Pular para o conteúdo principal

Como configurar seu novo MacBook

 

Se você acabou de comprar um MacBook totalmente novo, leia este parágrafo e avance em nosso guia ao ligar seu novo laptop. Caso contrário, se você deseja limpar e restaurar seu MacBook para uma nova versão do sistema operacional, ligue o laptop e mantenha pressionado ⌘ + R até inicializar na tela de utilitários do macOS. Use o Utilitário de disco para apagar o volume do sistema e volte para a tela principal dos utilitários do macOS.

Clique no ícone wi-fi no canto superior direito e conecte-se à sua rede sem fio. Em seguida, clique em “Reinstalar macOS”. A Apple lhe dará algumas telas para pular. O único que importa é aquele que pergunta onde você gostaria de instalar o macOS. Selecione seu disco rígido e inicie o processo de instalação do macOS.

Artigos principaisUse estratégias de psicologia de desastrespara sobreviver neste invernoUse estratégias de psicologia de desastres para sobreviver neste invernoCONSULTE MAIS INFORMAÇÃONossas melhores curas para ressaca, convenientemente localizadas em um só lugarCONSULTE MAIS INFORMAÇÃOFaça a si mesmo essas perguntas para encontrar significado e propósitoCONSULTE MAIS INFORMAÇÃOCONSULTE MAIS INFORMAÇÃOAs 10 melhores ofertas de 31 de dezembro de 2020CONSULTE MAIS INFORMAÇÃOGanhe Donuts com Grande Desconto no Krispy Kreme de Hoje a DomingoCONSULTE MAIS INFORMAÇÃOPULAR ANÚNCIO
Depois de algumas reinicializações e um pouco de tempo, você finalmente verá a tela de boas-vindas da Apple para macOS - macOS Big Sur, neste caso, que estava disponível quando escrevemos este artigo.
Indefinido
Foto : David Murphy

Você terá mais alguns prompts antes de começar a brincar no macOS adequado, incluindo configurar as configurações de acessibilidade do seu dispositivo, escolher sua rede wi-fi e como deseja transferir dados para o seu MacBook, se estiver vindo de outro Mac ou PC com Windows, por exemplo. Você também pode restaurar seu Mac usando um backup antigo do Time Machine.

Geralmente acho melhor começar do zero: não transfira nenhuma informação de qualquer outra coisa. Vá limpo.

Indefinido
Foto : David Murphy

Você vai querer entrar com seu ID Apple (ou criar um, se você for um novato da Apple) o mais rápido possível. Isso vai economizar um pouco de tempo mais tarde.

Indefinido
Foto : David Murphy

Seu MacBook irá então pedir que você crie uma conta no macOS - pense em um nome de usuário inteligente e uma senha difícil de adivinhar - e o guiará por mais alguns prompts sobre permissões de serviço, Tempo de tela (definitivamente vale a pena ativar, então você não) Torne-se um viciado em Apple), Siri, FileVault (criptografia é sua) e Touch ID (se aplicável). Definitivamente, configure o Touch ID, se possível, pois torna incrivelmente fácil desbloquear o Mac, entre outros recursos. Você também será solicitado a configurar o Apple Pay, que usa o Touch ID para confirmar as compras que deseja fazer online (ou por meio dos aplicativos integrados da Apple).

Indefinido
Foto : David Murphy

Por fim, será solicitado que você escolha a aparência do macOS. Obviamente, você vai usar o modo Dark, porque é o melhor.

Indefinido
Foto : David Murphy


Introdução ao macOS (finalmente)

Você conseguiu! Agora que a instalação do macOS foi concluída, vamos começar a configurar seu sistema. Para todas as próximas configurações, usarei capturas de tela do macOS Big Sur e macOS High Sierra. Originalmente, escrevi o artigo sobre o último em 2018. Eu o atualizei com informações e capturas de tela do macOS Big Sur onde as principais mudanças foram feitas e deixei as capturas de tela mais antigas para telas e configurações que são basicamente as mesmas.

Indefinido
Foto : David Murphy

Verifique as atualizações na App Store

Como seu sistema obteve a versão mais recente do macOS diretamente da Apple durante o processo de instalação, você não deve ter nenhuma atualização de sistema agora. Por precaução, faça da App Store sua primeira parada. Puxe-o para cima, digite seu ID Apple e senha, se solicitado, e clique no ícone Updates .

