Se o carregador do seu smartphone está esquentando muito durante o uso, é melhor tomar providências sobre o assunto.
Tudo o que você NÃO quer é ter o peso de papel mais caro do mundo porque o carregador do seu smartphone superaqueceu durante o procedimento de recarga de bateria. E o histórico de incidentes envolvendo essa mesma característica é longo o suficiente para que você pare de achar que isso nunca vai acontecer com você.
Neste artigo, vou mostrar quais são os principais problemas envolvendo o superaquecimento do carregador do smartphone, e o que você precisa fazer para manter esse acessório sob controle.
O carregador não é compatível com o seu telefone
Pode parecer que estou batendo na mesma tecla, mas é fato que muitas pessoas ignoram por completo este aspecto.
Os carregadores criados especificamente para as especificações elétricas do seu telefone e sua bateria foram concebidos para oferecer a quantidade exata e correta de energia para recarregar o seu smartphone. E isso (obviamente) não acontece com os carregadores alternativos, paralelos ou não-originais.
Os carregadores alternativos acabam trabalhando mais para fornecer a energia suficiente para o dispositivo, e esse esforço a mais faz com que o superaquecimento aconteça.
E é aqui que as chances de incêndio no seu apartamento aumentam consideravelmente.
Você está usando um carregador rápido
Um dos efeitos colaterais da recarga rápida (além de completar o processo de recarga em um tempo menor, obviamente) é que o carregador acaba gerando mais calor que o normal.
Neste caso, é melhor pelo menos tentar evitar que esse sintoma fique presente no seu carregador por muito tempo, tirando o acessório dos efeitos da luz solar direta ou que não dissipam o calor de forma correta.
Você está em um ambiente muito quente
Carregar o smartphone sob a luz solar direta ou dentro de um carro quente é basicamente assinar um atestado de burrice.
Além de superaquecer o carregador, você pode danificar em um tempo muito menor os componentes internos do acessório, aumentando de forma exponencial as chances de um curto-circuito nos elementos envolvidos no processo.
Se você está pedindo para transformar o seu smartphone em um objeto mais inútil do que o celular básico da sua avó, essa é uma forma bem criativa de alcançar esse objetivo.
O carregador está com defeito
Um dos componentes internos do carregador não está funcionando corretamente, e isso também pode produzir o superaquecimento do acessório.
Aliás, um carregador com defeito não consegue lidar bem com a voltagem que recebe da tomada, e isso pode resultar em problemas ainda maiores para você e o seu smartphone.
Isso normalmente acontece quando você compra um carregador falsificado ou uma imitação de um acessório original. Também pode ocorrer quando o cabo de recarga está dobrado ou é de baixa qualidade.
Uma extensão problemática
Sabe aquela extensão em forma de régua que muitos de nós utilizamos em nossas casas ou escritórios? Pois é, ela também pode ser a culpada por você conseguir fritar bacon no carregador do seu smartphone.
Esse tipo de acessório possui uma potência máxima de funcionamento, e quando você tem vários dispositivos conectados em uma única régua com valores diferentes de envio de energia, o resultado pode ser o superaquecimento e até danos mais sérios para todos os dispositivos que estão conectados nessa extensão.
Incluindo, é claro, o carregador do seu smartphone.
Seu telefone está com problemas
Se tudo o que foi dito até agora foi descartado como motivo para o superaquecimento do seu smartphone, muito provavelmente é o seu telefone que está com problemas e, por conta disso, o carregador começa a superaquecer.
Quando isso acontece, o smartphone pode captar mais energia do carregador, gerando energia extra no acessório. Neste caso, as chances de você ser obrigado a enviar o telefone para uma assistência técnica ou até mesmo investir dinheiro na compra de um novo dispositivo são enormes.
Como manter a temperatura do carregador do seu smartphone sob controle
A seguir, os segredos do sucesso (ou melhor, para evitar o pior):
- Use carregadores específicos para o seu smartphone e, de preferência acessórios originais.
- Sempre que possível, carregue o seu smartphone em uma área fresca e ventilada
- Use extensões com certificados de qualidade e segurança, e que não estejam abarrotados com outros dispositivos conectados
- Não carregue o seu smartphone por toda uma madrugada, ou durante muitas horas
- Desconecte o carregador da tomada se você não será carregando a bateria do seu smartphone
- Evite dobrar ou mover o cabo que está conectado ao carregador
- Se o seu carregador aquece mais do que o normal, é melhor deixar de usar o acessório e procurar um substituto de qualidade para realizar o procedimento de recarga
Comentários