Pular para o conteúdo principal

A Microsoft suspeita que alguns PCs podem não inicializar após a atualização do Windows 11 de janeiro de 2026 (KB5074109).

 

Computadores com Windows 11 que não inicializam e exibem tela preta.

A Microsoft está ciente de um suposto problema que impede a inicialização de PCs e exige recuperação manual após a instalação da Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11.

A Microsoft ainda não sabe como a Atualização de Janeiro de 2026 afetou alguns PCs e está coletando dados de consumidores e administradores de TI. Por enquanto, não é necessário desinstalar a atualização, pois o problema está "limitado" a PCs específicos. A mesma atualização também afetou o Outlook Clássico, a personalização no Explorador de Arquivos , o modo de suspensão (S3), o Citrix Director e a Área de Trabalho Remota.

"A Microsoft recebeu um número limitado de relatos de um problema em que os dispositivos não estão inicializando", observou a Microsoft em um documento de suporte divulgado inicialmente pelo Windows Latest.

Não está claro quantos usuários são afetados, mas a Microsoft listou duas plataformas afetadas no painel de lançamentos do Windows:

  • KB5074109 – Windows 11 25H2
  • KB5074109 – Windows 11 24H2

A KB5074109 é uma atualização de segurança obrigatória para o Windows 11 25H2/24H2 e corrige até uma centena de vulnerabilidades de segurança conhecidas, razão pela qual é instalada automaticamente nos PCs.

Tenho a atualização de janeiro de 2026?

Como saber se já está instalado? Abra Configurações > Sistema > Sobre > Especificações e verifique o número da versão. Se for 26200.7623, você tem a atualização de janeiro. A KB5074109 foi lançada em 13 de janeiro de 2026.

Número da versão da atualização de janeiro de 2026 do Windows 11

Segundo a Microsoft, os PCs afetados podem parar repentinamente de inicializar e apresentar a Tela Preta da Morte (BSOD) com o código de parada UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME.

Painel de problemas da atualização de janeiro de 2026

O erro UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME (Código de Parada 0xED) geralmente está relacionado à corrupção do sistema, a um BIOS/inicialização danificado ou a uma falha de hardware, especificamente da unidade. Neste caso, a Microsoft suspeita que o problema seja provavelmente devido à Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11.

"A Microsoft recebeu um número limitado de relatos de um problema em que os dispositivos não inicializam com o código de parada 'UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME' após a instalação da atualização de segurança do Windows de janeiro de 2026 (os KBs originais listados acima), lançada em 13 de janeiro de 2026, e atualizações posteriores", explicou a Microsoft.

“Os dispositivos afetados exibem uma tela preta com a mensagem 'Seu dispositivo encontrou um problema e precisa ser reiniciado. Você pode reiniciar.' Nesse estágio, o dispositivo não consegue concluir a inicialização e requer etapas manuais de recuperação.”

Em outras palavras, se você se deparar com o erro de Tela Preta da Morte mencionado acima, seu computador não inicializará e você precisará restaurar a instalação. A Recuperação do Windows geralmente funciona, mas há situações em que o WinRE não funciona. Nesse caso, você pode usar uma imagem ISO para fazer uma instalação limpa do Windows.

A boa notícia é que apenas um número limitado de dispositivos foi afetado. A má notícia é que a Microsoft não sabe quantos usuários foram afetados nem os detalhes da configuração que causou o problema. A pior notícia é que a Atualização de Janeiro de 2026 do Windows 11 está causando uma série de outros problemas, e a Microsoft lançou uma atualização de emergência.

Se você não estiver enfrentando problemas, não há com o que se preocupar. Existem bilhões de PCs rodando Windows, e a maioria dos problemas se limita a hardware específico. Este pode ser um desses problemas "limitados", mas se o seu PC não inicializa ou se algo parece estranho nos últimos dez dias, é provável que seja devido à atualização KB5074109 do Windows 11.

“Os relatos recebidos até o momento indicam que esse problema se limita a dispositivos físicos; nenhum cliente relatou ter observado esses sintomas em máquinas virtuais”, afirmou a Microsoft.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...