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A Honda interrompeu temporariamente as atividades de suas fábricas, pois a disputa sobre o chip Nexperia ainda não terminou.

 Em resumo: A disputa internacional em torno da fabricante de semicondutores Nexperia ameaça as cadeias de suprimentos automotivas há meses. Embora as negociações entre a China e o Ocidente tenham começado a amenizar as tensões, os problemas recentes da Honda indicam que a Nexperia ainda não está fora de perigo.

A Bloomberg informa que a Honda irá interromper temporariamente a produção em suas fábricas no Japão e na China no final de dezembro e início de janeiro devido à escassez de componentes críticos. O problema provavelmente decorre do impasse entre os governos holandês e chinês em relação à fornecedora de chips lógicos Nexperia.

Todas as três fábricas da Honda na China, parte de uma joint venture chamada Guangqi Honda Automobile Co., ficarão fechadas de 29 de dezembro a 2 de janeiro. Enquanto isso, as fábricas japonesas fecharão nos dias 5 e 6 de janeiro, antes de retomarem parcialmente as operações até 9 de janeiro. Embora a empresa não tenha especificado quais instalações japonesas interromperão a produção, o Digitimes (via Tom's Hardware ) suspeita que as fábricas de Suzuka e Saitama serão afetadas.

Diversas montadoras estão apreensivas desde que a disputa em torno da Nexperia, empresa fornecedora de semicondutores essenciais, eclodiu em outubro. Embora a Nexperia não fabrique chips de ponta como a TSMC, a Samsung ou a Intel, a indústria automobilística depende de seus semicondutores para funções eletrônicas como vidros elétricos e limpadores de para-brisa.

A Nexperia opera na Holanda, Alemanha e Reino Unido, mas é uma subsidiária da Wingtech Technology, uma empresa sediada em Xangai e parcialmente controlada pelo governo chinês. No início deste ano, o governo dos EUA incluiu a Wingtech em sua lista de entidades de semicondutores e ameaçou impor novas sanções, a menos que a empresa mudasse sua liderança.O problema começou em outubro, quando o governo holandês, considerando a gestão da Nexperia uma ameaça à sua cadeia de suprimentos doméstica, invocou uma lei da época da Guerra Fria para assumir o controle da empresa. Em resposta, Pequim suspendeu temporariamente as exportações da Nexperia para a China, essenciais para o fornecimento de chips aos seus clientes.

Após a decisão do governo holandês, a Honda reduziu temporariamente a produção nos EUA e no México, enquanto a Volkswagen, a Stellantis, a Ford, a General Motors, a Volvo, a Mercedes-Benz e outras montadoras afirmaram que a disputa poderia ameaçar suas cadeias de suprimentos. Diversas fabricantes estiveram a poucos dias de paralisar suas fábricas.

Embora o governo holandês, Pequim e a Honda tenham eventualmente revertido suas ações, a Wingtech acusou posteriormente a Nexperia de reorientar secretamente sua cadeia de suprimentos, afastando-a da China. As próximas paralisações na produção no Japão e na China indicam que a situação ainda está em desenvolvimento. As ações da Honda caíram cerca de 1% após as notícias de quinta-feira.

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