A Microsoft quer permitir que você compartilhe janelas de aplicativos com o Copilot diretamente da barra de tarefas do Windows 11.
Ao posicionar o cursor sobre os aplicativos na barra de tarefas do Windows 11, você agora pode compartilhar a janela do aplicativo com o Copilot e começar a fazer perguntas, como por exemplo, como responder a um e-mail se estiver no Outlook. Por mais estranho que pareça, essa é a principal função do Copilot Vision.
Notei o recurso "Compartilhar com o Copilot" no meu PC com Intel Lunar Lake Copilot+, mas ele está sendo liberado para todos e não exige um desses PCs com "IA". Isso significa que, se você tiver PCs sem IA, incluindo AMD ou Intel, ainda verá "Compartilhar com o Copilot" na sua barra de tarefas, o que faz sentido (falaremos mais sobre isso adiante).
O recurso "Compartilhar com o Copilot" está sendo lançado com o Windows 11 KB5072033 (Build 26200.7462 / 26100.7462 ou posterior) e vem ativado por padrão, mas encontrei uma maneira de desativá-lo caso você não goste da ideia (e deveria).
Como funciona a opção “Compartilhar com o Copilot” na barra de tarefas?
Em nossos testes, o Windows Latest observou que a opção "Compartilhar com o Copilot" aparece quando o cursor passa sobre os aplicativos abertos na barra de tarefas. E ela aparece literalmente para qualquer janela de aplicativo, incluindo o Cloudflare WARP, que é um serviço semelhante a uma VPN. Também notei a opção para ativar/desativar o Netflix, que possui conteúdo protegido por DRM, portanto, não funciona corretamente.

Ao compartilhar qualquer janela de aplicativo, o Copilot usa IA baseada em nuvem para analisar o conteúdo do aplicativo e fornecer insights. Por exemplo, abri um e-mail do Outlook em segundo plano e compartilhei a janela com o Copilot. O Copilot começou a ler meu e-mail, que já estava aberto, mas não conseguiu navegar por outros e-mails, se mover dentro da janela ou clicar em qualquer lugar.

Isso porque o Copilot Vision é um recurso "somente leitura" e "somente ditado", o que significa que o Copilot só pode ver o que você pode ver e pode oferecer "assistência".
Por exemplo, perguntei ao Copilot como responder ao e-mail e ele me disse para procurar um botão "Enviar" que nem sequer existe. Nesse ponto, o Copilot estava delirando. Então, pedi especificamente que me mostrasse como e onde clicar . Desta vez, o Copilot Vision funcionou como eu esperava.

O Copilot ativou seu próprio "cursor", que apareceu na tela e destacou onde eu precisava clicar. Felizmente, o Copilot analisou minha tela corretamente e me disse para usar o botão "responder", e não o "enviar", que não estava visível na tela, mas havia sido recomendado da última vez.
Em seguida, perguntei à Copilot como excluir o e-mail, e ela novamente destacou a opção correta.

A Microsoft chama isso de "assistência guiada", e um documento de suporte confirma que o Copilot Vision deve ajudar, mas não funciona com conteúdo protegido por DRM ou conteúdo sensível.
Como a Microsoft está adicionando a opção "Compartilhar com o Copilot" a todas as janelas de aplicativos na barra de tarefas?
O Windows Latest descobriu que a Microsoft está usando uma API do Windows chamada "Windows.UI.Shell.ShareWindowCommandSource".
De acordo com um documento de suporte , essa API permite que um aplicativo de comunicação se integre ao Shell do Windows 11 (como a barra de tarefas ou a interface de compartilhamento) para que o Windows possa exibir os comandos Iniciar compartilhamento / Parar compartilhamento e passar para o aplicativo o ID da janela exato que o usuário selecionou.
A API deveria ser usada por aplicativos como o Teams, mas a Microsoft está se esforçando para usá-la no Copilot. Não é uma API aberta que os desenvolvedores possam usar. E o maior problema é que nem todos podem usar a API, pois ela está marcada como um "Recurso de Acesso Limitado".
Quando uma API é marcada como "Recurso de Acesso Limitado", significa que a Microsoft precisa aprovar o desenvolvedor e fornecer um token de desbloqueio antes que ele possa usá-la em um produto real.

Em outras palavras, se a OpenAI quiser replicar o mesmo comportamento, precisa entrar em contato com a Microsoft e aguardar a aprovação. Por outro lado, a Microsoft pode usar suas APIs de "acesso limitado", que foram projetadas para aplicativos de comunicação como o Teams, para sua própria assistência de IA.
É por isso que vemos apenas o Copilot usando esse recurso, já que a Microsoft pode conceder acesso a si mesma (ou a parceiros selecionados), e o Copilot pode então se registrar durante uma sessão como uma "fonte de comando de compartilhamento".
Posso desativar a opção “Compartilhar com o Copilot” na barra de tarefas do Windows 11?
Sim, você pode desativar a opção “Compartilhar com o Copilot” na barra de tarefas do Windows 11 quando ela aparecer no seu computador.
Se você acessar Configurações > Personalização > Barra de tarefas e expandir " Comportamento da barra de tarefas ", encontrará uma nova opção " Compartilhar qualquer janela da minha barra de tarefas com ". Ela inclui opções como aplicativos de comunicação, como Teams, Zoom (se aprovado pela Microsoft), etc. E também uma nova opção "Aplicativos de agente de bate-papo".
Você pode escolher "aplicativos de comunicação" ou "nenhum" para impedir que a opção "Compartilhar com o Copilot" seja exibida na barra de tarefas.

Na maioria dos casos, essa opção estará definida como “Todos os aplicativos” por padrão, e isso explica por que “Compartilhar com o Copilot” apareceu do nada no meu PC.

Nas notas de lançamento oficiais (captura de tela acima), a Microsoft confirmou que os usuários agora verão uma "opção para compartilhar a janela com o Copilot" após a atualização, mas também observou que o recurso está sendo implementado gradualmente.

Comentários