A Microsoft está investigando problemas de ativação do Windows 10 e Windows 11. Os clientes do Windows que tentarem usar as chaves do Windows 7 ou Windows 8/8.1 para reativar o Windows 10 ou Windows 11 podem ter problemas de ativação. O problema afeta alguns clientes que tentam usar uma chave de produto do Windows 7 ou 8/8.1 usada anteriormente para ativação.
A Microsoft confirmou o problema ao The Verge e atualmente está trabalhando em uma solução.
Até recentemente, os clientes do Windows podiam usar suas chaves do Windows 7 e Windows 8/8.1 para ativar o Windows 10 ou Windows 11 em seus dispositivos. Quando a Microsoft anunciou o Windows 10, ela permitiu que usuários de dispositivos Windows 7 ou 8/8.1 ativados atualizassem para o Windows 10 gratuitamente.
A Microsoft não apenas permitiu atualizações gratuitas para o Windows 10, mas também seus servidores de ativação aceitaram chaves de produto válidas. Um dos objetivos da Microsoft era fazer com que o maior número possível de usuários atualizassem para o Windows 10.
O lançamento do Windows 11 não alterou o processo a princípio. Embora não haja uma opção de atualização direta de dispositivos Windows 7 ou 8/8.1 para o Windows 11, os usuários do Windows ainda podem atualizar para o Windows 10 e, em uma segunda etapa, para o Windows 11. Esses dispositivos atualizados foram totalmente ativados.
A Microsoft anunciou o fim das atualizações gratuitas em 2017, mas a empresa realmente não encerrou todas as opções de uso de chaves de produto de versões mais antigas do Windows para ativar o Windows 10.
Isso mudou no mês passado, quando a Microsoft anunciou que bloquearia as chaves do Windows 7 e 8 para ativar as instalações do Windows 10 ou Windows 11 . Os sistemas já atualizados não deveriam ter sido afetados pela mudança, mas aparentemente não é o caso.
Pelo menos alguns usuários do Windows que tentam reativar o Windows 10 ou 11 com chaves de produto do Windows 7 ou 8 usadas anteriormente enfrentam problemas ao tentar ativar a instalação. O artigo do The Verge sugere que isso pode ter algo a ver com a troca de hardware em dispositivos ativados. Algumas trocas exigem a reativação do sistema, e o relatório parece que isso está de alguma forma relacionado aos problemas de ativação. Até mesmo as atualizações do BIOS podem acionar uma solicitação de reativação do Windows.
Por enquanto, provavelmente é uma boa ideia adiar as trocas de hardware, se possível. Isto não ajudará os clientes que precisam trocar de hardware, por exemplo, quando um defeito de hardware torna isso uma necessidade.
Os usuários do Windows podem verificar o status de ativação de uma instalação em Configurações > Sistema > Ativação. Lá, eles encontram o estado de ativação do sistema e a opção de alterar a chave do produto.
Comentários