Mesmo com toda a segurança garantida pela biometria, o Android continua a necessitar de ter um PIN. Este serve como salvaguarda e para alguns momentos muito específicos. Esta segurança parece agora ter problemas, com um conjunto de telefones a apresentar problemas sérios.
Quando os utilizadores os tentam desbloquear, estes simplesmente desligam o ecrã. Não é um problema recente, mas que parece agora estar a crescer e a afetar novos equipamentos Android.
Um novo problema grave para o Android
Mesmo com a presença de leitores de impressões digitais os utilizadores Android não deixam de necessitar de PIN. Este serve para desbloquear o smartphone no arranque ou quando este está muito tempo sem ser desbloqueado. É uma situação normal e que muitos usam.
No entanto, e de acordo com as informações, existe um problema no Android que o impede de ser usado. Não se sabe a causa, mas começou a ser notado principalmente nos smartphones Pixel, há cerca de 3 meses. Até agora a Google ainda não tem uma solução para este problema.
O PIN não desbloqueia os smartphones
Do que é descrito, após colocar o PIN, o utilizador vê apenas o ecrã a desligar-se. Ao tornar a ligar o smartphone, este está ainda bloqueado. Este processo pode ser repetido sem nunca desbloquear o smartphone. Apenas recorrendo a alguns artifícios é possível desbloquear o smartphone.
O problema é agora bem maior porque está a ser detetado noutros equipamentos. Os relatos revelam que se alastrou a outros smartphones da Google e também a vários da Sony e até a outros da OnePlus. O comportamento é o mesmo, sem conseguir desbloquear o smartphone.
A Google ainda não resolveu este problema antigo
Mesmo com o problema identificado pela Google, este ainda não foi resolvido. Não se sabe ao certo quando será tratado e a solução integrada posteriormente no Android. Já foram lançadas várias atualizações ao sistema operativo e mesmo assim este permanente presente.
A solução, por agora, é usar outras formas de desbloqueio. Pode ser definido um padrão ou um código complexo. No entanto, é esperado que a Google trate deste problema com a maior brevidade, uma vez que está a alastrar-se para outros smartphones de outras marcas.