Escolher a melhor placa-mãe para jogos (ou melhor placa-mãe para outro tipo de desktop) é um passo fundamental na construção do seu PC, mesmo que coisas como CPUs e placas gráficas recebam mais atenção. Cada parte do seu PC se conecta à sua placa-mãe. Seu formato decidirá o tamanho do seu gabinete, e seu chipset e soquete limitarão o tipo de CPU que você pode instalar.
Se você não tiver certeza de qual chipset você está procurando ao escolher a melhor placa-mãe para jogos, ou se tiver perguntas mais básicas para um tipo diferente de construção, você pode visitar nossos conceitos básicos da placa -mãe e recursos do guia de compra da placa-mãe para ajudar a restringir suas opções de compra .
As escolhas abaixo começarão com opções recentes da Intel, incluindo as melhores placas-mãe para jogos projetadas para a mais recente 12ª geração "Alder Lake" da Intel como 11ª geração "Rocket Lake" e processadores "Comet Lake" mais antigos. Abaixo estão nossas principais escolhas para placas atuais e de geração recente. Você encontrará nossas recomendações para as melhores placas-mãe para Z690, B660 e Z590, bem como o soquete LGA-2066 de desktop high-end da Intel (HEDT) e o chipset X299 que suporta a linha de processadores X-Series e Extreme.
As melhores placas-mãe de jogos para CPUs AMD (incluindo Ryzen e Threadripper) seguem nossas escolhas da Intel abaixo. Mas você também pode acessar nossas páginas dedicadas para as melhores placas-mãe X570 e melhores placas-mãe B550 para recomendações mais específicas e escolhas mais testadas.
Dicas rápidas para compras de placas-mãe
Ao escolher uma placa-mãe, considere o seguinte:
- Obtenha o soquete certo para sua CPU: você pode encontrar ótimas CPUs da Intel ou AMD . Mas seja qual for o processador que você escolher, certifique-se de que sua placa tenha o soquete correto para suportá-lo. Os mais recentes chips AMD convencionais usam soquetes de CPU AM4, enquanto os processadores Intel Core de 10ª e 11ª geração exigem soquetes LGA 1200, enquanto a 12ª geração (Alder Lake) usa LGA 1700.
- Placas menores = menos slots e recursos. As placas-mãe vêm em três tamanhos principais - para mais informações, veja nosso diagrama e explicação das peças da placa-mãe . Do maior ao menor, há ATX, Micro-ATX e Mini-ITX. (Sim, Mini é menor que Micro). Você pode usar um chassi menor com as micro ou mini placas, mas terá que se contentar com menos slots de expansão de cartão, às vezes menos slots de RAM e outros conectores.
- Pague por Wi-Fi integrado e portas de última geração somente se precisar. Não gaste mais com wireless se estiver usando Ethernet. Você pode preparar seu PC para o futuro obtendo suporte para USB 3.2 Gen 2 e/ou Thunderbolt. Mas Thunderbolt é muito raro em placas-mãe AMD.
As melhores placas-mãe para jogos Intel: Z690, Z590, Z490 X299
Por cerca de US $ 330, a Gigabyte Z690 Aorus Pro é uma placa-mãe Alder Lake de médio porte que cobre todas as bases muito bem, com sacrifícios mínimos. Existem amplas opções de armazenamento, incluindo quatro soquetes M.2, áudio atualizado e uma nova aparência. Desempenho, térmicas e overclock também estavam dentro da faixa de outras placas Z690 que testamos até agora.
Entre suas 13 portas USB no IO traseiro, quatro soquetes M.2 e fornecimento de energia capaz, tudo a um preço bem abaixo das opções principais, há muito o que amar no Z690 Aorus Pro. Contanto que você não precise de iluminação RGB integrada ou Wi-Fi 6E pronto para uso (você ainda obtém Wi-Fi 6), a Gigabyte Z690 Aorus Pro é uma excelente placa-mãe Alder Lake para construir seu sistema Z690.
Leia: Revisão do Gigabyte Z690 Aorus Pro
O MEG Z690I Unify da MSI vem carregado com recursos, incluindo três soquetes M.2, quatro portas SATA, o áudio principal de última geração, portas Thunderbolt 4 (40 Gbps Tipo-C) e Wi-Fi 6E integrado neste pacote diminuto. Sua única desvantagem real é que você encontrará apenas seis portas USB-A na parte traseira. Você obtém todos os itens acima por US $ 399,99, ou cerca de US $ 30 a mais que a versão anterior. A placa-mãe preta compacta combina tanto com o hardware que a acompanha quanto com o desempenho que combina facilmente com placas ATX maiores em geral.
