O Windows tem, por vezes, comportamentos que são anormais e que muitos não entendem. Se a maioria já se habituou a viver com estas particularidades, há muitos outros que ainda procuram que este seja melhor.
Uma falha recentemente descoberta, vem encaixar-se nesta categoria. Muitos estão a relatar que o Windows 10 está a demorar mais a desligar-se se um dispositivo USB-C for ligado ou desligado durante este processo.
Novo problema torna Windows mais lento a desligar
Esta não é de todo uma situação normal e está a afetar apenas alguns utilizadores. O alcance deste problema parece advir da versão do Windows 10 instalada. Há ainda a questão da presença ou não de outras condições especiais.
Afeta apenas utilizadores que ainda não instalaram a versão de maio do sistema e que ainda estarão na versão de outubro do ano passado. Para além desta particularidade, é ainda necessário que, ao desligar ou reiniciar, esteja a ser ligado ou removido um dispositivo USB-C, seja ele uma doca, um carregador ou apenas uma pen.
Este acumular de situações leva a que o Windows tenha uma reação particular e que demore cerca de mais 60 segundos a desligar-se. Nada de extraordinariamente lento, mas que é perfeitamente notável pelos utilizadores.
A razão da falha está nos dispositivos USB-C
A situação em causa tem estado a ser reportada nos fóruns da Microsoft, onde funcionários da empresa já vieram reconhecer o problema. Estes garantiram que está já resolvido na mais recente atualização do Windows 10. Só após essa instalação esta situação desaparecerá.
Do que é descrito, o problema está identificado e assenta na forma como o software USB Type-C Connector System Software Interface está implementado no Windows 10. Há uma falha, mas que, no entanto, não afeta o funcionamento normal das portas de ligação.
É por isso importante realizar a instalação da mais recente versão do Windows que chegou em maio e está repleta de novidades e correções de problemas que existiam.