Dicas para melhorar o desempenho do computador no Windows 10
Aplica-se a: Windows 10
As sugestões a seguir podem ajudar seu computador a aproveitar ao máximo o Windows 10. As dicas estão listadas em ordem, por isso comece pela primeira, veja se ela ajuda e vá para a próxima caso não resolva.
1. Verifique se você tem as atualizações mais recentes do Windows e dos drivers de dispositivo
Um as melhores maneiras de obter o máximo de seu computador é garantir que você tenha a versão mais recente do Windows 10 instalada. Quando você verifica se há atualizações, seu computador também procura os drivers de dispositivo mais recentes, o que também pode ajudar a melhorar o desempenho do computador.
Para verificar se há atualizações
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações.
Procure em Status da atualização e siga um destes procedimentos:
Se o status disser "Você está atualizado", vá para a próxima dica.
Se o status disser "Há atualizações disponíveis", selecione Instalar agora.
Selecione as atualizações que você deseja instalar, então selecione Instalar.
Reinicie o computador e veja se ele parece funcionar melhor.
Para saber mais sobre atualizações, inclusive como elas podem ser instaladas automaticamente, consulte as Perguntas frequentes sobre o Windows Update.
Se o computador ainda estiver lento, vá para a próxima dica.
2. Reinicie o computador e abra somente os aplicativos de que você precisa
Abrir muitos aplicativos, programas, navegadores da web etc. pode deixar seu computador mais lento. Se isso estiver acontecendo, reinicie o computador, feche os aplicativos, programas e janelas que não estiverem em uso.
Para reiniciar o computador
Selecione Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar.
Depois que o computador for reiniciado, abra apenas os aplicativos de que você precisa e feche-os quando terminar.
Às vezes, os aplicativos que foram criados para uma versão anterior do Windows ainda funcionarão no Windows 10, mas poderão deixar seu computador mais lento. Se isso acontecer depois que você abrir um determinado programa, confira no site do fabricante do software se há uma versão atualizada ou execute a Solução de problemas de compatibilidade de programas.
Para executar a Solução de problemas de compatibilidade de programas
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite solução de problemas e selecione Solução de Problemas, que tem Configurações do sistema listado logo abaixo.
Na lista de soluções de problemas, selecione Solução de Problemas de Compatibilidade de Programas > Executar a solução de problemas.
Selecione o programa que está apresentando problemas, clique em Avançar e prossiga com a solução de problemas.
O computador ainda está lento? Continue.
3. Verificar a memória e o uso da memória
Em termos de memória, uma das primeiras coisas a fazer é descobrir a quantidade de RAM que você tem e quanto dela está em uso. Você pode descobrir isso e muito mais no Gerenciador de Tarefas.
Para verificar a memória e o uso da memória
Pressione Ctrl + Alt + Delete e então selecione Gerenciador de Tarefas.
No Gerenciador de Tarefas, selecione Mais detalhes > Desempenho > Memória.
Em primeiro lugar, veja quanto você tem no total e, em seguida, verifique no gráfico quanta memória RAM está sendo usada.
Quantidade total de memória (RAM)
Memória em uso
Se você achar que muito da RAM está regularmente em uso, convém adicionar mais, se possível, principalmente se no computador tiver somente 1 GB ou 2 GB de RAM. Para saber mais sobre o tipo de RAM que seu modelo de computador usa, primeiro examine os detalhes de memória no Gerenciador de Tarefas e, em seguida, visite o site do fabricante do computador para obter informações mais específicas.
Tipo de memória (RAM) que o computador usa
Velocidade da RAM
Slots de memória usados
Aqui estão algumas informações sobre os requisitos mínimos de memória para o Windows 10:
O Windows 10 (32 bits) pode funcionar em um computador com 1 GB de RAM, mas funciona melhor com 2 GB. Para melhorar o desempenho, adicione memória para ter 3 GB ou mais.
O Windows 10 (64 bits) pode funcionar em um computador com 2 GB de RAM, mas funciona melhor com 4 GB. Para melhorar o desempenho, adicione memória para ter 6 GB ou mais.
Para saber mais sobre os requisitos do sistema para o Windows 10, consulte a página Especificações do Windows 10.