Há muita concorrência no espaço Z690 Mini-ITX, de todos os principais fabricantes de placas-mãe. Mas por seu preço, o MSI MEG Z690I Unify tem o maior número de recursos e conectividade que os usuários provavelmente procuram em uma placa de formato pequeno, tornando-a a melhor opção para quem deseja construir um pequeno, mas poderoso equipamento Intel Alder Lake de 12ª geração.
Leia: Revisão do MSI MEG Z690I Unify
Contanto que você não planeje fazer overclock de sua CPU ou queira usar dispositivos PCIe 5.0 antes de sua próxima atualização, o MSI MAG B660M Mortar WIFI DDR4 e seu chipset B660 são uma ótima opção para quem deseja entrar em Alder Lake sem colocar um fardo pesado em seu orçamento de construção.
Ele não possui a aparência sofisticada ou a iluminação RGB de placas mais caras, mas vem com tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo uma CPU Alder Lake com clock de estoque. O Mortar inclui dois soquetes PCIe 4.0 x4 M.2, seis portas SATA, uma solução de áudio premium de última geração e VRMs que gerenciam facilmente a CPU Core i9.
Os resultados de desempenho em nosso B660M Mortar foram semelhantes aos das placas DDR4 baseadas em Z690 que testamos anteriormente. Em outras palavras, esta placa-mãe abaixo de US$ 200 foi capaz de utilizar nosso processador i9-12900K ao máximo, custando um terço a menos do que a maioria das ofertas Z690.
Leia: Revisão do MSI MAG B660M Mortar WIFI DDR4
O Asus ROG Maximus XIII Hero tem peças premium e aparência atraente para se destacar, apesar de seu preço bastante alto. Desde sua aparência limpa e sofisticada até a entrega de energia robusta, quatro soquetes M.2 e uma solução de áudio premium, o Hero é uma solução completa e repleta de recursos na faixa média superior do espaço da placa-mãe Z590. Com fases de alimentação de 90A mais do que capazes e duas portas Thunderbolt 4, além dos quatro soquetes PCIe 4.0 M.2 e bits de áudio premium, a placa justifica seu preço de US$ 499.
O desempenho em comparação com os outros modelos Z590 que testamos até este ponto foi perfeito e muitas vezes insignificantemente mais rápido em muitos de nossos testes. O teste de memória ocorreu sem problemas, com suporte para DDR4 3600 em 1:1 e manuseio fácil do kit DDR4 4000. E o teste de overclock prosseguiu sem nenhum problema.
Leia: Análise do Asus ROG Maximus XIII Hero Z590
A Asus ROG Maximus XIII Extreme Glacial é uma placa-mãe Z590 completa que inclui entrega de energia robusta, áudio premium com DAC, cinco soquetes M.2, 10 GbE e Wi-Fi 6E integrado e inclui um waterblock personalizado. Embora o preço seja difícil de aceitar, o Extreme Glacial (US $ 1499) representa o que as placas-mãe de classe principal devem ser.
Leia: Asus ROG Maximus XIII Extreme Glacial review
Totalmente equipado para as 48 pistas dos processadores Core Extreme de 10ª geração da Intel, o X299X Designare 10G vem carregado com Intel X550 dual 10Gb/s Ethernet e um par de cabeçalhos Thunderbolt 3 com dupla passagem DisplayPort no controlador de 40Gb/s da Intel. Uma placa expansora M.2 de quatro drives e Wi-Fi 6 de 2,4 Gb/s completam um pacote cujo valor agregado do componente supera em muito a diferença de preço em relação ao seu concorrente mais próximo.
Leia: Revisão do Gigabyte X299X Designare 10G
As melhores placas-mãe para jogos AMD: X570(S), B550, TRX40, X470 e B450
O atual chipset X570/X570S da AMD traz suporte completo para PCIe 4.0 , incluindo dispositivos conectados a seus controladores PCIe integrados à CPU e baseados em chipset, e a taxa de transferência entre a CPU e o chipset também é dobrada. Testamos várias placas X570, incluindo muitos modelos atualizados para CPUs Ryzen 5000 da AMD, bem como alguns com o chipset X570S atualizado que dispensa a ventoinha. O preço premium para os modelos X570 ainda é uma consideração séria, já que seus antecessores X470 não suportam o PCIe 4.0 integrado às novas CPUs .
