Pular para o conteúdo principal

A Microsoft admite que as atualizações estendidas do Windows 10 estão causando problemas; o MSMQ não funciona.

 

Windows 10

A Microsoft confirmou o que ouvimos de nossos leitores: a atualização de dezembro de 2025 (KB5071546) para o Windows 10 contém um bug que causa problemas com o MSMQ, também conhecido como Enfileiramento de Mensagens (MSMQ). Esse problema afeta principalmente empresas, já que os PCs de consumidores não têm o MSMQ instalado ou habilitado, e os aplicativos de consumo também não dependem do MSMQ.

Atualização cumulativa de dezembro de 2025 para o Windows 10 versão 22H2 para sistemas baseados em x64 (KB5071546)

Para quem não sabe, o MSMQ ( Microsoft Message Queuing ) é um componente que permite que aplicativos ou serviços enviem mensagens para uma fila, para que outro aplicativo ou serviço possa processá-las posteriormente.

Na maioria dos casos, ele é usado por aplicativos corporativos para gerenciar tarefas em segundo plano e, se o componente MSMQ parar de funcionar, muitas tarefas em segundo plano simplesmente param de ser executadas e bloqueiam o aplicativo ou site principal.

Se seus aplicativos dependem do Messaging Queuing (MSMQ), você pode não conseguir abrir aplicativos ou sites que dependem do IIS (Serviços de Informações da Internet), que também é responsável por hospedar aplicativos ou sites localmente. Novamente, como mencionei, um usuário comum não faria nada disso, mas se você for afetado, verá o seguinte erro.

System.Messaging.MessageQueueException: Recursos insuficientes para executar a operação.

Como a Microsoft quebrou o MSMQ com a atualização do Windows 10 de dezembro de 2025

O Windows Latest apurou que a atualização de dezembro de 2025 (KB5071546), exclusiva para PCs com ESU (Atualização de Segurança Estendida), provavelmente alterou o funcionamento do MSMQ. Isso afetou o comportamento de segurança do componente. A Microsoft também atualizou as permissões do NTS no local onde o MSMQ armazena os dados da fila, que, de acordo com nossos testes, são as seguintes:

C:\Windows\System32\MSMQ\storage

Após a atualização, a conta que usa o MSMQ agora precisa de permissão de gravação nessa pasta de armazenamento. Em muitas configurações reais, o MSMQ é acessado por identidades do pool de aplicativos do IIS, LocalService ou NetworkService, ou por uma conta de serviço restrita que não possui permissão de gravação nesse local.

Como resultado, o MSMQ não consegue criar ou gravar seus arquivos de mensagens e começa a apresentar falhas.

Um usuário relatou ao Windows Latest que suas filas se recusam a conectar. Você também verá um estado "inativo", o que confirma que algo está errado. Infelizmente, mesmo reiniciando o serviço ou o próprio servidor, e até mesmo tentando reinstalar o Messaging Queuing (MSMQ) a partir dos recursos opcionais no Painel de Controle, o problema persiste.

No entanto, se você navegar manualmente até o histórico do Windows Update e remover a atualização KB5071546 do Windows 10, o MSMQ voltará a funcionar. Também estamos recebendo relatos do problema no Windows Server 2019, mas os testes do Windows Latest não conseguiram reproduzi-lo no Windows Server 2022.

“Também notei que o descritor de segurança NTFS muda de D:P para D:PAI. O sinalizador AI (herdado automaticamente) parece modificar ou alterar as DACLs. Isso pode levar a que usuários como iis_iusrs, localservice e networkservice não tenham mais permissão para acessar esta pasta”, escreveu um dos usuários afetados em uma postagem no fórum da Microsoft, descoberta pelo Windows Latest.

Outro administrador de sistemas que instalou o KB5071544 no Windows Server 2019 também enfrentou problemas semelhantes, incluindo erros de "espaço em disco ou memória insuficiente" no MSMQ.

“Correto, meus aplicativos IIS que dependem do MSMQ para funcionar param completamente, e meu monitor registra isso como um erro 500”, explicou um usuário .

Eis como o erro “Recursos insuficientes para executar a operação” se apresenta quando você é afetado por problemas do MSMQ.

System.Messaging.MessageQueueException Recursos insuficientes para executar a operação.

A Microsoft confirmou que a falha do MSMQ é um problema conhecido na atualização mais recente do Windows 10 ou Windows Server.

A Microsoft confirmou que está investigando problemas com o Message Queuing (MSMQ) após a instalação da atualização KB5071546 do Windows 10 e não tem mais informações a compartilhar.

“Após instalar esta atualização, os usuários podem enfrentar problemas com a funcionalidade de Enfileiramento de Mensagens (MSMQ). Esse problema também afeta ambientes MSMQ em cluster sob carga”, observou a Microsoft em uma atualização do documento de suporte, descoberta pelo Windows Latest.

Esse problema não afeta o Windows 11, portanto, está isolado ao Windows 10, o que é estranho, já que o sistema operacional está em suporte de segurança estendido e quase não recebe alterações perceptíveis. Isso nos leva a questionar como a Microsoft poderia quebrar recursos antigos do Windows, mesmo quando o próprio sistema operacional não está mais sendo desenvolvido para novos "recursos".

Como corrigir problemas do MSMQ no Windows 10

Se você encontrar problemas após as atualizações, será necessário desinstalar o Windows 10 KB5071546 e pausar as atualizações enquanto a Microsoft desenvolve uma correção.

Para remover a atualização e corrigir problemas do MSMQ, siga estes passos:

  1. Abra Configurações > Atualizações e segurança > Windows Update > Histórico de atualizações .
    Remover a atualização KB5071546 do Windows 10
  2. Clique em “ Desinstalar atualizações ”.
  3. Isso abrirá o Painel de Controle .
    Desinstalar atualização no Windows 10 pelo Painel de Controle
  4. Agora, selecione o KB mencionado acima e clique em “ Desinstalar ”. Isso removerá a atualização.
  5. Reinicie o computador para concluir a aplicação das alterações.

E você? Também está tendo problemas após a atualização de dezembro? Não estamos vendo grandes problemas no  Windows 11 com a atualização de dezembro de 2025, com algumas exceções, como erros de instalação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...