Usar o ReadyBoost para ajudar a melhorar o desempenho
O ReadyBoost permite usar uma unidade removível, como um pen drive, para melhorar o desempenho do computador sem abri-lo e adicionar mais memória (RAM). Para usar o ReadyBoost, você precisará de um pen drive ou um cartão de memória que tenha pelo menos 500 MB livres e uma taxa de transferência de dados alta.
Para usar o ReadyBoost
Insira o pen drive em uma porta USB do computador.
Na barra de tarefas, selecione Explorador de Arquivos .
Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) o pen drive (ou cartão SD caso tenha usado um) e selecione Propriedades.
Selecione a guia ReadyBoost e clique em Usar este dispositivo.
O Windows determina se o dispositivo pode usar o ReadyBoost. Se não for possível, ele informará você.
Depois que o Windows determinar quanto espaço livre será necessário usar para otimizar a memória, selecione OK para reservar esse espaço a ser usado pelo ReadyBoost.
Quando você examinar o conteúdo do pen drive no Explorador de Arquivos, verá um arquivo chamado ReadyBoost.sfcache. Esse arquivo mostra a quantidade de espaço reservada para o ReadyBoost.
Observação
O ReadyBoost não poderá ser usado se o Windows estiver instalado em uma unidade de estado sólido (SSD). Uma SSD já é rápida e o ReadyBoost não será capaz de melhorar seu desempenho.
Alterar o tamanho do arquivo de paginação para melhorar o desempenho
O arquivo de paginação é uma área no disco rígido que o Windows usa como memória. Aumentar o tamanho do arquivo de paginação pode ajudar a melhorar o desempenho do computador.
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite sistema avançado e selecione Exibir configurações avançadas do sistema, que tem Painel de controle listado abaixo dele.
Em Propriedades do Sistema, na guia Avançado, selecione Configurações na área Desempenho.
Em Opções de Desempenho, selecione Avançado > Alterar na área Memória virtual.
Desmarque a caixa de seleção Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades.
Selecione Tamanho personalizado, insira um tamanho inicial (em MB) e o tamanho máximo nas caixas correspondentes.
Selecione Configurar > OK.
Reinicie o computador selecionando o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar.
Use seu computador e veja se ele está funcionando melhor. Se não estiver, tente a próxima dica.
4. Verificar se há pouco espaço em disco e liberar espaço
Você pode melhorar o desempenho se liberar espaço em disco no computador.
Para verificar se há espaço em disco insuficiente
Selecione Iniciar > Configurações > Sistema > Armazenamento.
Em Armazenamento, suas unidades estarão listadas. Observe a quantidade de espaço livre e o tamanho total de cada unidade.
Observação
Se seu computador não tiver espaço suficiente, experimente a próxima dica.
Para esvaziar a lixeira e excluir arquivos temporários
Selecione Iniciar , então selecione Configurações > Sistema > Armazenamento.
Em Armazenamento, selecione Este computador > Liberar espaço agora.
Verifique se a Arquivos temporários e Lixeira estão selecionados na lista de arquivos e analise os outros tipos de arquivos selecionados.
Selecione Remover arquivos.
Reinicie o computador e tente reproduzir o problema de desempenho.
Se o computador ainda estiver lento, tente desinstalar os aplicativos que você não usa mais.
Dica
Para ver o que está na Lixeira antes de esvaziá-la, você pode abri-la na área de trabalho.
Observação
Não convém excluir arquivos temporários para melhorar o desempenho. Embora esses arquivos podem não estar sendo usados no momento, eles ajudam seus apps a carregar e executar com mais rapidez.
Para desinstalar os aplicativos que você não usa mais
Selecione o botão Iniciar e escolha Configurações > Apps > Apps e recursos.
Procure um aplicativo específico ou classifique-os para ver quais estão usando mais espaço.
Quando você encontrar um aplicativo que queira remover, selecione-o na lista e escolha Desinstalar.
Reinicie o computador e tente reproduzir o problema de desempenho.
Se o computador ainda estiver lento, tente mover arquivos para outra unidade.
Para mover arquivos para outra unidade
Se você tem fotos, músicas ou outros arquivos que queira manter, mas não os usa com frequência, considere salvá-los em uma mídia removível, como uma unidade USB. Você continuará podendo usá-los quando a unidade estiver conectada, mas eles não ocuparão espaço no computador.
Conecte a mídia removível ao computador.
