O Google lançou hoje uma nova versão de seu navegador Chrome. O Google Chrome 121 Stable já está disponível e já está em distribuição. A atualização do navegador corrige vários problemas de segurança e introduz vários novos recursos, incluindo dois novos recursos de IA: Organizador de guias e criações de temas de IA.
A maioria das instalações do Chrome recebe a atualização automaticamente. Os usuários que não desejam esperar que isso aconteça podem selecionar Menu > Ajuda > Sobre o Google Chrome ou carregar chrome://settings/help diretamente para executar uma verificação manual de atualização. O Chrome baixa e instala a nova versão automaticamente. É necessário reiniciar o navegador.
Uma das seguintes versões deve ser listada na página Sobre o Chrome após a instalação da atualização (depende do sistema operacional):
- Chrome para Mac e Linux: 121.0.6167.85
- Chrome para Windows: 121.0.6167.85 ou 121.0.6167.86
Google Chrome 121: as correções de segurança
O Google Chrome 121 inclui patches para 17 problemas de segurança exclusivos. O Google lista a maioria, mas não todos, no blog oficial de lançamento do Chrome .
As vulnerabilidades listadas descrevem problemas classificados como alto, médio e baixo. Não há nenhum problema crítico e não parece haver ataques em estado selvagem neste momento. Isso é diferente da atualização de 120 pontos do Chrome da semana passada , que abordou uma vulnerabilidade de dia 0 no navegador. Este problema também será corrigido em dispositivos que não foram atualizados desde o lançamento da semana passada.
Os problemas de segurança corrigem uma variedade de problemas, incluindo uso pós-liberação em WebAudio e implementações inadequadas em Downloads e Acessibilidade.
Chrome 121: novos recursos
O Google está dando ao Chrome 121 uma infusão de IA. A empresa lançou duas das três ferramentas generativas de IA no Chrome que revelou há algum tempo em seu blog The Keyword .
Organizador de guias
O Tab Organizer pode sugerir e criar grupos de guias no navegador com base em URLs e títulos de sites. O recurso está disponível apenas para um número limitado de usuários conectados nos Estados Unidos no momento.
Se estiver disponível, você pode clicar com o botão direito em uma guia e selecionar a opção “Organizar guias semelhantes” para permitir que a IA sugira sites abertos que ela acha que formariam um grupo excelente. Ainda cabe ao usuário criar o grupo, pois isso exige um clique no botão “criar grupo” que o recurso Tab Organizer do Chrome exibe após a análise.
Os administradores podem configurar a política TabOrganizerSettings para controlar o recurso em versões futuras do Chrome. Ele suporta os seguintes valores:
- 0 = Habilite o recurso e envie dados para ajudar a melhorar os modelos de IA
- 1 = Habilite o recurso, mas não envie dados para ajudar a melhorar os modelos de IA
- 2 = Desativar totalmente o recurso
Criação de tema de IA
O segundo recurso de IA introduzido no Chrome 121 adiciona criações de temas de IA ao navegador. Novamente, isso está disponível apenas para um número limitado de usuários dos Estados Unidos que estão conectados ao navegador.
Selecione o link Personalizar Chrome na página Nova guia do navegador para começar. Depois de carregado, selecione Alterar tema > Criar com IA. Selecione um assunto, humor, estilo e cor e clique no botão criar para gerar um conjunto de temas. Um clique torna o tema gerado o novo padrão no navegador Chrome.
Os administradores podem configurar a política CreateThemesSettings para controlar o recurso em versões futuras do Chrome. Ele suporta os seguintes valores:
- 0 = Habilite o recurso e envie dados para ajudar a melhorar os modelos de IA
- 1 = Habilite o recurso, mas não envie dados para ajudar a melhorar os modelos de IA
- 2 = Desativar totalmente o recurso
Mudanças menores no Chrome 121
Aqui está uma lista de pequenas alterações na nova versão do Google Chrome.
- O ícone do painel lateral foi removido da barra de ferramentas principal do Chrome. Os usuários podem iniciar a maioria das ferramentas do painel lateral no menu do Chrome, de acordo com o Google. A empresa afirma que os usuários podem fixar ou desafixar determinados recursos diretamente na barra de ferramentas, o que “permite acesso direto e eficiente a um conjunto de painéis”.
- O Google continua seu plano de descontinuação de cookies de terceiros . Cerca de 1% dos usuários do Chrome já devem ter cookies de terceiros desativados.
- A Navegação Segura Padrão pode solicitar aos usuários a senha de um arquivo criptografado. O Google observa que ajuda a coletar dados adicionais sobre o download e resulta em “veredictos de melhor qualidade”. A senha é usada apenas localmente e não é compartilhada com o Google, de acordo com a empresa.
- Quando os usuários clicam em links que podem ser manipulados por aplicativos da web instalados (PWAs), o Chrome exibe um ícone na barra de endereço sugerindo a mudança para o aplicativo instalado. Um clique no chip abre o aplicativo, se apenas um suportar o tipo de link, ou a lista de todos os aplicativos que o suportam.
Palavras finais
O Chrome 121 é uma versão menor. As duas principais adições de recursos estão limitadas a um conjunto específico de usuários apenas neste momento. Não está claro quando a nova funcionalidade de IA será lançada para um público mais amplo.
Comentários