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Instale todas as atualizações que a Apple oferece. E enquanto eles estão trabalhando, clique no menu da App Store , em Preferências , e certifique-se de que seu sistema está configurado para verificar e instalar automaticamente quaisquer novas atualizações de aplicativos.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Eu recomendo não habilitar “Baixar automaticamente aplicativos comprados em outros dispositivos”, a menos que você queira que todos os seus sistemas sincronizem sempre que você comprar um aplicativo. Isso pode ser útil em alguns casos, mas irritante em outros.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Finalmente, para completar todas as atualizações, clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo, clique em Preferências do Sistema , clique em Atualização de Software e clique em Avançado. Habilite “Instalar atualizações do macOS” para garantir que seu sistema esteja sempre o mais atualizado possível, mesmo quando você não está acionando atualizações para executar sozinho.

Comece a sincronizar suas contas

Neste ponto, gosto de começar a configurar todas as minhas contas de terceiros no macOS. Clique no logotipo da Apple , clique em Preferências do Sistema e clique em Contas da Internet .

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Você já deve ver sua conta iCloud configurada, uma vez que inseriu essa informação anteriormente. Examine as opções do iCloud para certificar-se de que tudo o que você deseja (ou não) sincronizado com sua conta do iCloud está ativo ou desabilitado. Não há razão para não verificar tudo, a menos que você realmente tenha uma opinião forte sobre um determinado serviço da Apple. Por exemplo, tendo a deixar “Voltar ao Meu Mac” desligado, já que nunca acesso meu laptop de outro sistema remoto.

Para incorporar serviços de terceiros ao macOS, como sua conta do Gmail; uma conta de e-mail do Exchange; ou serviços de rede social como Twitter, Facebook ou LinkedIn - basta clicar no ícone de adição no canto inferior esquerdo.

Cada serviço permitirá que você sincronize dados diferentes com vários aplicativos macOS. Por exemplo, você pode sincronizar sua conta do Gmail com os aplicativos Mail, Contatos, Calendários e Notas da Apple. O Facebook só permite que você sincronize seus contatos e calendários de eventos com os respectivos aplicativos do macOS, mas você também pode optar por receber notificações sobre atividades na rede social diretamente no macOS - útil se você quiser uma atualização rápida sobre o que está acontecendo no Facebook sem puxar abra seu navegador para verificar.

Puxe o Mail e deixe-o chug

Depois de descobrir suas contas, agora é um ótimo momento para abrir o Mail (se estiver planejando usar o aplicativo da Apple para gerenciar seu e-mail). Dependendo da quantidade de e-mail que você recebe e de quantas contas configurou para o Mail acessar, você pode ter uma tonelada de e-mail que o aplicativo precisa classificar. Isso pode demorar um pouco, então deixe o Mail ser executado em segundo plano enquanto você trabalha no resto do sistema operacional.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Ajuste sua (s) agenda (s)

Dependendo de quais contas de Internet você está sincronizando com o aplicativo Calendário da Apple, seu calendário pode parecer uma bagunça completa quando você inicia o aplicativo pela primeira vez. Vamos consertar isso.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Clique no botão Calendários no aplicativo Calendário para abrir uma barra lateral de tudo que o macOS pode colocar em sua agenda lotada. Comece removendo itens que você não precisa ver diariamente (feriados, aniversários etc.).

Você também pode ser um pouco estratégico com suas seleções. Por exemplo, se você gosta de ver os próximos eventos do Facebook em sua agenda, mas não quer que o macOS envie uma tonelada de notificações irritantes sobre eventos dos quais você pode ou não comparecer, clique com o botão direito do mouse no calendário “Eventos do Facebook” e selecione a opção para “ignorar alertas”. Este é um ótimo truque para qualquer calendário que você queira ver, mas não seja incomodado, enquanto faz sua vida diária.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Comece a baixar suas músicas, filmes e muito mais

Abra os aplicativos de música e TV e faça login usando seu ID Apple e senha quando solicitado. Você poderá então fazer download de músicas, filmes e programas de TV comprados anteriormente. Se você não vir seus itens aparecendo na parte “iTunes Store” do aplicativo de música, certifique-se de primeiro autorizar seu computador por meio do menu Conta .

