Pular para o conteúdo principal

7 maneiras de evitar golpistas nas mídias sociais

 Saiba como reconhecer os golpes mais comuns e proteger seus dados pessoais no Facebook e Instagram.

Eu tenho reduzido minha presença na mídia social por alguns anos, e isso me trouxe a paz de espírito que vem ao manter conhecidos intrometidos e estranhos curiosos fora do meu negócio. Além dos benefícios para a saúde mental e social de não ler os pensamentos de todos em um fórum público, também recebo menos e-mails de spam, mensagens de texto e chamadas robóticas atualmente. Quando parei de compartilhar detalhes sobre minha vida com estranhos e bloqueei minhas configurações de privacidade em aplicativos de mídia social, bloqueei o acesso de possíveis golpistas. E eu encorajo você a fazer o mesmo.


Os golpistas também são viciados em redes sociais

Se você foi vítima de um golpe que começou com uma interação nas redes sociais, você não está sozinho. De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos EUA, em 2021, mais de 95.000 pessoas relataram um golpe de mídia social(abre em uma nova janela)A FTC relata que mais de um quarto das pessoas que relataram perdas financeiras devido a um golpe disseram que a transação começou com um anúncio, uma mensagem ou uma postagem em uma plataforma de mídia social.   

O Facebook e o Instagram não são o lugar onde os garotos legais frequentam hoje em dia , mas, globalmente, o Facebook ainda tem a maior base de usuários, com 2,9 bilhões de usuários ativos mensais .(abre em uma nova janela)O Instagram tem 1,4 bilhão. Esse é um grupo muito grande e diversificado de vítimas para um golpista em potencial. Em um e-mail, a especialista em cibersegurança Liz Wegerer, da VPNOverview.com(abre em uma nova janela)forneceu uma lista dos golpes mais comuns do Facebook e do Instagram. Adicionei uma breve descrição dos sinais de alerta para cada golpe e o que você pode fazer para se proteger deles.

  • Golpes de phishing : tenha cuidado com links de phishing em DMs, e-mails, postagens ou mensagens de texto. Os links podem infectar seu computador ou dispositivo com malware, ou o link pode direcioná-lo para um site falsificado que captura suas credenciais de login. Não clique em links enviados por estranhos. Passe o mouse sobre os links recebidos de pessoas que você conhece e examine a URL. Não clique no link se ele o direcionar para um endereço da Web desconhecido ou com erros ortográficos. 

  • Fraudes românticas : o Dia dos Namorados está chegando, então você pode receber mensagens diretas de glamour e solicitações de amizade de estranhos intrigantes em aplicativos de namoro e em suas contas de mídia social. Os golpistas não precisam de links de malware e phishing para desviar seu dinheiro quando a boa e velha engenharia social serve . Evite compartilhar informações pessoais com um estranho que inicia uma conversa com você online. Não envie dinheiro a eles por qualquer motivo. 

  • Golpes de oferta de emprego : você viu uma postagem de emprego em seu feed do Facebook que parece boa demais para ser verdade? Não interaja com a postagem na plataforma de mídia social. Vá diretamente para o site da empresa para o trabalho e candidate-se à oportunidade. Os golpes de oferta de emprego normalmente instruem as vítimas em potencial a preencher formulários da web com suas informações pessoais. O golpista então usa essas informações para falsificação de identidade ou roubo de identidade.

  • Golpes de questionários e jogos : assim como em suas postagens de mídia social, suas respostas de questionário de personalidade são os tipos de informações que você pode usar para criar senhas ou responder a perguntas de segurança. Para impedir que os golpistas obtenham essas informações, sugiro não participar dos questionários ou mentir ao responder às perguntas. 

  • Golpes de caridade : cuidado com pedidos de caridade falsos, especialmente aqueles centrados em grandes eventos, como a guerra na Ucrânia , COVID-19 e outros desastres. Qualquer um pode criar uma página no GoFundMe ou em um site de caridade semelhante, então faça uma pesquisa completa antes de contribuir para uma causa.

  • Golpes falsos de investimento : os golpistas podem prometer um grande retorno por um pequeno investimento e desaparecer na hora de pagar. Nunca dê dinheiro a estranhos online. 

