Relatório: Chrome lidera a lista dos piores navegadores populares em termos de rastreamento e proteção de dados.
Se você já se perguntou como seus navegadores de uso diário, como Chrome, Edge e outros, se comportam em termos de privacidade, um novo relatório da Digitain , provedora de software para iGaming, esclarece a questão, e as descobertas vão te surpreender. O ChatGPT Atlas, lançado recentemente pela OpenAI para competir com navegadores como o Comet AI, da Perplexity, entre outros, é o navegador privado mais recente testado.
A Digitain afirma ter analisado 13 navegadores populares usando dezenas de verificações técnicas de privacidade e segurança. Os resultados sugerem que os navegadores mais recentes, com inteligência artificial, podem priorizar a conveniência em detrimento de uma proteção mais frágil para o usuário. Segundo o relatório, o ChatGPT Atlas falhou em todos os testes de particionamento de estado.
Em termos simples, isso significa que os sites podem rastrear os usuários durante as sessões de navegação sem problemas. O navegador obteve apenas 1 ponto em 100 para proteção contra coleta de dados pessoais e 0 para bloqueio de rastreadores, resultando em uma pontuação de risco de privacidade próxima ao máximo, de 99.
Surpreendentemente, o Google Chrome ficou em segundo lugar como o pior navegador em termos de privacidade, com uma pontuação de risco de 76. Embora o Chrome tenha apresentado um desempenho razoável na prevenção da identificação do navegador, obteve zero pontos no bloqueio de rastreadores. Microsoft Edge, Vivaldi e Opera vieram logo em seguida, todos demonstrando medidas limitadas de bloqueio contra a coleta de dados, apesar de pequenas melhorias em certas áreas.
Por outro lado, o Brave e o Mullvad ofereceram, segundo relatos, as melhores proteções de privacidade. Ambos bloquearam rastreadores com sucesso e minimizaram a coleta de impressões digitais em todos os testes. Você pode conferir a lista de navegadores com os maiores riscos à privacidade:
Dito isso, navegadores com IA podem parecer futuristas, mas quando se trata de privacidade, as ferramentas tradicionais que priorizam a privacidade ainda são as melhores. Para usuários preocupados com rastreamento, a atualização mais inteligente pode nem envolver IA.
Comentários