Embora o Instagram seja uma das redes sociais mais famosas e mais usadas do mundo, ela não é 100% segura e constantemente é alvo de tentativas de ataques e invasões em contas de usuários. Pensando nisso, a plataforma conta com recursos para tentar impedir que contas de seus membros sejam hackeadas.
Algumas práticas de segurança são recomendadas pelo Instagram para que os usuários não percam o acesso às suas contas como: escolher senhas fortes e não compartilhá-las com outras pessoas, não deixar o nome de usuário logado em computadores públicos, garantir que a conta de email usada é segura e evitar a autorização de aplicativos de terceiros suspeitos.
No caso de desconfiança de que sua conta foi hackeada, siga as dicas a seguir dadas pelo próprio Instagram para se manter seguro.
1. Redefina a sua senha do Instagram
Se você ainda não perdeu o acesso à sua conta, a recomendação é de que você redefina imediatamente a sua senha. Crie uma que misture letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Quanto maior e mais variada de itens, mais segura será.
Você pode trocá-la a partir do seu computador clicando em "Editar seu perfil" e em seguida clicando sobre "Alterar senha".
Ou pelo seu smartphone, tocando sobre os 3 pontinhos no canto superior direito da tela e em seguida em "Alterar senha".
Uma outra maneira de você redefinir a sua senha do Instagram é por email. Basta você fazer com que o Instagram te mande um email. Isso acontece quando você tenta se conectar e não lembra a senha.
2. Sua conta de Instagram é só sua
Se os métodos anteriores não surtirem efeito, tente essa segunda opção, que é revogar o acesso de outros aplicativos de outras pessoas à sua conta, já que podem ser eles os responsáveis por postagens de conteúdo não autorizado por você. Por isso não divida o seu login com ninguém. Vá em "Gerenciar aplicativos" e não autorize que outros dispositivos tenham acesso à sua conta.
3. Preencha um formulário de alerta do Instagram
O Instagram possui um formulário para que qualquer usuário que esteja desconfiado de que sua conta foi violada, ou que ela foi de fato roubada, informe à plataforma do ocorrido. A recomendação é que o formulário seja preenchido pela própria pessoa afetada.
Caso o usuário não tenha mais acesso à sua própria conta, também é necessário informar o email de contato, o nome de usuário e qual o email utilizado para registrar a conta em questão. Em seguida, clique em "Enviar" e aguarde instrução em sua caixa de mensagens para saber como agir a partir desse momento.