PSUs de 3.000 W estão assumindo o controle da Computex - Seasonic e Superflower estreiam fontes de alimentação gigantes

À medida que o hardware fica mais poderoso e consome muita energia, os fabricantes de fontes de alimentação precisam acompanhar a oferta de PSUs relevantes para as partes interessadas e, para esse fim, vemos PSUs cada vez mais poderosas em todas as Computex. Se no ano passado pensávamos que 2.800W era loucura, este ano vemos que vários fabricantes conseguiram construir fontes de alimentação de 3.000W+.

A Seasonic apresentou o Prime PX-2300, um modelo ATX 3.1 Platinum 80+ Platinum de 3.200 W, no show, superando a fonte de alimentação de 3.000 W da Asus que a empresa apresentou no início desta semana. A nova unidade possui quatro conectores 12V-2×6 para jogos de alto desempenho ou GPUs AI/HPC e, para esse fim, alimentou um servidor executando quatro placas gráficas de nível de datacenter da Nvidia e um processador de datacenter AMD durante a demonstração.
Essa configuração é comum para ambientes de datacenter, embora, como esta é uma fonte de alimentação padrão ATX, ela possa caber perfeitamente em uma estação de trabalho ou até mesmo em um desktop para jogos, embora 3,2 kW de potência seja um exagero para a grande maioria das máquinas que estão por aí.
Mas como se 3200W não fosse suficiente, Super Flower roubou o trovão da Seasonic com uma fonte de alimentação de 3.300W. Na verdade, a Super Flower exibiu novamente a PSU mais poderosa da Computex - a Leadex SF-3300F14HP. Este monstro de 3300W também é totalmente compatível com ATX 3.1, oferece cinco trilhos de energia e é capaz de fornecer energia para processadores de última geração e quatro GPUs usando quatro conectores 12V-2×6. A empresa espera iniciar sua produção em massa no final deste ano, portanto, espere sua ampla disponibilidade no final de 2025 – início de 2026. Quanto ao preço, a PSU de 2800 W da geração atual da empresa custa cerca de US $ 899. Como o novo 3300W não substitui realmente a geração anterior, mas aprimora a linha de produtos, espere que ele exceda a marca de US $ 1.000.
Em qualquer caso, essas fontes de alimentação de alta saída não são universalmente implantáveis devido a limitações elétricas. Na América do Norte, as tomadas típicas de 120 V/15 A só podem suportar PSUs de até cerca de 1800 W (embora lembre-se de que as classificações das tomadas são feitas para cargas de pico, não cargas contínuas, portanto, 1600 W ou menos é uma meta mais realista). Portanto, nos EUA, essas CPUs são boas para instalações com circuitos de energia atualizados. Por outro lado, uma tomada europeia de 16A/230V (não em todos os países e nem em todas as casas) pode suportar facilmente PSUs com classificação de 3.000W+, dependendo da eficiência e carga contínua.
Apesar do mercado limitado, a demanda por essas PSUs existe em áreas como pesquisa de IA, sistemas de computação de GPU personalizados e estações de trabalho de desktop avançadas. Os usuários que possuem essas máquinas provavelmente investirão na infraestrutura necessária para suportar PSUs que fornecem mais de 3kW de energia, e o custo da infraestrutura excede em muito os custos das PSUs reais.
Comentários