
O YouTube está lançando uma opção que permitirá aos usuários definir um limite de tempo para assistir aos Shorts por dia. O Google está admitindo que os Shorts estão afetando a saúde mental dos espectadores?
As mídias sociais afetaram a compreensão de leitura e os hábitos de escrita das pessoas. IYKYK. Elas podem ser projetadas para entretenimento, mas fazem mais mal do que bem. Quando foi a última vez que você leu um livro do começo ao fim? Os smartphones tornaram as pessoas mais burras. Até mesmo a IA está tornando as pessoas mais preguiçosas, pois elas começaram a confiar em resumos em vez de ler um artigo. Resumo:
Vídeos curtos, ou como gosto de chamá-los, "rotura cerebral", são um problema real. "Rotura cerebral" é uma palavra oficialmente reconhecida pela Universidade de Oxford. Aliás, foi a palavra do ano de 2024 da instituição . Vídeos curtos têm influenciado as pessoas negativamente. É comum ver pessoas rolando a tela do YouTube sem parar, em trens, ônibus e aviões. Algumas pessoas ficam acordadas na cama olhando para a tela do celular, rolando o feed sem rumo. "Os YouTube Shorts agora têm uma média de mais de 200 bilhões de visualizações diárias", foram as palavras de Neal Mohan, CEO do YouTube. Ele disse isso em junho de 2025. Isso não é bom.
O lado bom é que o YouTube está resolvendo o problema, mesmo que não o diga diretamente. Um anúncio feito na comunidade de suporte do YouTube diz que está introduzindo uma opção que permite aos usuários definir um limite diário de tempo para navegar no feed do Shorts em dispositivos móveis.
Que tal uma configuração para desativar completamente os Shorts? Vídeos curtos são provavelmente a maior fonte de receita do YouTube atualmente, então não espere que eles desapareçam. Um cronômetro para limitar a quantidade de vídeos que você assiste, ou mais precisamente, a duração dos seus vídeos. Não é um mau começo. Bem, qualquer coisa que ajude com a deterioração cerebral é boa.
Não há capturas de tela ou vídeos que destaquem o funcionamento do recurso. O anúncio informa que os usuários podem definir e ajustar o limite diário de rolagem no feed do Shorts nas Configurações.
O Lifehacker relata que um recurso de limite de tempo semelhante existe no Instagram e no TikTok. Infelizmente, a opção de controlar o limite de tempo ainda não parece estar disponível para mim no aplicativo do YouTube para iOS ou Android. Vale ressaltar que o YouTube diz que o prompt é dispensável, ele apenas pausa o feed depois que o usuário atinge o limite, para que possa ser ignorado. É aqui que o autocontrole importa: se você quiser parar de rolar o doomscrolling, precisará ser disciplinado. O YouTube já tem um recurso de lembrete de pausa, a nova opção é diferente. O YouTube também está planejando trazer esse limite de tempo de feed do Shorts para o controle parental ainda este ano. E essa opção será uma configuração não dispensável para crianças e adolescentes.
Aliás, parece que o player de vídeo reformulado do YouTube está sendo lançado para mais usuários. Agora, ele está disponível para mim na versão web, não que eu tenha pedido, em uma conta que não está logada. Extensões do Firefox como BlockTube e Improve YouTube continuam funcionando, então pelo menos o novo design não as quebrou.
Comentários