O Asus ProArt P16 não é um laptop para jogos. É para profissionais de mídia sérios que precisam de toneladas de energia e uma ótima tela em um pacote semiportátil. Mas olhando para a folha de especificações, você pode ser perdoado por pensar: "Cara, aposto que essa coisa funciona como ninguém".
Tudo começa com um processador AMD Ryzen AI 9 HX 370, um chip de laptop de 12 núcleos que provou seu valor por quase um ano. Aqui, a Asus faz com que a AMD engate seu vagão ao poder da Nvidia para gráficos, uma GPU para laptop RTX 5070 nas duas configurações que a Asus anunciou. Você também pode obter 32 GB ou 64 GB de RAM DDR5 e 2 TB de armazenamento PCIe 4.0. Esse hardware não superará os melhores laptops para jogos do mercado... mas também não vai ficar envergonhado por eles.
Agora adicione uma tela 4K, OLED, 16:10, de 16 polegadas, com até 500 nits de brilho e 100% de cobertura DCI-P3. Se você não sabe o que alguns deles significam, apenas ouça com atenção e você poderá ouvir os editores de vídeo profissionais ofegantes. Claro, essa tela sensível ao toque é "apenas" 60Hz, mas é fenomenal para quem precisa fazer um trabalho de mídia em movimento.

Asus
Falando nisso: portas USB-C duplas, UMA DE CADA LADO OH YEAH OBRIGADO, e uma das quais recebe certificação USB 4.0 para taxa de transferência de até 40 Gbps. HDMI 2.1 de tamanho normal. Leitor de cartão SD de tamanho normal, classificado para SD Express 7.0. São muitas opções de conexão para um profissional, especialmente considerando que o elegante laptop de alumínio preto tem apenas 68 polegadas de espessura (17,27 mm) em sua forma mais volumosa. Infelizmente, a Asus não conseguiu se espremer na Ethernet - você precisará de um adaptador USB-C ou apenas se apoiar no chip Wi-Fi 7 para grandes downloads e uploads.
Outros destaques incluem uma roda de rolagem integrada no touchpad (um grampo da série ProArt), 200 watts de fornecimento de energia com o carregador dedicado (sim, você também pode usar USB-C) e uma bateria de 90 watts-hora (e você vai precisar dela). E o que realmente o faz se destacar para mim é aquele corpo elegante e todo preto, embora não seja exatamente um peso pena de 4,08 libras (1,85 kg). Ao contrário, digamos, de um MacBook Pro ou de um Razer Blade, o logotipo de canto discreto realmente atrai com sua aparência em preto sobre preto. Este é um laptop que quer trabalhar, mesmo que receba olhares de admiração ao mesmo tempo.

Asus
Aqui está a parte para a qual você provavelmente está se preparando: o preço. Os materiais promocionais da Asus dizem que o modelo básico (32 GB de RAM) custará US $ 2500 quando chegar aos EUA em junho, o modelo atualizado (64 GB de RAM, idêntico em todos os outros aspectos) custará US $ 2900 em julho. Você pode obter muitos laptops por quase três mil, embora, para ser justo, isso seja apenas US $ 100 a mais do que o modelo ProArt P16 2024 com quase as mesmas especificações e um RTX 4070.
Comentários