O Windows 11 apresenta desempenho inferior às versões anteriores do Windows em praticamente todos os testes de desempenho.
Que decepção: a Microsoft anuncia o Windows 11 como a versão mais rápida e segura do sistema operacional, mas os usuários frequentemente reclamam de sua lentidão, excesso de recursos e bugs. Um novo teste de velocidade sugere que essas reclamações podem ter mais fundamento do que a Microsoft gostaria de admitir.
O YouTuber TrigrZolt realizou diversos testes comparando seis gerações do Windows — do XP ao Windows 11 — para ver qual delas conseguia concluir uma série de tarefas mais rapidamente. Surpreendentemente, o Windows 11 ficou em último lugar na maioria dos testes, incluindo velocidade de inicialização, duração da bateria, velocidade de abertura de aplicativos e edição de vídeo.
O Windows 11 também ficou em último lugar em termos de uso de memória, consumindo muito mais RAM do que as versões anteriores do sistema operacional, mesmo sem nenhum aplicativo em execução no laptop. O uso adicional de memória pode ser atribuído principalmente ao grande conjunto de serviços em segundo plano e telemetria dos quais os usuários avançados reclamam há anos. O Windows 11 também foi o mais lento no teste de edição de vídeo usando o OpenShot.
A versão mais recente do Windows também foi a que levou mais tempo para abrir o Explorador de Arquivos e o Paint. Embora o novo aplicativo Paint tenha muitos recursos adicionais que podem explicar seu baixo desempenho em hardware mais antigo, a lentidão do Explorador de Arquivos tem sido uma fonte constante de frustração para os usuários do Windows 11; ele continua extremamente lento, apesar de usar o dobro de RAM em comparação com sua versão do Windows 10.
Ainda assim, os testes indicam que a Microsoft está tendo dificuldades para tornar o Windows 11 o sistema operacional ágil e rápido que muitos usuários desejam. Sendo assim, os novos recursos supérfluos, os processos em segundo plano desnecessários e os serviços que consomem muitos recursos são grandes obstáculos para que o sistema operacional atinja todo o seu potencial de desempenho.
Comentários