
Fazer backup dos seus arquivos pode ser uma salvação quando os dados são corrompidos ou em caso de falha total do disco. Mas é preciso fazer isso corretamente. Muitas vezes ouço histórias de pessoas bem-intencionadas que tentam fazer backup de seus dados e, mesmo assim, os perdem porque cometeram erros no caminho. Aqui estão as principais armadilhas de backup que você deve evitar e algumas sugestões sobre o que fazer em vez disso.
1. Armazenar backups em um só lugar
Fazer backup em apenas uma unidade ou pen drive significa que se algo acontecer com esse backup, o que não é difícil de imaginar, você perderá todos os seus dados.
Em vez de ter um único ponto de falha, você precisa ter mais backups. Ao decidir quantas cópias dos dados serão armazenadas, recomendo que você siga a regra 3-2-1. Ou seja, tenha 3 cópias dos seus dados, duas em tipos de mídia diferentes e uma em outro local seguro, como na nuvem.
Confira nossos resumos dos melhores softwares de backup do Windows e dos melhores serviços de backup online para ajudar você com seu plano de backup.
2. Fazer backup com pouca frequência
Fazer backups esporadicamente ou apenas ocasionalmente significa que você corre o risco de perder todos os dados acumulados desde o último backup. O problema com erros de PC e falhas de disco é que eles podem ser bastante aleatórios; você nunca sabe quando vão acontecer. Portanto, você precisa estar sempre preparado para o pior.
Em vez de fazer backups aleatórios de dados, faça backups diários ou semanais (se você trabalha com menos dados), ou seja, crie um cronograma definido para seus backups. Alguns softwares/serviços de backup costumam fazer backups em tempo real para garantir que não haja falhas na preservação dos dados.

Pexels: Miguel A Padrinan
3. Fazendo backup de dados manualmente
Sejamos realistas, fazer backups manuais de dados exige tempo e esforço, e é menos provável que queiramos fazê-lo se estivermos com pouco tempo ou com preguiça. É por isso que sugiro ter um backup automático ativo, seja por meio de serviços em nuvem ou software de backup. Você pode programá-lo para ser executado fora do horário comercial, quando não interferirá em suas atividades regulares.
Automatizar o processo significa que você não precisa se preocupar em fazer isso sozinho e seus dados ainda serão copiados, não importa como você se sinta ou quanto tempo você tenha disponível.
4. Esquecer da segurança
Uma coisa é fazer backup dos seus dados com frequência, outra é garantir que os dados estejam seguros e não sejam roubados ou acessados sem autorização. Para evitar isso, é importante que o software e os serviços de nuvem que você usa criptografem seus dados e que você tenha uma chave de descriptografia disponível.
Se possível, use também a autenticação multifator (MFA) para acessar os dados armazenados online. Isso fornecerá uma camada extra de segurança caso hackers tentem obter acesso.

Pexels: Arina Krasnikova
5. Sobrescrever backups antigos
Ter um backup recente e funcional significa que seus dados estão seguros, mas sempre que você faz backup, corre o risco de corrompê-los. É por isso que você nunca deve substituir uma versão antiga intacta, pois pode perder esses dados para sempre.
O versionamento é uma maneira melhor de garantir que você nunca perca uma cópia dos seus dados. Isso envolve manter várias versões dos seus dados a qualquer momento, uma versão mais recente e versões mais antigas. Se você usa serviços de nuvem ou software de backup, certifique-se de que eles também ofereçam versionamento.
6. Não testar backups
Muitas vezes ouço pessoas dizendo que fizeram backup de seus dados, só para depois descobrirem que o backup estava corrompido e não pode ser restaurado. Para evitar que isso aconteça, você precisa garantir que seus backups realmente funcionem. Uma maneira de fazer isso é abrir alguns arquivos após um backup para testá-lo imediatamente, ou abrir arquivos periodicamente e/ou realizar uma recuperação de teste completa para verificar se você pode realmente restaurar os arquivos de um backup quando necessário.
Fazer isso lhe dará tranquilidade de que seus dados estão seguros e que, se o pior acontecer, você ainda terá um backup funcional para restaurar.
Comentários