Abra o Explorador de Arquivos na barra de tarefas e encontre os arquivos que você quer mover.
Selecione os arquivos, vá até Início, então selecione Mover para > Escolher local.
Selecione a mídia removível na lista de locais e selecione Mover.
Reinicie o computador e verifique se o desempenho melhorou.
Obtenha mais informações sobre como liberar espaço de unidade no Windows 10.
Se seu computador ainda estiver lento, tente a próxima dica.
5. Restaurar o computador a partir de um ponto de restauração do sistema
A restauração do computador desfaz alterações recentes que podem estar causando problemas. Se você acha que um aplicativo, um driver ou uma atualização recém instalados do Windows podem estar causando problemas, talvez você consiga retomar o funcionamento normal restaurando o computador para um ponto anterior, chamado de ponto de restauração.
Observações
A restauração a partir de um ponto de restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instalados após a criação do ponto.
A restauração do sistema funciona para alterações feitas nos últimos 7 a 14 dias.
Para restaurar o computador a partir de um ponto de restauração
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite ponto de restauração e selecione Criar um ponto de restauração na lista de resultados.
Na guia Proteção do Sistema, selecione Restauração do Sistema.
Selecione Avançar, escolha o ponto de restauração relacionado ao aplicativo, driver ou atualização que pode estar causando o problema e selecione Avançar > Concluir.
Reinicie o computador. Faça o que estava fazendo antes para ver se houve melhora no desempenho.
Caso você não veja pontos de restauração, pode ser que a proteção do sistema não esteja ativada.
Para ativar a proteção do sistema
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite ponto de restauração e selecione Criar um ponto de restauração na lista de resultados.
Na guia Proteção do Sistema, selecione Configurar.
Selecione Ativar proteção do sistema > OK.
Se o computador ainda estiver lento, tente a próxima dica.
6. Desabilitar programas de inicialização desnecessários
Quando você liga o computador, alguns programas são iniciados automaticamente e executados em segundo plano. Você pode desabilitar esses programas para que não sejam executados quando o computador iniciar.
Muitos programas são projetados para iniciar automaticamente quando o Windows é iniciado. Muitas vezes, os fabricantes de software configuram seus programas para abrir em segundo plano — você não percebe que eles estão em execução, mas serão abertos rapidamente quando você quiser usá-los. Isso é útil para os programas que você usa muito, mas não para programas que não são usados com frequência, porque aumenta o tempo necessário para iniciar o Windows.
Localizar os programas que são iniciados automaticamente
Às vezes é possível descobrir quais programas são iniciados automaticamente observando os ícones na área de notificação, que fica no canto direito da barra de tarefas. Verifique nessa barra primeiro se há programas em execução que você não quer iniciar automaticamente. Para encontrar o nome do programa, aponte para o ícone com o ponteiro do mouse. Selecione Mostrar ícones ocultos para não de esquecer de nenhum programa.
Área de notificação com mouse apontando para Mostrar ícones ocultos
Mesmo depois de conferir a área de notificação, talvez você ainda não saiba de alguns programas que são executados automaticamente no momento da inicialização. Confira aqui como você pode encontrar todos os programas iniciados automaticamente e impedir que os programas desnecessários iniciem automaticamente junto com o Windows.
Para impedir que um programa inicie automaticamente
Selecione Iniciar , então selecione Configurações > Apps > Inicialização .
Em Aplicativos de Inicialização, encontre o programa que você quer impedir de iniciar automaticamente e defina-o como Desativado.
Observações
Se você desligar um programa e ele continuar a ser iniciado automaticamente na inicialização do Windows, verifique se há vírus e malware. Veja a próxima seção para obter mais informações.
Para usar o procedimento descrito acima para impedir que um programa inicie automaticamente, você precisa ter o Windows 10 (versão 1803 ou superior) instalado. Para ver qual versão do Windows 10 está sendo executado, selecione Iniciar > Configurações > Sistema > Sobre.
Se você tiver o Windows 10 (versão 1709 ou anterior) instalado, pressione Ctrl + Alt + Delete, selecione Gerenciador de Tarefas, Inicialização, clique no programa que você quer impedir de iniciar automaticamente e clique em Desabilitar.