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Conserte seu Dock

Neste ponto, você abriu alguns aplicativos e definiu algumas configurações. Agora é um momento tão bom quanto qualquer outro para ajustar o que aparece em seu Dock, a barra de aplicativos na parte inferior da tela que está cheia de coisas que você talvez nunca use - ou, pelo menos, não precisa ser exibida com tanto destaque.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Clique e arraste os aplicativos que você não gosta para a lixeira. Você não os está excluindo para sempre; apenas o pequeno atalho prático do Dock que você usaria para acessá-los. Os próprios aplicativos ainda estarão disponíveis através do Finder ou de uma busca Spotlight, não se preocupe.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Depois de limpar um pouco o Dock, abra as Preferências do Sistema (usando o ícone que você deixou no Dock ou clicando no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela).

Respire fundo. Vou examinar a maioria das telas com as quais você deve se preocupar, mas não deixe que isso impeça você de explorar todas as opções que o macOS tem a oferecer posteriormente.

Preferências do sistema: Geral

Nesta e em todas as dicas subsequentes, destacarei algumas opções que gosto de ajustar. Provavelmente, suas preferências serão diferentes das minhas, mas isso deve pelo menos lhe dar uma ideia de por onde começar (ou algumas pequenas informações interessantes que você talvez não conheça).

Na janela Geral das Preferências do sistema do macOS, gosto de alterar a cor de destaque do macOS, porque gosto mais do verde do que do azul. Isso é tudo para mim, mas observe que é aqui que você também mudará seu navegador da web padrão no macOS, se você não for fã do Safari.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Você também pode expandir ou remover completamente a lista de itens recentes do macOS (normalmente encontrada clicando no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela), apenas no caso de você precisar de mais opções (ou mais privacidade).

Preferências do sistema: Desktop e protetor de tela

Se você conhece bem a aparência e o comportamento do seu MacBook, passe um tempo nesta seção das Preferências do sistema do macOS . Obviamente, é aqui que você pode definir o plano de fundo da área de trabalho do macOS e o protetor de tela - incluindo áreas de trabalho dinâmicas que mudam de cor com base na hora do dia ou áreas de trabalho claras / escuras mais simples que seguem suas preferências gerais de sistema. Você pode até ter um papel de parede com um tema de cor diferente do seu sistema se quiser ser selvagem, mas não use a opção “Automático” em “Gráfico Big Sur”.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Se achar difícil escolher uma imagem, você sempre pode configurar o sistema operacional para embaralhar uma ordem aleatória de imagens em vários intervalos: sempre que você fizer login, sempre que despertar o sistema do sono, todos os dias ou a cada cinco segundos (se você estiver se sentindo especialmente nervoso).

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Para o seu protetor de tela, pode ser tentador escolher o clássico Flurry ou Arabesque - na verdade, qualquer coisa é melhor do que a escolha padrão do macOS, “Message”. Eu mesmo gosto do protetor de tela Ken Burns, porque o macOS irá girar por uma série de imagens (Arial, Nature Patterns, National Geographic ou Cosmos) e enriquecer meu desejo de viajar, em vez de apenas me explodir com cores geradas por computador.

Enquanto estiver aqui, não se esqueça de definir por quanto tempo deseja que o macOS fique parado, ocioso, antes de ativar o protetor de tela.

Preferências do sistema: Dock e barra de menus

Nessa janela, você pode ajustar o tamanho do Dock e dizer ao macOS onde deseja que ele apareça: à esquerda, na parte inferior ou à direita da tela. Você pode ativar o efeito de ampliação clássico, que aumenta os ícones do Dock quando você move o mouse sobre eles. E, como sempre, você pode fazer com que o macOS oculte automaticamente o Dock (e a barra de menus!) Se quiser uma aparência de área de trabalho o mais limpa possível.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Embora não esteja realmente relacionado ao Dock, é aqui que você também pode dizer ao seu sistema operacional para usar guias, em vez de novas janelas, sempre que abrir várias janelas em um aplicativo. Não me importo de ter muitas janelas abertas, mas se você preferir que sua área de trabalho seja um pouco mais parecida com seu navegador da web, esta é a configuração para brincar.

Finalmente, é aqui também que você definirá quais configurações deseja ver no Centro de Controle e / ou Barra de Menu.

