Na internet existem hoje os mais diversos serviços para as mais diferentes áreas. No segmento da programação, o GitHub é provavelmente a plataforma para partilha e disponibilização de código fonte mais popular do mundo.
Além da partilha de projetos completos, o GitHub permite também a partilha de partes de código e notas através de Gists (semelhante ao Pastebin). Vamos ver como funciona.
Com gists, os utilizadores podem facilmente partilhar ficheiros de código únicos, notas e snippets (partes de código). Ao contrário do GitHub, com gists não é possível partilhar diretórios.
Na prática qualquer gist é um repositório Git, o que significa que é possível fazer o seu download ou clone. O editor de gist foi criado pela CodeMirror.
Tipos de Gists
Atualmente é possível criar dois tipos de gists: Públicos e Secretos. Tal como o nome sugere, os gists Públicos estão disponíveis para quem quiser partilhar código, uma ideia com o mundo. Este tipo de gists podem ser encontrados (via Discover) por qualquer utilizador. Os gists secretos não estão disponíveis via Discover e não podem ser “descobertos”…são secretos.
Como criar um Gist
Criar um gist é um processo muito simple. Para tal basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) – Autenticar-se no GitHub
Passo 2) – Em seguida aceder à página do gist aqui, ou carregando no seguinte ícone.
Passo 3) – O próximo passo é indicar um nome para o gist e uma descrição (opcional). Podem também fazer upload de um ficheiro, carregando no botão Add file.
Depois, dependendo do tipo de gist que pretendem, carreguem em Create secret gist ou Public gist.
E está feito. De referir que caso crie um gist Publico não o poderá depois converter para Secreto.
Se precisa de partilhar código fonte ou alguma nota num determinado momento, experimente usar esta ferramenta. Como viram todo o procedimento é muito simples e intuitivo.