Sabemos que pousar o smartphone é benéfico. Afinal, conhecemos com frequência evidência científica que reforça essa ideia. Agora, um novo estudo percebeu que mesmo uma curta desintoxicação tecnológica pode fazer a diferença no funcionamento cognitivo e na saúde mental.
Os investigadores de um novo estudo escreveram que "existe uma preocupação crescente de que a utilização de smartphones possa ter um impacto negativo no funcionamento cognitivo e na saúde mental".
Embora "dados correlacionais e episódicos sugiram que as preocupações podem ter fundamento, as provas causais continuam a ser escassas".
Por isso, a equipa acompanhou 467 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, durante quatro semanas. Durante esse período, os participantes foram obrigados a fazer uma curta pausa de desintoxicação tecnológica, bloqueando a Internet nos seus smartphones.
Ainda que pudessem utilizar os seus telefones para enviar mensagens de texto e fazer chamadas, o bloqueio da Internet teve alguns resultados surpreendentes.
Bloqueio da Internet no smartphone melhorou a saúde mental e o bem-estar
De acordo com o estudo, 71% dos inquiridos relataram uma melhoria da saúde mental, enquanto 73% registaram um melhor bem-estar geral.
Além disso, a curta desintoxicação tecnológica melhorou o desempenho cognitivo, com ganhos de atenção consideráveis. Quanto mais tempo as pessoas ficavam longe dos seus smartphones, melhor se sentiam.
Mais do que parar de navegar no smartphone, os participantes substituíram o tempo anteriormente despendido a fazê-lo por hábitos mais saudáveis.
Embora os smartphones sejam essenciais para o quotidiano de muitas pessoas, a verdade é que a sobreutilização pode ser verdadeiramente prejudicial. Prova disso é a diferença que os inquiridos sentiram, após uma curta desintoxicação tecnológica.
Comentários