A Microsoft suspeita que alguns PCs podem não inicializar após a atualização do Windows 11 de janeiro de 2026 (KB5074109).
A Microsoft está ciente de um suposto problema que impede a inicialização de PCs e exige recuperação manual após a instalação da Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11.
A Microsoft ainda não sabe como a Atualização de Janeiro de 2026 afetou alguns PCs e está coletando dados de consumidores e administradores de TI. Por enquanto, não é necessário desinstalar a atualização, pois o problema está "limitado" a PCs específicos. A mesma atualização também afetou o Outlook Clássico, a personalização no Explorador de Arquivos , o modo de suspensão (S3), o Citrix Director e a Área de Trabalho Remota.
"A Microsoft recebeu um número limitado de relatos de um problema em que os dispositivos não estão inicializando", observou a Microsoft em um documento de suporte divulgado inicialmente pelo Windows Latest.
Não está claro quantos usuários são afetados, mas a Microsoft listou duas plataformas afetadas no painel de lançamentos do Windows:
- KB5074109 – Windows 11 25H2
- KB5074109 – Windows 11 24H2
A KB5074109 é uma atualização de segurança obrigatória para o Windows 11 25H2/24H2 e corrige até uma centena de vulnerabilidades de segurança conhecidas, razão pela qual é instalada automaticamente nos PCs.

Segundo a Microsoft, os PCs afetados podem parar repentinamente de inicializar e apresentar a Tela Preta da Morte (BSOD) com o código de parada UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME.

O erro UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME (Código de Parada 0xED) geralmente está relacionado à corrupção do sistema, a um BIOS/inicialização danificado ou a uma falha de hardware, especificamente da unidade. Neste caso, a Microsoft suspeita que o problema seja provavelmente devido à Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11.
"A Microsoft recebeu um número limitado de relatos de um problema em que os dispositivos não inicializam com o código de parada 'UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME' após a instalação da atualização de segurança do Windows de janeiro de 2026 (os KBs originais listados acima), lançada em 13 de janeiro de 2026, e atualizações posteriores", explicou a Microsoft.
“Os dispositivos afetados exibem uma tela preta com a mensagem 'Seu dispositivo encontrou um problema e precisa ser reiniciado. Você pode reiniciar.' Nesse estágio, o dispositivo não consegue concluir a inicialização e requer etapas manuais de recuperação.”
Em outras palavras, se você se deparar com o erro de Tela Preta da Morte mencionado acima, seu computador não inicializará e você precisará restaurar a instalação. A Recuperação do Windows geralmente funciona, mas há situações em que o WinRE não funciona. Nesse caso, você pode usar uma imagem ISO para fazer uma instalação limpa do Windows.
A boa notícia é que apenas um número limitado de dispositivos foi afetado. A má notícia é que a Microsoft não sabe quantos usuários foram afetados nem os detalhes da configuração que causou o problema. A pior notícia é que a Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11 está causando uma série de outros problemas, e a Microsoft lançou uma atualização de emergência.
Se você não estiver enfrentando problemas, não há com o que se preocupar. Existem bilhões de PCs rodando Windows, e a maioria dos problemas se limita a hardware específico. Este pode ser um desses problemas "limitados", mas se o seu PC não inicializa ou se algo parece estranho nos últimos dez dias, é provável que seja devido à atualização KB5074109 do Windows 11.
“Os relatos recebidos até o momento indicam que esse problema se limita a dispositivos físicos; nenhum cliente relatou ter observado esses sintomas em máquinas virtuais”, afirmou a Microsoft.

Comentários