Preferências do sistema: Segurança e privacidade

O nome soa ameaçador, mas Segurança e Privacidade tem apenas algumas opções com as quais você deve se preocupar. Na guia Geral , você pode definir quando o MacBook deve exigir uma senha ou autenticação do Touch ID.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Por exemplo, você pode querer que o seu MacBook force você a fazer o login se já se passaram mais de cinco minutos desde que ele entrou no modo de espera (ou seu protetor de tela foi ativado). Isso garante que você nem sempre precise digitar uma senha superlonga toda vez que fizer uma pequena pausa no banheiro.

Se você ativou o Touch ID, provavelmente pode definir esse período de tempo mais curto - se não “Imediatamente” - porque pressionar o dedo no leitor de impressão digital do laptop quase não leva tempo. Você não sacrificará muita conveniência por uma maior segurança física.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Se você ainda não o ativou, considere usar o FileVault (encontrado na guia FileVault) para criptografar a unidade do sistema. Se alguém roubar seu laptop e arrancar o disco rígido, terá muito mais dificuldade para ler o conteúdo, se é que será capaz de fazer isso.

Preferências do sistema: notificações

Você pode passar muito tempo nesta tela personalizando como deseja que as notificações apareçam para cada aplicativo instalado em seu sistema. Isso vai levar uma eternidade para configurar, mas vale a pena fazer se você odeia ser incomodado por alguns aplicativos, mas não por outros.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Um recurso que todos devem verificar é o modo Do Not Disturb do macOS , que permite desligar todos os banners, alertas e notificações de áudio em certas ocasiões (espelhar sua tela) ou horários (quando você está dormindo).

Preferências do sistema: monitores

Provavelmente não há muito que você precise ajustar em Displays , mas você pode querer considerar ligar o Night Shift para dar aos seus olhos uma pausa à noite. Isso afetará o calor das cores produzidas pelo macOS, que você pode ajustar separadamente (ou desligar, se achar que não aguenta a mudança de cor).

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: bateria

Quando você estiver usando a bateria do seu MacBook, certifique-se de que a tela - um grande sugador de bateria - esteja configurada para desligar quando você não estiver usando ativamente o MacBook. Certifique-se de que seu sistema também esteja dormindo suas unidades “quando possível” e escurecendo a tela para conservar o máximo possível de energia da bateria. Você encontrará todas essas opções nos menus “Bateria” e “Adaptador de energia” .

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Quando seu sistema estiver conectado à parede, certifique-se de habilitar a configuração Power Nap para que ele possa executar backups do Time Machine, verificar se há e-mails e obter outras atualizações mesmo enquanto ele está dormindo. É um pequeno recurso útil que vale a pena usar, a menos que você seja o tipo de pessoa que desliga o sistema em vez de colocá-lo para dormir quando termina o dia.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Por fim, a guia Histórico de uso da tela da bateria é onde você será capaz de rastrear o tempo de atividade de “tela ligada” do sistema e os níveis de bateria do dia anterior aos últimos 10 dias. E se você for um usuário avançado, poderá ligar e desligar o Mac em horários definidos por meio da guia Programação da tela Bateria .

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: teclado

Normalmente nunca visito esta seção em Preferências do Sistema , mas escrever este guia me encorajou a dar uma olhada. E, vai descobrir, existem algumas opções que vale a pena explorar. Primeiro, você pode definir a luz de fundo do teclado para desligar após um determinado período. Isso provavelmente não vai economizar horas de bateria, mas cada pequena ajuda ajuda. Por que acender as teclas quando você não está usando o MacBook?

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Mais importante, o botão chato de “Personalizar Faixa de Controle” é o que você usará para editar os ícones padrão que aparecem na sua Touch Bar, se você estiver usando um dos MacBooks mais sofisticados da Apple.

Finalmente, a guia Texto é onde você pode definir regras especiais de autocorreção, o que garante que você nunca dirá a seus amigos o quão estúpido será na próxima vez que você ficar chateado. (Como adoro um bom emdash, também defino o meu para corrigir automaticamente dois hifens para “-”.)

