Pular para o conteúdo principal

Windows 11: Os Melhores Recursos, Dicas e Truques Ocultos

Windows 11

Crédito: Microsoft

Mencione as palavras “Windows 11” para qualquer pessoa experiente em tecnologia hoje em dia, e você terá um rolo de olho ou um breve encolher de ombros que é fisicamente o mesmo que proferir "Meh". Não conquistou as massas, para dizer o mínimo. Muitos acham que não faz nada melhor do que o Windows 10, ao mesmo tempo em que oferece uma nova interface que repele os obstinados do Windows.

Felizmente, muitas mudanças podem ser revertidas ou ajustadas para tornar o sistema operacional mais fácil de usar, e estamos aqui para orientá-lo através delas. Você também vai querer ver alguns novos recursos legais. Aqui estão nossas principais dicas do Windows 11.

1. Restaure Suas Opções de Clique com o Botão Direito

Uma das mudanças mais irritantes da Microsoft no Windows 11 são os menus com o botão direito do mouse redesenhados. A empresa removeu a maioria das opções disponíveis anteriormente da visualização padrão para torná-la mais compacta. No entanto, manteve a lista completa de opções por perto. Ele os moveu uma camada mais profunda na interface do usuário, forçando você a clicar em "Mostrar mais opções" para vê-lo.

Menu do botão direito do mouse
O novo menu simplificado de clique com o botão direito é a ruína da nossa existência. Felizmente, é fácil recuperar o antigo. Crédito: Microsoft

Alguns de nós temos que usar isso toda vez que clicamos com o botão direito do mouse, o que é altamente irritante. Felizmente, há uma maneira de reverter para o menu antigo permanentemente. Tudo o que isso envolve é adicionar uma entrada ao registro através da linha de comando. Aqui está o que você deve fazer para recuperar os antigos menus do botão direito do mouse via Microsoft:

  • Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e escolha Terminal do Windows

  • Copie e cole isso na janela: reg.exe adicione "HKCU\Software\Classes\CLSID\{86ca1aa0-34aa-4e8b-a509-50c905bae2a2}\InprocServer32" /f /ve

  • Fechar Terminal

Para ver as alterações, reinicie seu PC ou reinicie o Explorador de Arquivos. Você pode reiniciá-lo matando-o no Gerenciador de Tarefas, depois clicando em "Executar nova tarefa" e digitando "explorer.exe" na janela sem aspas.

2. Personalize Suas Configurações Rápidas

Se você olhar para a Bandeja do Sistema no Windows 11, notará um pequeno ícone de "engrenagem" ao lado dela, juntamente com o ícone para seus alto-falantes. Um menu aparece se você clicar no ícone, dando acesso rápido a itens alternados com frequência. É como um painel de controle no seu smartphone. As opções permitem que você selecione sua tela, altere redes Wi-Fi, ative o modo Avião e muito mais.

No entanto, muitos deles parecem mais relevantes para os usuários móveis, que pode ser a sua xícara de chá. Na área de trabalho, eles não são tão úteis. Felizmente, você pode remover a maioria deles ou adicionar aqueles que não são mostrados no momento. Clique na engrenagem e no ícone "lápis" para personalizar o menu ao conteúdo do seu coração.

Configurações Rápidas
Você pode alterar rapidamente suas configurações rápidas aqui. Crédito: Windows

3. Use a Barra de Jogos Xbox

Não seja como seu humilde autor e ignore esse recurso se você não tiver um Xbox. É incrivelmente útil e algo que está faltando nos jogos há muito tempo. É uma barra de ferramentas integrada para jogos que cai da parte superior da tela quando você pressiona Windows + G. O recurso mais valioso, na opinião deste jogador de PC, é que ele fornece uma sobreposição móvel e transparente na tela mostrando seu uso de CPU, GPU, VRAM e RAM do sistema, juntamente com seus quadros por segundo atuais também.

Sim, você poderia usar o MSI Afterburner anteriormente para isso, mas você tinha que baixar, executar e configurar o software para fazê-lo, e isso é uma ponte longe demais para muitos. Além disso, está preso no canto do seu jogo, que nem sempre é um local ideal para olhar.

