A Apple lançou esta semana o iOS 17.3 , que trouxe um importante recurso de segurança. Veja como ativar a proteção de dispositivos roubados no seu iPhone.
Como funciona a proteção de dispositivos roubados?
Normalmente, quando um iPhone é roubado, um ladrão que conhece a senha do dispositivo pode remover o ID Apple ou redefinir o dispositivo.
A Proteção de Dispositivo Roubado força a autenticação biométrica, ou seja, Face ID ou Touch ID, para realizar ações confidenciais, como acessar as senhas ou chaves de acesso salvas nas Chaves do iCloud , desativar o Modo Perdido, redefinir o telefone para os padrões de fábrica ou usar o iPhone para configurar um novo dispositivo. O recurso de segurança também impede o acesso a dados financeiros, como preenchimento automático de métodos de pagamento salvos no Safari, solicitação de um novo Apple Card e determinadas ações na Wallet, por exemplo, Apple Cash ou transferências de poupança.
Com a Proteção de Dispositivo Roubado, um ladrão não poderá fazer as alterações acima com uma senha; é necessária uma autenticação biométrica bem-sucedida antes de permitir o acesso às configurações protegidas. Isso evitará que os ladrões revendam o telefone e ganhem dinheiro. Nesse caso, eles provavelmente iriam desmontá-lo em pedaços. É uma pena, mas pelo menos eles não vão enganar alguém para que compre um telefone roubado. É por isso que esse recurso é muito importante.
Quando a Proteção de Dispositivo Roubado estiver ativada, você precisará esperar uma hora antes de fazer algumas alterações. A Apple chama essas restrições de Atraso de Segurança. Elas se aplicam à alteração da senha do ID Apple, ao sair da conta Apple, à adição ou remoção de um dispositivo confiável, chave de recuperação ou contato de recuperação.
O atraso de segurança também restringe a adição ou remoção de Face ID ou Touch ID, alteração da senha do iPhone e redefinição de todas as configurações. Você não poderá desativar a proteção Find My ou Dispositivo Roubado quando o Atraso de Segurança estiver em vigor.
Essas restrições não se aplicam quando um iPhone está em um local confiável, também conhecido como local familiar, ou seja, onde você usa seu dispositivo com frequência. Por exemplo, sua casa, escritório, etc. Seu iPhone aprende seus locais familiares quando Locais Significativos está habilitado em Privacidade e Segurança > Serviços de Localização > Serviços do Sistema. Desativar ou excluir o histórico de localização significativa também fará com que o telefone esqueça os locais familiares.
Por exemplo, um usuário será obrigado a fornecer uma autenticação biométrica bem-sucedida ao usar o iPhone fora de um local familiar. É quando o atraso de segurança entra em ação e, após uma hora, ocorre uma segunda autenticação biométrica bem-sucedida.
Observação: a proteção de dispositivos roubados está disponível apenas no iOS 17.3 ou em versões mais recentes. É compatível com iPhone XS e posterior.
Como ativar a proteção de dispositivos roubados no iPhone
1. Vá para Configurações.
2. Toque em Face ID e senha.
3. Você precisará inserir a senha do seu dispositivo.
4. Alterne a proteção de dispositivo roubado.
O que fazer quando você perder seu iPhone
Se o seu iPhone for perdido, você deve fazer login no Find My imediatamente e marcá-lo como perdido. Você pode fazer isso em um navegador da web. Isso desativará a maioria dos recursos do telefone. Também permitirá que você rastreie a localização do dispositivo em um mapa, que você pode fornecer à Polícia, para ajudá-la a recuperar seu iPhone. Essencialmente, ele usa dispositivos Apple próximos para enviar um ping aos servidores da Apple, muito semelhante ao funcionamento dos AirTags. Saiba mais sobre como localizar seu dispositivo usando Find My no site da Apple.
Você também pode usar o Modo Perdido para exibir uma mensagem na tela do iPhone, por exemplo, para explicar que é o seu telefone e que você o perdeu. Você também pode fornecer seu número de telefone para ajudar as pessoas a entrar em contato com você para devolver o dispositivo.
Se você perder seu telefone e receber mensagens ameaçadoras do ladrão que afirma que seus dados, fotos e vídeos vazariam na internet, a menos que você remova o aparelho da sua conta, não caia nessa. Este é um golpe comum que usa táticas de scareware para fazer com que você remova o dispositivo da sua conta Apple, para desbloquear o modo perdido, para que o ladrão possa vendê-lo para outra pessoa. Apenas ignore as mensagens.
Comentários