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Como cuidar da bateria de um veículo elétrico?

 A procura por veículos leves eletrificados, como carros e motocicletas, bateu recorde em 2022. Segundo dados da Abve (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as vendas cresceram 41% em comparação ao ano anterior.

O aumento da busca por carros elétricos pega carona na maior demanda por sustentabilidade devido ao potencial de ser menos danosos ao meio ambiente.

A procura por carros elétricos bateu recorde ano passado, seguindo uma tendência de aumento desde 2014A procura por carros elétricos bateu recorde ano passado, seguindo uma tendência de aumento desde 2014Fonte:  Shutterstock 

É o que mostrou uma pesquisa realizada por cientistas da Ford e da Universidade de Michigan (EUA), publicada em março de 2022 na revista científica Environment Research Letters. Os resultados indicam que veículos eletrificados reduzem em até 64% a emissão de gases de efeito estufa.

A manutenção de automóveis elétricos também é mais simples e barata por ter menos componentes do que os carros de motor a combustão, de acordo com Diogo Seixas, diretor de infraestrutura da ABVE e CEO da NeoCharge, empresa especializada em recarga de veículos elétricos.

Seixas afirma que as baterias são feitas de lítio, elemento associado à maior durabilidade e eficiência no carregamento. Elas estão presentes em dispositivos como celulares, laptops e tablets. A diferença é que, nos veículos, os materiais usados costumam ter mais qualidade, o que aumenta sua vida útil e evita que fiquem viciadas.

As baterias não precisam ser trocadas regularmente, uma vez que podem durar até 20 anos nos carros elétricos, segundo Seixas. O número cai para 15 em motocicletas e 10, no caso das bicicletas. Fatores como construção e composição química fazem com que a durabilidade varie.

Seixas diz que, em média, as baterias perdem cerca de 2% da capacidade por ano. A cifra muda de acordo com o tipo e a marca do veículo, e com cuidados que ajudam a prolongar a vida útil.

Como prolongar a vida útil da bateria?

Uma das recomendações de Diogo Seixas é dar preferência a recargas lentas, com duração entre 6 e 8 horas. Fazer carregamentos por um período maior evita o desgaste por demandar menos energia. Recargas rápidas em eletropostos, feitas em menos de uma hora, devem ser evitadas no dia a dia. De acordo com Seixas, o ideal é usá-las apenas em alguns casos, como em viagens de longa duração.

Eletropostos têm potência de carga maior e devem ser usados apenas esporadicamenteEletropostos têm potência de carga maior e devem ser usados apenas esporadicamenteFonte:  Shutterstock 

O motorista também precisa estar atento ao percentual de carga, que deve ficar entre 20% e 80%. Segundo o especialista, os extremos geram maior degradação da bateria, o que pode reduzir a vida útil. Ele sugere que a carga esteja totalizada apenas em alguns casos, como ao realizar trajetos prolongados.

Dirigir com tranquilidade, com menos acelerações e freadas bruscas, é outra maneira de estender a duração da bateria. Isso porque, segundo Seixas, a direção truculenta pode demandar energia além do necessário.

“O ideal é dirigir de forma mais eficiente, econômica e sustentável. Com a condução mais serena, é possível prolongar a vida útil”, declara.

Evitar temperaturas excessivas também é recomendado, já que podem danificar o equipamento. No verão, o especialista sugere que o veículo esteja sempre estacionado na sombra, para que não haja desgaste da bateria.

Cuidado com a instalação elétrica

Em geral, os carregadores incluídos na compra dos veículos podem ser usados na tomada de casa. Mas Seixas diz que é preciso se atentar à instalação elétrica. Puxar uma corrente elétrica acima da projetada para a tomada pode gerar o superaquecimento do carro.

“É preciso verificar qual é a potência do carregador e qual tomada será utilizada. Se a potência não for compatível, terá que ser feita uma troca do cabeamento da tomada”, afirma.

Veículo pode ser carregado em casa, mas demanda cuidados com instalação elétricaVeículo pode ser carregado em casa, mas demanda cuidados com instalação elétricaFonte:  Shutterstock 

Segundo o especialista, é importante que a instalação seja realizada por um profissional, que vai avaliar o dimensionamento elétrico ideal para o tipo de carregador.

O dimensionamento varia com tipo e modelo do carregador, que depende do veículo. Assim, a instalação para motos, carros e bicicletas tende a ser diferente. Em qualquer caso, é necessário ter um quadro de proteção com disjuntores para evitar acidentes.

Existem ainda opções diferentes, como o WallBox, sistema que carrega com mais potência. Com cabeamento mais robusto, os WallBox oferecem recargas mais rápidas que a tomada padrão, com duração em média de duas a quatro horas, e menos potentes do que os eletropostos. tecmundo

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