A Microsoft diz que está falando sério sobre transformar o Windows 11 em um sistema operacional “nativo de IA”
O Copilot está em quase todos os lugares do Windows 11. Está no menu de contexto , em aplicativos como Paint , Bloco de Notas e até mesmo no Word ou PowerPoint. Também está chegando à barra de tarefas , mas isso não é suficiente para a nova visão da Microsoft. A Microsoft acaba de confirmar que quer transformar o Windows 11 em um sistema operacional "nativo de IA". Mas o que isso significa?

Em teoria, um sistema operacional "nativo de IA" significaria um sistema operacional em que os recursos de IA rodariam nativamente, sem nuvem ou emulação. Ou, em outras palavras, um sistema operacional nativo de IA trataria modelos, contexto e intenção como "recursos essenciais do sistema". Isso parece estar alinhado com a visão da Microsoft para o Windows 11.

É bastante comum que a alta liderança da Microsoft fale sobre como a IA está mudando o Windows 11. Mas, desta vez, a formulação é muito interessante. O vice-presidente da Microsoft deu dicas de que o Windows 11 eventualmente se tornará um sistema operacional "nativo de IA".
“O Windows lidera a mudança nativa da IA”, de acordo com Stefan Kinnestrand, vice-presidente da Microsoft.
Stefan acrescenta que o Windows 11 está evoluindo e agora está sendo desenvolvido para trabalho com agentes, sem explicar como a Microsoft planeja integrar agentes de IA de verdade. Em vez disso, a Microsoft faz uma afirmação interessante de que o Windows 11, como um sistema operacional com foco em IA, será seguro e desenvolvido para agentes.
“ O Windows está evoluindo para uma plataforma nativa de IA: segura, escalável e desenvolvida para trabalho de agente”, observou o vice-presidente da Microsoft.
A Microsoft está claramente posicionando o Windows 11 como “nativo de IA”.
Isso pode significar que a IA não é mais um "complemento" do sistema operacional. Em vez disso, ela está se tornando uma parte essencial do Windows, assim como o menu Iniciar, a barra de tarefas ou o mouse e o teclado. É possível usar o Windows sem eles?
A Microsoft diz que os PCs Copilot+ são o lado de hardware deste plano, enquanto os recursos de IA serão o lado de software.
Ele também provocou que um "desempenho inovador e experiências de IA nativas" chegarão em breve ao Windows 11, mas somente se você tiver um PC Copilot+.
O que uma era Agentic realmente poderia significar para o Windows 11?
Não sabemos como seria o Windows quando migrasse completamente para a era "agente", mas o que "agente" significa? Um exemplo de experiência agêntica é o Perplexity Comet, que pode navegar por você. Poderia significar algo semelhante para o Windows.
Estou apenas especulando. Mas, por exemplo, se você tem um arquivo do Excel com dados que deseja limpar usando Python e criar gráficos, depois quer transformá-lo em um documento do Word e, por fim, em um PowerPoint. Você pode usar o Copilot para realizar tarefas, mas precisa fazer a maioria das coisas manualmente.
Em teoria, um agente de IA seria capaz de executar essas etapas sozinho, lembrando-se do contexto e tendo acesso aos seus arquivos pessoais.
“O próximo capítulo do Windows e da IA está no horizonte e foi criado para negócios”, acrescentou a Microsoft.

Comentários