Se você quiser economizar algum dinheiro, considere uma placa-mãe B550, que tem suporte PCIe 4.0, mas geralmente apenas pistas suficientes para um SSD rápido e placa gráfica. Observe, no entanto, que muitas placas B550 de ponta se aproximam ou excedem o preço das alternativas X570. Portanto, compre com cuidado com base nos recursos que você precisa ou provavelmente usará no futuro.
Se você não tem certeza de qual chipset você está procurando ou tem dúvidas mais básicas, você pode visitar nossas noções básicas de placas-mãe e histórias de guia de compra de placas-mãe para ajudar a restringir suas opções de compra de placas.
A Asus ROG Crosshair VIII Extreme é a primeira placa AMD Extreme desde os dias do X370, e não decepciona. Além de sua aparência premium, a placa vem com um dos VRMs mais capazes que já vimos. Portanto, sua capacidade de overclock é limitada apenas à sua capacidade de resfriamento e às limitações do seu silício. Outros recursos também são excelentes, incluindo o mais recente codec de áudio Realtek/Supreme FX, 10 GbE e Wi-Fi 6E.
As portas Thunderbolt 4 e as portas USB 3.2 Gen2x2 Tipo C do painel frontal também oferecem muita conectividade rápida. E se você precisar de muito armazenamento rápido, será bem atendido com até cinco módulos M.2 que podem funcionar simultaneamente. Se você tem US $ 800 para gastar em uma placa-mãe X570, a ROG Crosshair VIII Extreme deve estar no topo da sua lista.
Leia: Revisão do Asus ROG Crosshair VIII Extreme
Embalado com 12 portas USB (oito das quais são USB 3.2 Gen 2 velocidades), uma porta LAN 2.5G, oito portas SATA e Wi-Fi 6 integrado, o Asus ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi é uma boa base para uma alta -fim de construção.
Leia: Análise do Wi-Fi do Asus X570 ROG Crosshair VIII Hero
O Gigabyte X570 Aorus Ultra se concentra em fazer coisas básicas muito bem, como seus doze MOSFETs de tensão de núcleo de 40A e slots de armazenamento PCIe 4.0 x4 M.2 triplos. Com nada mais do que um módulo Wi-Fi 6 de 2,4 Gb/s para adicionar ao seu Gigabit Ethernet básico, a escassez de recursos complementares premium ajuda a Gigabyte a manter um preço abaixo de US$ 300, apesar do custo de conformidade com PCIe 4.0.
Leia: Revisão do Gigabyte X570 Aorus Ultra
O ROG Strix B550-F Gaming Wi-Fi da Asus oferece recursos premium, incluindo SupremeFX Audio, Intel Wi-Fi 6 AX200, entrega de energia sólida e muito mais. É uma boa opção em torno da marca de US $ 200, embora existam placas com especificações semelhantes que custam menos. Se você não precisa de capacidade Wi-Fi, a versão sem Wi-Fi da mesma placa custa US $ 30 a menos com as mesmas especificações, facilitando a recomendação se você planeja usar Ethernet ou possui sua própria placa sem fio.
Leia: Análise do Wi-Fi para jogos Asus ROG Strix B550-F
A primeira incursão da NZXT em placas-mãe AMD é um sucesso. Chegar tarde ao jogo permitiu que a empresa implementasse o feedback de suas placas Intel, adicionando mais portas USB ao IO traseiro. O tempo adicional também permitiu que a NZXT implementasse o Wi-Fi 6E de ponta, juntamente com 2,5 GbE. Fora isso, a aparência mudou significativamente em relação às placas anteriores da empresa, com mortalhas dominando a superfície e ausência de RGBs integrados.
Com um preço sugerido de US $ 229, o NZXT N7 B550 custa cerca de US $ 15 a mais do que a nossa escolha principal, mas oferece um chip Wi-Fi mais recente, portas USB mais rápidas e desempenho sólido em um pacote visualmente distinto de todos os outros concorrentes do B550. Se você pode gastar tanto e não precisa da largura de banda PCI 4.0 extra que vem com placas-mãe X570 mais antigas com preços semelhantes, vale a pena considerar o NZXT N7 B550.
Tom Hardware
Comentários