Tá. Todo mundo sabe o que significa o termo “spam” porque todo mundo já foi (ou ainda é) vítima dele. A era da internet entregou de presente um dos efeitos colaterais mais detestáveis de todos os tempos, e somos obrigados a lidar com isso em nossa vida conectada.
Agora, com a era da Inteligência Artificial (IA) em clara evidência ou destaque, novos termos e expressões aparecem, entregando diferentes significados que precisam ser compreendidos pelo grande grupo de usuários. Inclusive para evitar entrar em problemas mais sérios.
O termo “slop” é uma nova ameaça na internet, e se refere ao conteúdo gerado por Inteligência Artificial sem supervisão humana. A prática tem como único objetivo a monetização, e se assemelha ao spam pela sua intrusividade e falta de qualidade.
O que significa o termo Slop
O termo “Slop” deriva do inglês e pode ser traduzido como “lixo” ou “inutilidade”. Refere-se a qualquer tipo de conteúdo digital produzido automaticamente por ferramentas de IA destinado a capturar tráfego e gerar renda publicitária.
Enquanto o spam é frequentemente associado a e-mails não solicitados e indesejados, o slop abrange uma gama mais ampla de conteúdos, incluindo artigos web, memes, livros, sites e comentários em redes sociais, todos produzidos sem intervenção humana.
Há uma diferença objetiva entre você utilizar uma IA para acelerar a produção do seu conteúdo (como é o caso deste artigo, cujos pontos principias foram escritos pelo ChatGPT, e meus comentários são inseridos para enriquecer o artigo) do que aquele conteúdo gerado do zero pelos chatbots.
Os algoritmos do Google, do Meta e de outras plataformas online já são capazes de identificar o que foi 100% escrito por uma IA e o conteúdo com intervenção humana. Porém, a grande maioria das pessoas não consegue fazer essa diferenciação, o que pode resultar em enormes dores de cabeça para quem está vendo o conteúdo e acreditando na veracidade.
Os problemas do Slop na internet moderna
O slop compromete a qualidade da experiência online, pois é geralmente irrelevante ou enganoso. Os usuários acabam perdendo tempo e, muitas vezes, isso resulta em uma desconfiança crescente no conteúdo encontrado na internet.
A proliferação de slop representa uma ameaça significativa para os usuários e para a veracidade e autenticidade do conteúdo online, tornando mais difícil a identificação de informações úteis e confiáveis. Além disso, pode prejudicar a credibilidade de plataformas e fontes legítimas.
Grandes empresas de tecnologia têm feito esforços para combater o slop, incluindo a rotulagem de conteúdo gerado por IA. No entanto, essas iniciativas ainda são insuficientes para mitigar completamente o problema, já que muitas pessoas gastam mais tempo burlando os sistemas do que produzindo o conteúdo por conta própria.
Simon Willison, um desenvolvedor pioneiro no uso do termo “slop”, enfatiza a importância de reconhecer e etiquetar esse tipo de conteúdo. Segundo ele, a conscientização sobre o slop é fundamental para combater os perigos da IA sem supervisão.
Por isso que vale a pena produzir um artigo para conversar sobre isso. É com a informação de qualidade que vamos combater notícias falsas, desinformação e distorção de narrativas alheias produzidas pelas plataformas de Inteligência Artificial (aí sim, com a maléfica intervenção humana a serviço da desinformação).
Assim como o termo spam ajudou a identificar e combater e-mails indesejados, definir e compreender o slop pode ajudar a alertar os usuários sobre os riscos do conteúdo gerado automaticamente.
Mas tudo leva a crer que erradicar o slop pode ser ainda mais complicado, já que a qualidade final dos conteúdos gerados por IA está cada vez mais elevada.
Ou usamos o bom senso para analisar com critério cada conteúdo na internet, ou nos perdemos no mar de mentiras produzidas por mentes maliciosas e mal intencionadas.
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