Pular para o conteúdo principal

Tom Hanks é a vítima mais recente de deepfake

Tom Hanks, o querido ator com um enorme número de seguidores no Instagram de 9,5 milhões, recentemente acessou a plataforma para alertar seus fãs sobre um anúncio odontológico apresentando uma versão dele gerada por IA.

Em uma mensagem direta, Hanks declarou: "CUIDADO! Há um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão minha de IA. Não tenho nada a ver com isso".

Para enfatizar seu ponto de vista, Tom Hanks compartilhou uma captura de tela do enganoso anúncio odontológico de IA no Instagram.

Tom Hanks e IA no entretenimento

A revelação de Hanks levanta questões importantes sobre o papel da IA ​​na indústria do entretenimento. Embora tenha expressado reservas sobre a integração da IA ​​no cinema, ele também adotou representações aprimoradas pela tecnologia em filmes anteriores, como “O Expresso Polar” e “Um Homem Chamado Otto”.

Numa conversa franca num podcast com o humorista britânico Adam Buxton , Hanks reconheceu o potencial crescente da IA ​​nos meios visuais, notando a sua capacidade de criar personagens realistas a partir de um mero código de computador.

Os desafios jurídicos e artísticos da reprodução da IA

Durante a discussão no podcast, Hanks também abordou os desafios jurídicos e artísticos colocados pelo conteúdo gerado por IA. Ele destacou a perspectiva perturbadora de a IA criar versões perpetuamente jovens de atores, potencialmente mesmo após sua morte. A linha tênue entre performances geradas por IA e performances autênticas apresenta oportunidades artísticas e complexidades jurídicas.

Anúncio falso de inteligência artificial de Tom Hanks
A presença da IA ​​na indústria de entretenimento e publicidade tem sido um tema de debate há muito tempo - Imagem de Freepik

O impacto da IA ​​na indústria do entretenimento

A conclusão da greve dos roteiristas nos EUA trouxe para o centro das atenções a crescente influência da IA ​​na indústria do entretenimento. Embora tenham sido estabelecidas diretrizes entre o Writers Guild of America e a Alliance of Motion Picture and Television para governar o papel da IA ​​em projetos cinematográficos e televisivos, o Sag-Aftra, o sindicato que representa os atores de Hollywood, continua a lidar com questões não resolvidas. As suas preocupações giram em torno da compensação justa e das implicações éticas da IA ​​replicar as representações dos atores sem consentimento.

À medida que a IA continua a avançar, a indústria do entretenimento enfrenta questões profundas sobre a criatividade, a autenticidade e os direitos dos atores. O alerta de Tom Hanks serve como um lembrete de que essas discussões não se limitam à ficção científica, mas se tornaram uma realidade urgente em Hollywood.

Agora você : O que você acha que pode levar o uso de tecnologias de IA em setores que exigem criatividade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...