TechSpot significa análise de tecnologia e conselhos em que você pode confiar.
Uma batata quente: CEOs, chefes e aqueles que fazem a tecnologia gostam de garantir às pessoas que a inteligência artificial não vai substituir os empregos de todos; isso apenas os aumentará – trabalhando ao lado dos humanos para facilitar a vida. No entanto, continuamos ouvindo histórias como a de um escritor cujo empregador demitiu sua equipe de 60 pessoas e os substituiu por uma IA.
Um escritor usando o pseudônimo Benjamin Miller disse à BBC que sua empresa queria usar a IA para cortar custos no início de 2023. Ele liderou uma equipe de mais de 60 escritores e editores que publicaram postagens e artigos em blogs para promover uma empresa de tecnologia que empacota e revende dados.
O novo fluxo de trabalho envolveu a alimentação de títulos em um modelo de IA que geraria um esboço baseado no título. A equipe de roteiristas então criaria artigos com base nessas ideias, em vez de criar as suas próprias, com Miller editando as peças finais.
Isso pode soar como a definição de IA trabalhando ao lado de humanos, mas as coisas inevitavelmente mudaram.
Não demorou muito para que os chefes decidissem que o ChatGPT deveria escrever os artigos na íntegra, levando à maior parte da equipe de Miller a ser demitida. Aqueles que ficaram tinham a tarefa de fazer o texto do chatbot soar mais humano.
Eventualmente, Miller foi o único funcionário humano deixado na equipe. A tarefa de fazer com que o conteúdo gerado pela IA soasse como se viesse de um humano era apenas para ele.
"De repente, eu estava apenas fazendo o trabalho de todos", disse ele. “Foi mais edição do que eu tinha a ver com escritores humanos, mas sempre foram exatamente os mesmos tipos de edições. O verdadeiro problema era que era tão repetitivo e chato. Começou a parecer que eu era o robô.”
Vários meses depois, a empresa decidiu que nem Miller era necessário. A reviravolta irônica na história é que o melhor trabalho que ele poderia encontrar foi em uma empresa de tecnologia chamada Undetectable AI, que constrói software para tornar a escrita de IA mais difícil de identificar.
O comentário final de Miller sobre o assunto provavelmente ressoará com aqueles que acreditam na teoria Dead Internet. "Eu contribuí para um monte de lixo que está enchendo a internet e destruindo-a", disse ele. “Ninguém estava lendo essas coisas quando saí porque é apenas lixo.”
Apesar das alucinações, qualidade questionável e da raiva pública por seu uso, mais empresas estão usando IA generativa para substituir humanos. Muito poucas posições são 100% seguras, com todos, desde engenheiros de software e técnicos de TI até agentes e administradores de call center potencialmente em risco. Isso levou a pedidos de renda básica universal para ajudar a aliviar o impacto na sociedade como um todo.
Comentários