Ferramenta da Anatel pode ser utilizada gratuitamente e números conectados a um CNPJ podem ser identificados em menos de 10 segundos
Disponibilizado pela Anatel para ajudar consumidores a saber qual companhia está ligando por diversas vezes durante um mesmo dia, a ferramenta Qual Empresa Me Ligou pode ser utilizada de forma gratuita.
Basta digitar o telefone da ligação que acabou de receber e pronto: você conseguirá descobrir quem está fazendo tantas ligações indesejadas. Confira como usar a ferramenta e como isso pode evoluir para smartphones em breve.
O que é o Qual Empresa Me Ligou
Lançado no Brasil em 01 de fevereiro de 2023, este site é uma iniciativa da Anatel para ajudar consumidores brasileiros a saber quem é a companhia que controla uma ligação que pode ter sido perdida ou está sendo um problema, já que estão te ligando por tantas vezes.
Podendo ser acessado gratuitamente por computadores e smartphones e tem um uso bastante simplificado. O conceito é bem simples: por mais que as empresas tentem esconder, todo telefone possui uma titularidade que pode ser identificada.
E mesmo que a ligação esteja sendo feita por um sistema que simula uma linha de smartphone, ainda é possível identificar telefones para que você entre em contato de forma direta e resolva o caso que pode estar dando problemas. O uso é simples e leva menos de cinco minutos.
Ferramenta da Anatel consegue identificar telefones
O uso do novo site é bastante simples e basta ter o telefone em mãos para saber qual empresa te ligou. O primeiro passo consiste em acessar o site do Qual Empresa Me Ligou por meio de seu computador ou smartphone. Em seguida, já com o telefone da ligação em mãos, digite o número no campo no centro da tela.
Agora, basta fazer a verificação de identidade por meio do capctha, abaixo do campo em que você digitou o telefone. Após clicar em Consultar, a identificação da titularidade será exibida logo em seguida. Simples e fácil!
Neste primeiro momento, a ferramenta só consegue identificar números das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Outro ponto importante é que, pelo menos por agora, apenas números vinculados a um CNPJ podem ser identificados. Ao procurar saber quem é dono de um número conectado a um CPF, a identificação não será realizada.
Em breve, mais novidades devem ser implementadas na ferramenta administrada pela ABR Telecom, mesma companhia que cuida do processo de portabilidade de um número de uma empresa para o outra, quando solicitado pelos clientes.
Isso pode ser implementado aos smartphones algum dia?
Existem muitas funcionalidades e aplicativos que já conseguem realizar a identificação de ligações, mas como sabem disso, as empresas tentam “maquiar” o nome das linhas telefônicas para que as pessoas atendam a ligação.
Para tentar evitar isso, a Anatel estuda implantar o protocolo STIR/SHAKEN no Brasil. Lançado nos EUA em novembro de 2021, a novidade inclui uma série de regras que ajuda na identificação e demais ações para que os usuários consigam ter um dia a dia mais tranquilo.
Já utilizado em países do exterior, o STIR/SHAKEN consegue realizar a identificação no mesmo momento que você recebe a ligação e também entrega maior segurança, pois verifica a autenticidade da empresa e evita que a técnica de spoofing telefônico, que permite que o número verdadeiro seja alterado para que uma pessoa atenda a ligação, seja colocado em prática.
É importante lembrar que pelo menos por agora, esta funcionalidade está apenas sendo estudada no Brasil, mas a ferramenta Qual Empresa Me Ligou pode ser uma verdadeira mão na roda para saber qual companhia está tomando seu tempo ao fazer diversas ligações em um mesmo dia.
showmetech
Comentários