Essa história de anúncios personalizados que o Google sempre vendeu para todos nós nada mais é do que uma forma abusiva de coletar dados dos usuários de forma indiscriminada e incondicional.
Quero dizer, essa coleta de dados até tem o nosso consentimento (porque aceitamos isso no momento em que criamos a nossa conta no Gmail), mas isso acontece de forma oculta e contra a nossa vontade objetiva.
Mas existem formas efetivas para impedir que o Google realize essa coleta de dados privados de sua atividade online a partir da sugestão de anúncios personalizados. Poder navegar pela internet sem que o Google saiba o que você está fazendo é algo complicado e tem alguns inconvenientes, mas pode ser muito melhor a médio e longo prazos.
Neste post, vamos mostrar algumas ferramentas para um melhor gerenciamento dos anúncios personalizados do Google em nossa prática de navegação na web.
Como desativar os anúncios personalizados do Google
O novo recurso Minha Central de Anúncios dentro das Preferências de Conta do Google permite agora realizar algumas modificações que são do interesse daqueles que não querem ter as suas atividades de internet rastreadas o tempo todo.
Agora, o recurso permite que o usuário determine quais são os assuntos e marcas que mais interessam na hora de exibir anúncios, ou determinar aquelas que você não quer ver de jeito nenhum, como temas sensíveis.
O novo método faz com que justamente esses temas mais sensíveis e polêmicos rastreiem os seus dados durante a navegação de internet, permitindo assim que você fique mais seguro daquelas empresas ou sites que podem utilizar os seus dados de forma ilícita e sem o sue consentimento.
Essa modificação dentro do Google envolve ajustes em áreas do Google que são realmente bem simples de serem aplicados. Qualquer usuário pode aplicar esses ajustes com poucos cliques.
Faça o seguinte:
- Acesse o endereço myadcenter.google.com
- Na parte superior, você verá a opção de anúncios personalizados. Muito provavelmente esse item estará ativo, pois essa é a opção padrão para todas as contas do Google.
- Agora, desative a opção de anúncios personalizados.
- Feito isso, entre no endereço adssettings.google.com/partnerads?hl=ptbr, para acessar as opções de anúncios personalizados em sites e aplicativos que são parceiros do Google, e realize as configurações personalizadas a seu gosto.
E é isso.
Com esses ajustes, você desativou os anúncios personalizados que são exibidos pelo Google como padrão e, por tabela, a coleta de dados relacionada com essa publicidade de sites e serviços que, em alguns casos em específico, você não concordou ou autorizou.
Um aviso final
É importante lembrar ao amigo leitor que esses ajustes não eliminam por completo a exibição de publicidade em sites por parte do Google. Ele faz a filtragem dos anúncios personalizados, estabelecendo um controle maior sobre os conteúdos que serão exibidos.
Ou seja, o Google vai continuar a mostrar anúncios sempre que puder e, na grande maioria dos casos, com temas que estão diretamente relacionados com as suas atividades online ou sites que você pesquisa ou visita o tempo todo.
Mas ao menos você fez o que podia com as ferramentas que o próprio Google oferece, limitando a quantidade de dados que a gigante de Mountain View vai coletar sobre a sua navegação.
Mais do que isso, só se você usar ferramentas de VPN ou outras alternativas que tentam mascarar as atividades dos usuários na internet. E é seu direito fazer isso.
TargetHD
Comentários