Segundo os especialistas em Inteligência Artificial, poderíamos ter implantes nas nossas cabeças que descarregariam automaticamente todo o conhecimento para os nossos cérebros, tipo Google. Assim, essa tecnologia, chamemos-lhes “Implantes Cerebrais”, poderiam tornar a aprendizagem que conhecemos totalmente obsoleta em 20 anos.
A ideia é um dia, bem lá no futuro, poder o ser humano “descarregar” toda a informação necessária. Já imaginaram o poder que se adquiria?
Inteligência Artificial ao serviço do nosso cérebro
O principal especialista em inteligência artificial (IA), fundador e CEO da Fountech.ai Nikolas Kairinos, disse numa entrevista ao Daily Star que dentro de 20 anos poderíamos ter implantes colocados nas nossas cabeças que nos permitiriam aprender tudo.
Aprender será coisa do passado
Os implantes cerebrais também significam que não haverá necessidade de pesquisar no Google. Nesse sentido, iremos ver as respostas simplesmente a aparecer na nossa cabeça, como afirmou Kairinos.
Sem fazer um som ou digitar nada, poderemos perguntar algo como ‘como se diz isso em francês?’ e instantaneamente ouviremos as informações do implante de inteligência artificial e poderemos dizê-lo.
Referiu o investigador.
Esta hipotética realidade parece similar ao Neuralink, de Elon Musk. Este é um projeto que pretende um dia fazer o download de computadores diretamente para o cérebro. De acordo com Kairinos, esta será a nossa realidade futura.
A necessidade de realmente aprender alguma coisa tipo papagaio desaparecerá porque teremos acesso a isso instantaneamente.O Google estará na nossa cabeça, e isso não é exagero. Será como ter um conceito realmente inteligente de assistente que vai quase pensar como nós.
Acrescentou Kairinos.
Os avanços estão próximos
Segundo as crenças do especialista, este avanço está muito próximo. Isto porque, como ele refere, se olharmos para o desenvolvimento da IA, o progresso que vamos ver nos próximos cinco anos vai maior do que o que vimos nos últimos 50.
Melhor ainda, Kairinos acredita que todas estas mudanças servirão a humanidade. Na verdade, conforme afirma o especialista, este tipo de evolução irá servir o mundo em geral e isso aumenta a velocidade de utilização.