Barra de Jogos Xbox
O Xbox Game Bar é realmente bastante útil para jogos de PC, apesar de seu nome. Crédito: Microsoft

Mas essa é apenas a ponta do iceberg para o Game Bar. Você também pode usá-lo para ajustar suas configurações de áudio, tirar uma captura de tela ou gravar sua jogabilidade, visualizar seus recursos atuais do sistema e conversar com amigos do Xbox (supostamente, já que não testamos esse recurso pela última vez). Nosso favorito é que cada um dos módulos (desempenho, recursos, áudio, captura, etc.) pode ser fixado na área de trabalho e tornado transparente. Se você tiver um monitor grande, poderá guardá-los facilmente nas bordas do seu jogo e acompanhar o que seu PC está fazendo sem que eles atrapalhem. E, claro, certifique-se de que o Modo de Jogo esteja ativado em Configurações -> Jogos > Modo de Jogo para desempenho máximo e sem interrupções nas atualizações.

4. Use Vários Desktops

Este é um recurso de retorno do Windows 10, mas foi atualizado. Para usá-lo, você precisa ativar o ícone de Visualização de Tarefas na barra de tarefas (Configurações -> Personalização -> Barra de Tarefas). Clique nele para adicionar uma nova área de trabalho. Você pode alternar facilmente entre eles passando o mouse sobre o ícone e selecionando a área de trabalho que deseja usar.

Dois desktops
Você pode configurar um desktop com aplicativos de trabalho e outro com aplicativos que são mais para depois do trabalho. Crédito: Josh Norem

O que torna esse recurso ótimo é que você pode facilmente separar seus aplicativos preferidos para o trabalho e não para o trabalho, e trocá-los rapidamente quando necessário. Novo para o Windows 11, você também pode alterar o papel de parede de cada área de trabalho para facilitar a identificação de relance. No entanto, qualquer que seja o tema que você selecionou, será aplicado em toda a linha.

5. Ajuste Suas Configurações De Privacidade

Sempre nos preocupamos com terceiros nos rastreando enquanto usamos nossos computadores. Mas no Windows 11, a Microsoft se tornou o rastreador (insira meme do Capitão Phillips aqui). A empresa começou a divulgar que quanto mais está ciente de suas atividades, mais pode personalizar sugestões, anúncios e a experiência geral. É semelhante às empresas de linha que o Facebook usam, onde elas dizem que só podem veicular anúncios relevantes se souberem quais aplicativos você está usando.

Faz sentido, com certeza, mas isso não significa que tenhamos que gostar ou até mesmo permitir. Felizmente, no Windows 11, você pode desativar essas configurações. Primeiro, vá para Configurações e clique em Privacidade e Segurança > Geral. A partir daí, você pode desativar todas as configurações abaixo, pois elas exibirão anúncios da Microsoft.

Anúncios da Microsoft
Desligue essa porcaria o mais rápido possível. Crédito: Microsoft

Em seguida, clique novamente em Privacidade e Segurança e vá para Diagnóstico e Feedback. Nesta caixa, a Microsoft diz que é necessário coletar dados sobre você para manter seu PC com Windows 11 “seguro, atualizado e funcionando como esperado”. Infelizmente, não há como optar por não participar disso, mas na parte inferior há uma caixa que deve ser desmarcada se você se importar com a privacidade. Ele permite que a Microsoft use seus dados de diagnóstico (excluindo o tráfego do site) para mostrar dicas, anúncios e recomendações personalizadas. Você pode desligar isso com segurança.

Mais Anúncios da Microsoft
Desculpe Microsoft, mas não precisamos que nossa experiência seja "aprimorada" com anúncios. Crédito: Microsoft

6. Experimente Legendas Ao Vivo

A Microsoft adicionou Legendas ao Vivo ao Windows 11 para vídeos. É um recurso legal, se não consistentemente preciso. Por padrão, as legendas aparecem em uma barra na parte superior da tela, mas você pode alterar sua localização e fazer com que ela apareça como uma caixa flutuante. Embora você possa esperar que ele funcione apenas com o media player ou o navegador Edge da Microsoft, ele funciona com quase tudo, incluindo o Google Chrome e o VLC.

