asus está investigando o problema junto com a AMD e recomenda que os usuários atualizem imediatamente a BIOS da placa-mãe como medida preventiva, enquanto realiza outras verificações.
Sempre fico estressado ao instalar um processador de desktop. Os soquetes dos chips são muito mais duráveis e tolerantes do que costumavam ser, mas ainda assim fico com receio de danificar seriamente um chip muito caro. Portanto, não é de se admirar que alguns clientes que afirmam que suas placas-mãe Asus queimaram seus processadores AMD estejam chateados. A Asus diz que está investigando a situação.
A Asus divulgou um comunicado oficial completo esta manhã , afirmando que está analisando a situação dos processadores AMD Ryzen 7 9800X3D e das placas-mãe ASUS da série AMD 800. Caso você não saiba, nas últimas semanas, usuários do Reddit e de outras redes sociais relataram que seus processadores 9800X3D estavam apresentando falhas quando combinados com placas-mãe Asus da série 800. O site VideoCardz.com documentou cinco exemplos distintos , todos da série 800, nas linhas de placas-mãe gamer ROG ou TUF. Vários usuários relataram o código 00, indicando falha no processador.
Cinco exemplos de CPUs com defeito não são muitos, especialmente considerando a enorme popularidade dos processadores para jogos X3D da AMD e, em particular, do Ryzen 7 9800X3D. Atualmente, esse é o processador mais vendido da Amazon nos EUA, de acordo com o ranking do site, com o 9950X3D de 16 núcleos e o 7800X3D da geração anterior logo atrás. Como quem gasta quase US$ 500 em um processador provavelmente está montando um computador para jogos, é natural que muitos também o utilizem em placas-mãe da Asus.
Mas é bom saber que a Asus está investigando o problema… mesmo que ainda não tenha admitido nenhuma culpa. De acordo com o comunicado, a empresa está “realizando verificações preventivas de compatibilidade e desempenho do produto, trabalhando em estreita colaboração com a AMD para validar os casos relatados e garantir a estabilidade e a qualidade contínuas”. A Asus também recomenda que você atualize sua placa-mãe para a versão mais recente da BIOS.
No final de 2025, uma onda de placas-mãe ASRock também danificou processadores da série Ryzen 9000 .
Felizmente, como foram lançadas no final do ano passado, todas as placas-mãe AMD da série 800 devem estar atualmente em garantia.
Comentários