Dados de um levantamento feito pela NordVPN revelam que pelo menos 5 milhões de pessoas tiveram seus dados pessoais roubados por cibercriminosos e vendidos na Internet nos chamados mercados de bots, espaço em que os hackers vendem não somente informações confidenciais, mas também capturas de tela, logins atualizados, cookies, etc.
Segundo a empresa, pelo menos 351 mil brasileiros foram afetados, colocando o Brasil na terceira colocação entre os países mais prejudicados por vazamento de dados, ficando atrás apenas da Índia e Indonésia. Essas informações foram obtidas após os pesquisadores analisarem três principais mercados de venda de conteúdos: Genesis Market, o Russian Market e 2Easy.
Nesses três mercados da dark web é possível encontrar a identidade completa das pessoas por um valor médio de R$ 32,63 entregando um pacote contendo dados como nome completo, data de nascimento, filiação, número de telefone, CPF e, em casos mais graves, frente e verso do cartão de crédito permitindo fazer compras em nome da vítima.
“O que torna os mercados de bot diferentes de outros mercados da dark web é a capacidade de obter grandes quantidades de dados sobre uma pessoa em um só lugar. Depois que o bot é vendido, o comprador tem a garantia de que as informações da vítima serão atualizadas, desde que o dispositivo esteja infectado pelo bot”, diz Marijus Briedis, CTO da NordVPN.
Pelo menos 26,6 milhões de logins roubados foram encontrados nos mercados analisados. Entre eles estavam 720 mil logins do Google, 654 mil logins da Microsoft e 647 mil logins do Facebook.
Além disso, os pesquisadores encontraram 667 milhões de cookies, 81 mil impressões digitais, 538 mil formulários de preenchimento automático, várias capturas de tela de dispositivos e instantâneos de webcam.
Comentários