Os computadores estão ficando mais inteligentes a cada dia. De gráficos de filmes a ferramentas baseadas em IA , quase tudo pode ser simulado. A tecnologia deepfake agora está nas manchetes. Então, o que é Deepfake e é legal? Leia para saber mais.
O que é deepfake?
Um deepfake é criado quando a IA substitui uma pessoa por outra em um vídeo. O termo vem de aprendizado profundo. É semelhante aos algoritmos de aprendizado profundo que ensinam o computador a resolver problemas com grandes conjuntos de dados. Esse algoritmo é usado para trocar rostos em um vídeo ou conteúdo digital e torná-lo realista.
Como são criados os deepfakes?
Existem muitos métodos para criar deepfakes. No entanto, o mais comum é com a ajuda de redes neurais profundas que usam codificadores automáticos para trocar rostos. Você precisará primeiro de um vídeo de destino e de uma coleção de vários clipes da pessoa que deseja inserir no vídeo. Ambos os vídeos não precisam estar relacionados. O codificador automático é um programa de IA que estuda os videoclipes e entende como a pessoa olha para diferentes ângulos e condições. Em seguida, mapeia essa pessoa no vídeo, encontrando vários recursos comuns.
GANs, ou Generative Adversarial Networks, também são adicionados a isso. É um tipo de aprendizado de máquina que melhora quaisquer defeitos no vídeo deepfake e dificulta sua decodificação.
Como criar deepfakes?
Existem vários aplicativos disponíveis para criar deepfakes. Vários softwares deepfake também podem ser encontrados na comunidade de código aberto. Enquanto alguns são para entretenimento, outros são mais maliciosos. Especialistas acreditam que a tecnologia deepfake se tornará ainda mais perigosa e pode representar uma ameaça ao público.
Deepfakes são limitados apenas a vídeos?
Deepfakes não são apenas vídeos, também existem vários outros usos. Por exemplo, deepfakes de áudio realistas também podem ser feitos. Isso é semelhante à clonagem de vídeo, em que os algoritmos de aprendizagem profunda estudam o tom e a profundidade de uma voz e a clona em uma gravação de áudio.
Como se proteger de deepfakes?
Deepfakes estão ficando cada vez mais realistas. No entanto, existem algumas técnicas defensivas. Várias empresas estão desenvolvendo métodos para detectar um deepfake. Enquanto isso está sendo desenvolvido, você deve estar ciente de como identificar um deepfake sem o uso de tecnologia. Verifique se a pessoa no vídeo não está piscando ou piscando demais.
A tecnologia deepfake atual não aperfeiçoou a animação de rostos e isso faz com que a pessoa não pisque ou pisque demais. Você também deve procurar defeitos com pele ou cabelo ou o rosto parecendo mais desfocado do que o fundo.
Além disso, verifique a iluminação. Parece antinatural? O fundo é mais claro que a pessoa? Mais importante, se você detectar algo contra uma pessoa que você conhece, informe-a. Deepfakes têm o potencial de causar muitos danos se não forem controlados.
Anúncio
Comentários