  • Solicitações falsas de colaboração de marca : todo influenciador iniciante recebe uma torrente de mensagens de spam no Instagram oferecendo pagamento pela promoção do produto. Algumas ofertas podem ser legítimas, mas muitas mensagens podem conter links de phishing. Se você estiver interessado em trabalhar com uma marca, peça ao gerente da marca para entrar em contato com você por meio de bate-papo por vídeo para garantir que você fale com uma empresa legítima. Obtenha seu acordo financeiro por escrito e contrate um advogado para analisá-lo antes de assiná-lo.

  • Vendendo seguidores e curtidas : um golpista pode pedir que você pague uma taxa nominal em troca de pacotes de curtir ou seguir e, em seguida, roubar sua data financeira ao enviar detalhes financeiros. Construa seu público organicamente e mantenha suas informações de pagamento longe das mãos dos golpistas.


Como limitar vazamentos de dados de mídia social

Suas postagens de mídia social são um tesouro de informações valiosas. Somente sua lista de contatos públicos pode ajudar um criminoso. A lista de nomes conectados às suas contas públicas de mídia social é suficiente para que um golpista se faça passar por um familiar ou amigo com um e- mail de spear phishing . No e-mail, o golpista pode convencê-lo a revelar informações privadas, como segredos da indústria, credenciais de login, números de cartão de crédito/débito ou informações pessoais embaraçosas. 

Você não precisa parar de postar em sua plataforma social favorita, mas é aconselhável parar de postar informações pessoais em seu feed público. Você não sabe quem está lendo suas palavras ou vendo suas fotos. Dê a estranhos menos acesso à sua vida pessoal, tentando estas sete etapas para bloquear sua atividade de mídia social:

  1. Avalie suas configurações de privacidade. 

Sua conta do Instagram é pública por padrão para que qualquer pessoa possa ver suas postagens. Defina sua conta como “privada” para que apenas seguidores aprovados possam ver suas postagens, comentar e enviar mensagens diretas. Você não pode ocultar suas fotos de perfil ou fotos de capa no Facebook, mas pode ocultar quase tudo de pessoas que não estão em sua lista de amigos, ajustando as elaboradas configurações de privacidade . 

  1. Use um gerenciador de senhas e ative a autenticação multifator em suas contas.

Uma das maneiras mais fáceis de evitar logins indesejados em suas contas é manter suas credenciais de login em um gerenciador de senhas e ativar a autenticação multifator para suas contas. O Facebook e o Instagram oferecem alguns tipos de autenticação, mas recomendo usar um aplicativo autenticador móvel como o Authy .

  1. Acompanhe aplicativos de terceiros. 

Você pode ter muitos aplicativos de terceiros conectados às suas contas de mídia social. Por exemplo, no Instagram, você pode ver quais aplicativos e sites estão conectados às suas contas de mídia social visitando a seção Configurações do perfil da sua conta e navegando até uma seção denominada “Aplicativos e sites”. Se você vir um que não reconhece, pode ser um aplicativo malicioso espionando sua atividade online. Revise a lista de aplicativos de terceiros conectados à sua conta. Exclua qualquer um que você não use com frequência ou não se lembre de instalar. 

  1. Compre apenas de perfis verificados e contas de marca. 

Antes de comprar qualquer coisa por meio de uma plataforma de mídia social, verifique a conta do vendedor. Marcas legítimas no Instagram e no Facebook são verificadas pela plataforma e possuem um círculo azul ao lado do nome. 

  1. Realize pesquisas trimestrais de nomes. 

A personificação pode acontecer com qualquer pessoa. Para evitar o dano de alguém usando seu nome, fotos ou outras informações pessoais contra você ou sua rede social, crie o hábito de pesquisar seu nome no Facebook e no Instagram. Leva apenas um minuto e é uma maneira fácil de identificar e denunciar contas de impostores. 

  1. Recusar pedidos de amizade de estranhos. 

Nem todo mundo quer ser seu amigo. Não aceite solicitações de amizade de pessoas que você não conhece. Quanto mais estranhos em sua lista de amigos, maior o risco de você ser abordado com um golpe. 

  1. Nunca clique em links suspeitos enviados a você ou responda a mensagens não solicitadas.

Seja um e-mail ou uma mensagem privada, evite clicar em vídeos ou links não solicitados, mesmo que reconheça o nome do remetente. Se você acha que um amigo lhe enviou algo, verifique com ele por telefone ou mensagem de texto antes de clicar no link. Seja especialmente cauteloso com mensagens que contenham frases como “OMG! É você? ou “Você já viu isso ?!” 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red