A Microsoft admite que o Microsoft Teams consome muita RAM no Windows mesmo sem estar em execução, e a "solução" é apenas mais um arquivo .exe.
O Microsoft Teams para Windows 11/10 é baseado no WebView2 e, embora não utilize mais o Electron, continua sendo um desastre em termos de desempenho. Isso pode mudar em breve, já que a Microsoft informou ao Windows Latest que está testando uma nova atualização que move as chamadas para um processo separado, visando melhorar o tempo de inicialização do Teams, entre outras melhorias.
Se você usa o Microsoft Teams com frequência, provavelmente já percebeu o quanto ele prejudica o desempenho. O Teams chega a usar até 1 GB de RAM mesmo quando está ocioso, e esse consumo aumenta consideravelmente quando você entra em uma reunião. O alto consumo de RAM não é um problema em computadores modernos, mas o Teams também demora mais do que o normal para iniciar e dá a sensação de lentidão.
No Centro de Administração do Microsoft 365 (disponível apenas para empresas), a Microsoft confirmou estar ciente da lentidão do Teams, principalmente durante chamadas. Posteriormente, representantes da Microsoft também confirmaram ao Windows Latest que planejam lançar uma atualização em janeiro de 2026 para mover os recursos de "chamada" para um processo separado.
A Microsoft está criando um novo processo, ms-teams_modulehost.exe, para minimizar problemas de desempenho do Teams.
O Teams agora terá dois processos separados. Atualmente, temos o ms-teams.exe, que é o processo principal e permanecerá em funcionamento. Ele será responsável por todas as suas mensagens, bate-papo e outros recursos da interface do usuário. Todos os recursos relacionados a chamadas serão migrados para o ms-teams_modulehost.exe.

Essa é uma jogada muito inteligente. Ao mover as chamadas do Teams para um processo separado, a Microsoft está reduzindo cenários de conflito. Por exemplo, se você estiver em uma chamada e um bug causar problemas de desempenho, isso afetará apenas a experiência da chamada. Seu cliente Teams continuará funcionando normalmente.
"O Microsoft Teams Desktop Client para Windows introduzirá um novo processo, ms-teams_modulehost.exe, para lidar com a chamada de recursos separadamente, melhorando o desempenho e o tempo de inicialização", explicou a Microsoft em uma atualização do Centro de Administração.
Quão ruim é o Microsoft Teams?

Em um tópico do Reddit , vários administradores de sistemas apontam que o MS Teams demora muito para iniciar e parece pesado. Isso pode ocorrer porque o Teams é, na verdade, um aplicativo web complexo que precisa efetuar o login do usuário, buscar todas as suas equipes, chats, calendários e arquivos, além de se conectar a diversos serviços da Microsoft.
Alguns usuários também relataram ao Windows Latest que as chamadas em toda a empresa estão instáveis, com áudio cortando, vídeo congelando e compartilhamento de PowerPoint apresentando lentidão significativa. Isso poderia ser resolvido quando as chamadas do Teams forem movidas para um processo separado.
As equipes usarão menos RAM dividindo as funcionalidades em processos diferentes, começando pela chamada.
A Microsoft afirma que o ms-teams_modulehost.exe é um processo filho para a experiência de chamada e é executado independentemente, enquanto o ms-teams.exe é o processo principal para todo o resto.
“Essa alteração otimiza o uso de recursos e aprimora a experiência em reuniões”, observou a Microsoft. A Microsoft também confirmou que a interface do usuário e os recursos não serão alterados, mas é necessário garantir que o software antivírus não bloqueie acidentalmente o arquivo ms-teams_modulehost.exe, o que pode ocorrer em determinados cenários corporativos.
Todos, incluindo os consumidores, terão acesso a essa nova experiência do Teams a partir de janeiro de 2026, mas a implementação só será concluída em fevereiro de 2026.
A Microsoft realmente precisa abandonar o WebView2 e voltar ao código nativo.
A Microsoft pode criar quantos processos filhos separados quiser, mas isso não mudará o fato de que o WebView2 é um desastre em termos de desempenho.
A Microsoft não está abordando a questão principal, que é o WebView2 e o excesso de recursos dentro do Teams.

Não é só o Teams. Na verdade, o novo WhatsApp, que abandonou o código nativo (UWP/WinUI) em favor do WebView2, também consome muitos recursos e demora mais do que o normal para iniciar.

Comentários