Pular para o conteúdo principal

A Razer acaba de revelar um holograma de IA para desktop que te dá dicas enquanto você joga.

 Que loucura?! A Razer continua sua tradição de revelar produtos estranhos e (ocasionalmente) maravilhosos na CES com um holograma de IA para jogos, uma espécie de waifu. O dispositivo é uma expansão do seu projeto Ava, um assistente virtual para jogos lançado no ano passado – agora ele pode assumir a forma holográfica de uma mulher de 14 centímetros chamada Kira ou de um homem musculoso e tatuado chamado Zane.

Vimos vários treinadores de jogos com IA nos últimos 12 meses. O Projeto Ava foi um conceito apresentado pela Razer na CES 2025, quando descreveu a IA como uma treinadora de eSports. Um ano depois, Ava ganhou uma forma mais física.

O dispositivo é um recipiente de vidro quase no estilo de Resident Evil. Em vez de conter um vírus monstruoso, ele cria uma minúscula tela holográfica.

Embora os avatares inicialmente se limitem a Kira, com suas meias até a coxa, e Zane, coberto de tatuagens de cobra, a Razer afirmou que planeja adicionar mais personagens posteriormente, incluindo a estrela dos eSports Faker e um orbe de luz brilhante.

A Razer afirma que esses avatares possuem movimentos naturais, rastreamento ocular, expressões faciais e sincronização labial.

O dispositivo também possui uma câmera HD integrada e um microfone de campo distante. Além disso, o Modo Visão para PC permite que os avatares olhem para você e para a tela.


Ava não está lá apenas para te dar dicas de como ser um jogador melhor. A Razer afirma que ela também é uma verdadeira parceira digital, projetada para dar suporte a todas as facetas da vida moderna. A capacidade de te observar oferece diversas possibilidades, como dicas de moda e conselhos sobre tamanhos de roupas. Ela também pode gerenciar sua agenda e sugerir sua próxima refeição. Espera-se que ela não seja muito crítica – ninguém quer um holograma atraente apontando os quilos que ganhou durante as festas de fim de ano.

A Razer optou por usar o modelo Grok da XAI para Ava. Só isso já pode desagradar algumas pessoas — e fazer com que outras queiram ainda mais —, mas a empresa afirma que seu objetivo final é permitir que os usuários escolham o modelo de IA que desejam para Ava. Os usuários também podem ajustar a personalidade da personagem, de "ousada e atrevida a calma e amigável".


Com base em demonstrações práticas relatadas com Ava, interagir com o holograma é praticamente igual a qualquer chatbot de IA, o que não surpreende, então você pode esperar muita bobagem e balbucios, só que com uma pessoinha olhando nos seus olhos enquanto fala.

A Razer afirma que pretende vender o holograma para desktop no segundo semestre de 2026. A empresa nunca revelou o preço, mas você pode fazer um depósito de US$ 20 agora mesmo se realmente quiser um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi...

Saiba como começar a defender-se de Ciberataques, em 5 dicas úteis

  Os Ciberataques são o   buzz   da atualidade nacional. Saber defender-se de um ataque, de preferência com 5 dicas essenciais, começa por gestos tão simples por parte do utilizador que, à partida, ajudam a inutilizar a base de qualquer tentativa de invasão, chantagem, malware, roubo ou destruição eletrónica que temos assistido. Na verdade, com o aumento das denúncias de cibercrimes, que duplicaram em 2021, existem algumas dicas, no caso deste artigo 5, que podem ajudar a manter-nos longe das ameaças. Nós ajudamos. Sempre em alerta, sempre com cuidado online: há que saber defender-se Sem dúvida, a cibersegurança tem de passar a constar do nosso vocabulário diário. Esta tem de ser uma prioridade para todas as empresas e mesmo para o utilizador comum, todos e cada um de nós. No fundo, ao atingir o pico de roubos e invasões a que temos assistido nas últimas semanas, nunca a literacia digital foi tão importante como agora. Esta é, sem piscar os olhos, a melhor arma para comba...