7. Verificar e remover vírus e malware
Um vírus, malware ou software mal-intencionado pode deixar o computador lento. Outros sintomas incluem mensagens pop-up inesperadas, programas iniciados de forma inesperada e automática ou o som do disco rígido em constante funcionamento.
A melhor maneira de lidar com vírus e software mal-intencionado é tentar evitá-los executando o software antivírus e antimalware e mantê-lo atualizado. Entretanto, mesmo que você tome precauções, seu computador ainda poderá estar infectado.
Você pode verificar se há vírus ou outros softwares mal-intencionados no computador usando a Segurança do Windows (anteriormente, Central de Segurança do Windows Defender), incluída no Windows 10. Para obter mais informações, consulte Como proteger seu computador Windows 10.
Observações
Se você estiver usando outro software antivírus ou antimalware, consulte a documentação do programa para saber como verificar se há vírus. Além disso, não pode haver vários programas antivírus em execução ao mesmo tempo. Se houver, escolha o que você quer executar e desative ou desinstale os demais.
Se você tiver outro programa antivírus instalado e ativado, a Segurança do Windows será desativada por padrão.
Para verificar se há vírus usando a Segurança do Windows (Windows 10 versão 1809)
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Abrir Segurança do Windows.
Selecione Proteção contra vírus e ameaças > Atualizações de proteção contra vírus e ameaças, então selecione Verificar se há atualizações para garantir que você tenha o último arquivo de definição.
Selecione Proteção contra vírus e ameaças e então selecione Verificação rápida.
Aguarde a Segurança do Windows concluir a verificação de vírus e malware.
Siga um destes procedimentos, dependendo dos resultados da verificação:
Execute a verificação avançada recomendada. Essa verificação leva mais tempo, mas procura por ameaças no computador de forma mais minuciosa.
Se a Segurança do Windows encontrar um vírus ou malware que não puder ser removido ou colocado em quarentena, entre em contato com o Suporte da Microsoftpara obter ajuda.
Se nenhum vírus for encontrado, reinicie o computador e tente reproduzir o problema de desempenho que estava ocorrendo.
Observação
Se a Segurança do Windows não abrir, não atualizar o arquivo de definição ou não concluir a verificação de vírus, tente executar o Windows Defender Offline, procedimento que é explicado abaixo em Para verificar se há malware e vírus com o Windows Defender Offline (Windows 10 versão 1809).
Para ver qual versão do Windows 10 está em execução no dispositivo, selecione o botão Iniciar e escolha Configurações > Sistema > Sobre.
Para verificar se há vírus usando a Central de Segurança do Windows Defender (Windows 10 versão 1803)
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Abrir a Central de Segurança do Windows Defender.
Selecione Proteção contra vírus e ameaças e Atualizações da proteção contra vírus e ameaças > Verificar se há atualizações para garantir que você tenha o arquivo de definição mais recente.
Selecione a guia Proteção contra vírus e ameaças e clique em Verificar agora.
Aguarde a Central de Segurança do Windows Defender concluir a verificação de vírus e malware.
Siga um destes procedimentos, dependendo dos resultados da verificação:
Execute a verificação avançada recomendada. Essa verificação leva mais tempo, mas procura por ameaças no computador de forma mais minuciosa.
Se a Central de Segurança do Windows Defender encontrar um vírus ou malware que não possa ser removido ou colocado em quarentena, entre em contato com o Suporte da Microsoft para obter ajuda.
Se nenhum vírus for encontrado, reinicie o computador e tente reproduzir o problema de desempenho que estava ocorrendo.
Observação
Se a Central de Segurança do Windows Defender não abrir, não atualizar o arquivo de definição ou não concluir a verificação de vírus, tente executar o Windows Defender no modo Offline, procedimento que é explicado abaixo em Para verificar se há malware e vírus com o Windows Defender Offline (Windows 10 versão 1803).
Para ver qual versão do Windows 10 está em execução no dispositivo, selecione o botão Iniciar e escolha Configurações > Sistema > Sobre.
Para verificar se há malware e vírus com o Windows Defender Offline (Windows 10 versão 1809)
Salve documentos ou qualquer outra coisa que esteja aberta no computador.
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Abrir Segurança do Windows.
Selecione Proteção contra vírus e ameaças e, em Ameaças atuais, selecione Opções de verificação > Verificação do Windows Defender Offline > Verificar agora.
