A AMD certamente enfrentou a Nvidia no mercado de GPU discreta para desktops, deixando o RTX 4090 de lado, mas ainda não desafiou os chips móveis Ada Lovelace – até agora. A AMD lançou uma nova GPU móvel carro-chefe chamada RX 7900M, e foi projetada para competir com o RTX 4080 móvel da Nvidia. A primeira análise da nova GPU mostra que ela pode se igualar à GPU da Nvidia em jogos. Ainda assim, ele vem com bateria de baixa duração e vários problemas que indicam um produto de primeira geração.
O Alienware M18 com a nova GPU Radeon recebeu sua análise inaugural do Notebookcheck.net, e é uma visão altamente detalhada do esforço incipiente da AMD no espaço de GPU móvel de última geração. A AMD lançou oficialmente esta GPU no final de outubro e, por enquanto, ela só está disponível no laptop Alienware de 18 polegadas. Seus primeiros testes de jogos mostram que ele é comparável ao RTX 4080 móvel da Nvidia, que imita o mundo real, já que seu RX 7900 XTX também é competitivo com o RTX 4080 no desktop. E como nesse cenário, a Nvidia ainda tem um celular RTX 4090, com o qual a AMD não está se preocupando desta vez.
A GPU RX 7900M é uma versão reduzida da Radeon RX 7900 GRE , com 72 unidades de computação contra 80 na placa de desktop. Possui 16 GB de memória GDDR6 e 4.608 processadores de streaming em comparação com 5.120 no cartão GRE. Ele oferece um TDP de 180 W e funciona na “frequência de jogo” de 1825 MHz, de acordo com a AMD. O grande benefício do 7900M em comparação com as GPUs da Nvidia é que elas parecem ser muito mais acessíveis, o que sempre foi um dos pontos fortes da AMD. Notebookcheck.net observa em sua análise que um Alienware M18 configurado com o 7900M é US$ 1.200 mais barato que o mesmo sistema com um RTX 4090 ou US$ 400 menos que o mesmo sistema com um RTX 4080.
Em testes sintéticos e de jogos, o RX 7900M pode se comparar ao RTX 4080 móvel da Nvidia. Ambas as GPUs estão muito próximas e ficam dentro de um ponto percentual de um dígito uma da outra, desde que o traçado de raio não seja usado. Os revisores descobriram que o ray tracing fazia com que a GPU Radeon funcionasse entre 15% e 35% mais devagar do que o RTX 4080 em jogos que suportam ray tracing.
Embora a mais nova GPU da AMD tenha tido um desempenho admirável em sua estreia no benchmarking, o Alienware M18 exibiu um comportamento bizarro que não deveria existir em um produto comercial. A litania de problemas enfrentados pelos testadores incluiu taxas de quadros caindo de 180 para 70 durante o modo inativo em The Witcher 3, o sistema consumindo 25 W de energia no modo de espera e consumindo 101 W de energia com o sistema inativo no desktop. Isso levou a uma duração muito curta da bateria, de apenas 95 minutos de navegação na web, enquanto sistemas semelhantes geralmente duram algumas horas.
No geral, é uma estreia promissora da AMD porque finalmente tem um concorrente da Nvidia neste espaço, e mais concorrência é sempre bem-vinda. Mas Alienware, Dell e AMD têm mais trabalho a fazer nesta configuração. Os testadores notaram problemas ainda mais estranhos, como a impossibilidade de inicialização quando um monitor externo estava conectado. Esses tipos de problemas por si só farão as pessoas hesitarem, mas geralmente são resolvidos rapidamente com atualizações de driver. Ainda assim, esperaríamos que isso acontecesse antes de gastar alguns mil dólares em um sistema como este.
Comentários