Que loucura?! A Razer continua sua tradição de revelar produtos estranhos e (ocasionalmente) maravilhosos na CES com um holograma de IA para jogos, uma espécie de waifu. O dispositivo é uma expansão do seu projeto Ava, um assistente virtual para jogos lançado no ano passado – agora ele pode assumir a forma holográfica de uma mulher de 14 centímetros chamada Kira ou de um homem musculoso e tatuado chamado Zane.
Vimos vários treinadores de jogos com IA nos últimos 12 meses. O Projeto Ava foi um conceito apresentado pela Razer na CES 2025, quando descreveu a IA como uma treinadora de eSports. Um ano depois, Ava ganhou uma forma mais física.
O dispositivo é um recipiente de vidro quase no estilo de Resident Evil. Em vez de conter um vírus monstruoso, ele cria uma minúscula tela holográfica.
Embora os avatares inicialmente se limitem a Kira, com suas meias até a coxa, e Zane, coberto de tatuagens de cobra, a Razer afirmou que planeja adicionar mais personagens posteriormente, incluindo a estrela dos eSports Faker e um orbe de luz brilhante.
A Razer afirma que esses avatares possuem movimentos naturais, rastreamento ocular, expressões faciais e sincronização labial.
O dispositivo também possui uma câmera HD integrada e um microfone de campo distante. Além disso, o Modo Visão para PC permite que os avatares olhem para você e para a tela.
Ava não está lá apenas para te dar dicas de como ser um jogador melhor. A Razer afirma que ela também é uma verdadeira parceira digital, projetada para dar suporte a todas as facetas da vida moderna. A capacidade de te observar oferece diversas possibilidades, como dicas de moda e conselhos sobre tamanhos de roupas. Ela também pode gerenciar sua agenda e sugerir sua próxima refeição. Espera-se que ela não seja muito crítica – ninguém quer um holograma atraente apontando os quilos que ganhou durante as festas de fim de ano.
A Razer optou por usar o modelo Grok da XAI para Ava. Só isso já pode desagradar algumas pessoas — e fazer com que outras queiram ainda mais —, mas a empresa afirma que seu objetivo final é permitir que os usuários escolham o modelo de IA que desejam para Ava. Os usuários também podem ajustar a personalidade da personagem, de "ousada e atrevida a calma e amigável".
Com base em demonstrações práticas relatadas com Ava, interagir com o holograma é praticamente igual a qualquer chatbot de IA, o que não surpreende, então você pode esperar muita bobagem e balbucios, só que com uma pessoinha olhando nos seus olhos enquanto fala.
A Razer afirma que pretende vender o holograma para desktop no segundo semestre de 2026. A empresa nunca revelou o preço, mas você pode fazer um depósito de US$ 20 agora mesmo se realmente quiser um.
Comentários