Os anúncios em mecanismos de busca sempre viram algum nível de abuso por atores mal-intencionados para espalhar malware. Um anúncio é colocado no topo dos resultados na Pesquisa do Google e na maioria dos outros mecanismos de pesquisa, o que significa que ele terá mais exposição do que outros links no site.
Nas últimas semanas, os pesquisadores testemunharam um aumento nas campanhas de malware que usam anúncios do Google Search. A Spamhaus Technology, por exemplo, publicou um relatório em 2 de fevereiro de 2023 sobre o aumento atual da atividade de malvertising. Malvertising, que significa publicidade de malware, está espalhando "numerosos malwares" ao se passar por programas e marcas como Adobe Reader, GIMP, Thunderbird ou Microsoft Teams.
Os anúncios de pesquisa são baseados em palavras-chave na maioria das vezes. Quando um pesquisador executa uma palavra-chave de correspondência exata ou uma correspondência parcial, os anúncios podem ser exibidos com base nos parâmetros que o indivíduo ou a organização selecionou durante a configuração.
Esses anúncios apontam para endereços da web. No caso de má publicidade, os links apontam para um site falso que oferece downloads para os programas solicitados. Esses downloads contêm cargas úteis maliciosas, que são então instaladas nos dispositivos do usuário quando são baixados e executados. Os sites falsos são feitos para se parecerem com os sites reais, mas ao contrário dos sites de phishing, não são cópias bit a bit dos originais.
O Google parece ter removido as campanhas de malvertising relatadas, mas parece provável que novas campanhas sejam criadas por atores mal-intencionados. Embora isso exija algum tempo para a configuração, como novas contas do Google Adwords precisam ser criadas e novos domínios precisam ser configurados, fica claro que novas campanhas aparecerão na Pesquisa do Google, a menos que o Google esteja tomando medidas contra essas campanhas.
A Spamhaus acredita que o Google poderia reduzir o risco de campanhas de má distribuição, não permitindo links para domínios recém-registrados. Proteções adicionais certamente ajudariam, mas os atores de malware podem recorrer à compra de domínios no mercado de segunda mão para usá-los em suas campanhas.
A SentinelLabs também relatou um aumento no malvertising esta semana.
O que os usuários podem fazer para se proteger
Os usuários da Internet têm várias opções à sua disposição para melhorar a proteção contra publicidade maliciosa e malware em geral.
Uma das opções mais fáceis é ignorar anúncios, especialmente quando se trata de downloads. Os Anúncios do Google mal podem ser distinguidos do conteúdo orgânico, o que pode dificultar que alguns usuários vejam a diferença.
Certos bloqueadores de conteúdo, incluindo o uBlock Origin, bloqueiam anúncios em mecanismos de pesquisa por padrão. Outros precisam ser configurados para bloquear esses anúncios nos sites dos mecanismos de busca.
Outra opção que os usuários têm é começar a usar um mecanismo de pesquisa diferente. A maioria é financiada por meio de anúncios, mas a maioria é muito pequena para ser alvos lucrativos no momento.
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