Legendas ao vivo
As legendas ao vivo também funcionam no Chrome. Crédito: Microsoft/Coronel Nathan Jessup

Para pessoas com deficiência auditiva, também funciona em jogos que não oferecem legendas. Um Redditor descobriu esse truque legal, e o tópico observa que há algumas ressalvas para jogos. O maior é que não funciona no modo de tela cheia, apenas no modo de janela. Também tem um pequeno atraso, pois tem que ouvir as palavras antes de transcrevê-las, então não pode haver nenhuma música tocando em segundo plano. É apenas em inglês e luta com videoclipes onde as pessoas estão gritando/ensuando (desculpe, fãs de metal).

Ainda assim, se você encontrar um jogo que não oferece legendas, vale a pena tentar.

7. Tente o Modo de Foco

Você não precisa ser um escritor no prazo o dia todo para apreciar o novo modo Focus no Windows 11. Foi lançado com a atualização do Windows 22H2, e é uma ótima maneira de fechar o mundo exterior por um tempo e trabalhar um pouco. Você pode ativar uma sessão acessando Configurações -> Sistema -> Foco e clicando em Iniciar Sessão de Foco.

Uma vez ativado, seu PC entrará no modo Não Perturbe pelo tempo alocado. Os aplicativos na barra de tarefas não piscarão quando as notificações chegarem, e as notificações de crachá na barra de tarefas também serão desativadas.

Modo de foco do Windows 11
Você também pode adicionar o Spotify ao seu temporizador Focus. Crédito: Microsoft

Assim que começa, um temporizador na tela aparece no canto. Inclui uma notificação interna para quando você precisar fazer uma pausa, que está em um temporizador de 20 minutos por padrão. Você pode adicionar o Spotify ao aplicativo para ouvir música enquanto trabalha. Além disso, o aplicativo permite que você adicione várias tarefas do Microsoft To Do.

8. Mova o botão Iniciar de volta para o canto esquerdo

A lista acima de dicas do Windows 11 é uma coleção de recursos que você deve conferir ao usar o sistema operacional pela primeira vez. Existem vários outros pitstops que acreditamos que todo usuário do Windows 11 deve fazer, mas esses três últimos ajustes são subjetivos, então você pode não querer fazer nenhum deles. Independentemente disso, essas são as coisas que mudaremos imediatamente ao inicializar o Windows 11.

O primeiro é o botão Iniciar. Por padrão, está no centro agora, e nós odiamos isso. Para movê-lo de volta, vá para Configurações -> Personalização -> Barra de Tarefas. Em Comportamentos da Barra de Tarefas, você pode alterar a localização do Menu Iniciar.

Botão Iniciar
De volta ao seu lugar. Crédito: Microsoft

9. Experimente Com O Modo Escuro

Embora não seja a xícara de chá de todos, apreciamos o modo Escuro, já que o modo Claro é muito brilhante para nossos gostos, então não pule esse novo recurso no Windows 11. Para mexer com isso, clique em Configurações -> Personalização -> Cores e ative-o em "Escolha seu modo". Clique em Personalizado para ajustá-lo da maneira que você preferir.

Dark Mode
Você pode escolher claro, escuro ou uma mistura. Crédito: Microsoft

10. Aumente Sua Potência (Configurações)

A Microsoft realmente não descobriu onde colocar essa coleção de opções. Como resultado, no Windows 11, as configurações de energia existem em três locais diferentes. Vá para Configurações -> Sistema -> Energia para iniciar, mas os mais importantes ainda estão no Painel de Controle.

Mas mesmo quando você acessa o Painel de Controle -> Opções de Energia, você deve clicar em "Alterar Configurações do Plano" e depois em "Alterar Configurações Avançadas de Energia". Você verá uma caixa que parece ser do Windows XP. Nessa janela, você pode personalizar suas configurações de energia em um nível granular, quer prefira o desempenho máximo em um PC desktop ou queira que seu laptop beba a bateria.

Opções de energia
O painel de controle ainda é onde você pode fazer alterações granulares nas configurações de energia.Crédito: Microsoft

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red