Seu computador será reiniciado, e o Windows Defender Offline será executado para verificar se há vírus e malware. A verificação pode demorar mais ou menos 15 minutos, e seu computador será reiniciado novamente depois disso.
Tente reproduzir o problema de desempenho.
Se o computador ainda estiver lento, vá para a próxima dica.
Para verificar se há malware e vírus com o Windows Defender Offline (Windows 10 versão 1803)
Salve documentos ou qualquer outra coisa que esteja aberta no computador.
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Abrir a Central de Segurança do Windows Defender.
Selecione Proteção contra vírus e ameaças e Executar uma nova verificação avançada > Verificação do Windows Defender Offline > Verificar agora.
Seu computador será reiniciado, e o Windows Defender Offline será executado para verificar se há vírus e malware. A verificação pode demorar mais ou menos 15 minutos, e seu computador será reiniciado novamente depois disso.
Tente reproduzir o problema de desempenho.
Se o computador ainda estiver lento, vá para a próxima dica.
8. Verificar se há arquivos do sistema Windows corrompidos
A ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) é um utilitário que procura arquivos corrompidos do sistema Windows. Se encontrar um problema, a ferramenta tentará substituir os arquivos de sistema problemáticos de uma versão em cache no computador. Se a DISM não puder substituir os arquivos, a ferramenta SFC (Verificador de Arquivos do Sistema) poderá verificar os arquivos corrompidos, depois baixar e substituir os arquivos por meio do Windows Update.
Para usar a ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação)
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite powershell, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) Windows PowerShell e selecione Executar como administrador > Sim.
No prompt, digite dism.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth (observe o espaço entre "dism.exe" e "/" e cada barra (/)).
Se a DISM encontrar arquivos corrompidos e substituí-los, reinicie o computador e veja se isso melhora o desempenho.
Observação
Você deve estar conectado à Internet para usar a DISM, e o processo pode demorar vários minutos.
Para obter mais informações sobre a DISM, consulteCorrigir erros do Windows Update usando a ferramenta DISM ou a Preparação para Atualização do Sistema.
Para executar o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC)
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite powershell, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) Windows PowerShell e selecione Executar como administrador > Sim.
No prompt, digite sfc /scannow (observe o espaço entre "sfc" e "/").
A verificação levará alguns minutos.
Siga um destes procedimentos, dependendo dos resultados da verificação:
Se o SFC encontrar arquivos corrompidos e substituí-los, reinicie o computador e veja se isso melhora o desempenho do computador.
Se o SFC não encontrar arquivos corrompidos ou se encontrar arquivos corrompidos, mas não puder substituí-los, tente usar a ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação).
Para saber mais sobre o Verificador de Arquivos do Sistema, consulte Usar a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema para reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos.
9. Ajustar a aparência e o desempenho do Windows
O Windows 10 inclui vários efeitos visuais, como animações e efeitos de sombra. Eles têm um visual ótimo, mas também podem usar recursos adicionais do sistema e deixar seu computador mais lento — isso é especialmente válido se você tiver um computador com pouca memória (RAM).
Para ajustar efeitos visuais no Windows
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.
Na guia Efeitos Visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho > Aplicar.
Reinicie o computador e veja se ele está mais rápido.
Se o computador ainda estiver lento, vá para a próxima dica.
10. Pausar sincronização do OneDrive
As configurações do PC permitem escolher onde os arquivos serão salvos por padrão. Você pode salvar arquivos no computador ou no OneDrive por padrão e sincronizá-los entre os dois locais. Isso permite que você acesse seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à Internet e ajuda a garantir que eles tenham um backup caso o computador seja danificado ou perdido. No entanto, os arquivos devem ser sincronizados entre o computador e o OneDrive, o que pode deixar o computador lento. Você pode pausar temporariamente o OneDrive e ver se isso ajuda a melhorar o desempenho do computador.
Para parar de sincronizar com o OneDrive
Na barra de tarefas, procure OneDrive próximo à área de notificação.
Selecione OneDrive > Mais >Pausar sincronização, e, em seguida, escolha quanto tempo você quiser pausar a sincronização de seus arquivos.
Reinicie o computador e veja se os problemas de desempenho melhoraram com a sincronização em pausa.
Para reiniciar a sincronização de seus arquivos, selecione OneDrive > Mais > Retomar sincronização.
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