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: Som

Não há muito que você precise ajustar na janela de som , mas você pode alternar o macOS para “Tocar feedback quando o volume é alterado” se você perder o boop-boop-boop ao ajustar o volume do seu laptop.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: Wallet e Apple Pay

Se você tem um MacBook com Touch ID e acha que deseja fazer compras usando o Apple Pay em seu laptop, vale a pena vincular um cartão de crédito ao serviço da Apple. Acho que é conveniente de usar, mas sou muito mais uma pessoa do Apple Pay no meu iPhone do que no meu laptop.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: rede

A maior configuração com a qual você vai mexer na Rede - e você pode voltar aqui algumas vezes - é a opção Redes Preferenciais , acessível através do botão Avançado na tela Rede principal. Se você está incomodado porque o seu MacBook está sempre se conectando à sua rede mais lenta de 2,4 GHz em vez da rede mais rápida de 5 GHz (supondo que ambos tenham SSIDs diferentes), use a seção Redes preferenciais para colocar a rede mais rápida acima da rede mais lenta.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Também gosto de desmarcar “Lembre-se de redes a que este computador se conectou ”. Você ainda tem a opção de lembrar de uma rede ao se conectar a uma nova rede sem fio, mas isso garante que o macOS não se lembre apenas de tudo, incluindo redes abertas, por padrão.

Preferências do sistema: Touch ID

Se o seu MacBook tiver Touch ID , recomendo ativar todas as opções nesta seção. É muito mais conveniente usar um dedo para desbloquear seu MacBook, autenticar-se no Apple Pay, comprar coisas na App Store e no iTunes e preencher automaticamente as senhas salvas.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Você também pode usar essa tela para adicionar dedos extras para o Touch ID reconhecer, mas há boas chances de que você provavelmente esteja usando o dedo indicador da mão direita como todo mundo.

Preferências do sistema: usuários e grupos

Se mais de uma pessoa precisar usar o seu MacBook, você usará esta tela para criar contas de usuário extras. Eu recomendo desligar a conta de usuário convidado por uma questão de limpeza e segurança. Isso removerá a opção dessa conta quando você fizer login inicialmente no MacBook. Sempre odeio ver isso lá, e com que frequência você realmente deixa seus amigos mexerem no seu laptop, especialmente em uma conta especial de “convidado”?

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: Siri

Eu não sabia que você poderia puxar o Siri pressionando ⌘ + Espaço, mas pronto. Você pode alterar essa combinação de teclas de atalho para invocar seu assistente digital e também pode alterar a voz do Siri para algo mais agradável e adequado - britânica, obviamente. Além disso, é aqui que você poderá deletar seu histórico de comandos Siri, uma opção incrivelmente útil se você estiver preocupado com o que a Apple armazena em seus servidores.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Preferências do sistema: Time Machine

Você deve fazer backup do seu MacBook em intervalos regulares. Se você tiver um dispositivo de armazenamento conectado à rede que suporte Time Machine, ou até mesmo um drive externo enorme, você pode (e deve) habilitar o recurso. O sistema de backup da Apple é óbvio, mas exige que você marque esta pequena caixa para começar.

Indefinido
Captura de tela : David Murphy

Vamos instalar alguns aplicativos

Essas são todas as preferências do sistema principais com as quais você deve se preocupar, mas, como mencionado, faça uma pequena pesquisa por conta própria para ver se há mais alguma coisa que você queira configurar que eu não mencionei. Afinal, somos todos únicos.

Agora que seu sistema está pronto para funcionar, é hora de baixar alguns aplicativos. Você pode baixar qualquer coisa que já tenha comprado na App Store clicando em seu ID Apple no canto inferior esquerdo e instalando todos os aplicativos que você baixou ou comprou anteriormente.

Ilustração para o artigo intitulado Como configurar seu novo MacBookem / em
Captura de tela : David Murphy

Para aplicativos que você não encontrará na App Store - como Chrome ou Firefox, por exemplo - eu recomendo verificar macapps.link . O site ajuda você a criar pacotes de instalação: basta clicar em todos os aplicativos que você deseja em seu sistema, clicar em qualquer botão que os sites usam para criar um pacote de aplicativos e usá-lo para instalar tudo de uma vez. Você economizará muito tempo em vez de baixar e instalar cada aplicativo individualmente.

Se você é um fodão ou simplesmente adora o Terminal, também pode instalar aplicativos usando o Homebrew e o Cask . +10 pontos de entusiasta para você.

O editor sênior de tecnologia do Lifehacker, David Murphy, escreveu este artigo originalmente em maio de 2018. Ele o atualizou em 29 de dezembro de 2020 com novas informações e capturas de tela para a versão mais recente do macOS, Big Sur.

fonte: Lifehacker, David Murphy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red