
Leve isso com cautela, pois a Microsoft ainda não confirmou oficialmente o problema. De acordo com relatos originários do site japonês Niche PC Gamer , a atualização de segurança mais recente do Windows 11 está causando problemas para alguns usuários.
Aqui estão os detalhes:
- O problema teria sido causado após a instalação do KB5063878 ou KB5062660.- KB5063878 é a atualização de segurança final para o Windows 11, versão 24H2, que a Microsoft lançou no Patch Day deste mês .
- KB5062660 é a atualização de visualização da atualização, que a Microsoft lançou no final de julho de 2025
 
- O problema pode afetar sistemas com unidades de estado sólido (SSD) se a) um grande número de arquivos ou b) um único arquivo grande for gravado nas unidades.
- Na pior das hipóteses, a unidade fica inacessível.
Um dos primeiros usuários a relatar o problema foi o usuário X Necoru_cat . O usuário notou que o problema ocorreu durante a atualização do jogo Cyberpunk 2077, após a instalação da atualização de segurança mais recente para o Windows 11, versão 24H2, no sistema.
Como consequência, o disco rígido em que o Cyberpunk 2077 foi instalado ficou inacessível. O usuário observou que gravar mais de 50 gigabytes de arquivos continuamente no SSD, com uma taxa de utilização de pelo menos 60%, causava o problema. No entanto, o SSD reaparecia após uma reinicialização e era reconhecido novamente. Gravar grandes quantidades de dados no disco rígido causava o problema novamente, de acordo com o usuário. Além disso, como observa o Niche PC Gamer, alguns SSDs podem não ficar disponíveis novamente, mesmo após reinicializações.
A Niche PC Gamer realizou testes para descobrir mais sobre o problema. De acordo com a reportagem, os seguintes SSDs são afetados pelo problema:
- Corsair Force MP600
- SSD com controlador Phison PS5012-E12
- KIOXIA EXCERIA PLUS G4
- Fikwot FN955
- SSD com controlador InnoGrit
- Maxio SSD
- SSD KIOXIA M.2
- SSD SanDisk Extreme PRO M.2 NVMe 3D
De acordo com os testes, as seguintes unidades parecem não ser afetadas pelo problema:
- Solidigm P44 Pro
- Samsung 980
- SanDisk SSD PLUS 240 GB SDSSDA-240G
O usuário X também executou testes e criou uma lista de SSDs afetados e não afetados.
Aqui estão os SSDs que foram afetados pelo problema:
- WD Blue SN5000 2 TB NVMe (reiniciado para recuperação)
- WD Red SA500 2 TB SATA (reiniciado para recuperação)
- WD Blue SA570 1 TB SATA M.2 (reiniciado para recuperação)
- WD Blue SA510 2 TB SATA (inacessível, não restaurado mesmo após reinicialização)
- Corsair MP510 960 GB NVMe (reiniciado para recuperação)
- Corsair MP600 2TB NVMe (reiniciado para recuperação)
- SK hynix Platinum P41 NVMe (reiniciado para recuperação)
- Crucial P3 Plus NVMe (reiniciado para recuperação)
- ADATA LEGEND 800 2TB NVMe (reiniciado para recuperação)
- HP FX7000 2TB NVMe (reiniciado para recuperação)
- XPG SX8200 Pro 2TB NVMe (reinicie para recuperar)
- Hanye HE70 2TB NVMe (reiniciado para recuperação)
E aqui estão os SSDs que não foram afetados:
- Samsung 990 PRO 2 TB NVMe
- Samsung 980 PRO 2 TB NVMe
- Samsung 870 EVO 1 TB SATA
- WD Black SN7100 2 TB NVMe
- WD Blue SA510 1 TB SATA M.2
- Seagate FC530 2 TB NVMe
- Seagate FC530 1 TB NVMe
- Solidigm P44 Pro NVMe
- Crucial T700 2TB NVMe
A Microsoft ainda não respondeu oficialmente às alegações. Se você usa um sistema com um dos SSDs que parecem estar afetados pelo problema, é recomendável ter muito cuidado após a instalação da atualização ou até mesmo adiar a instalação até que mais detalhes estejam disponíveis.
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