5 ferramentas Open Source para experimentar em 2019

No mundo open source são muitas as ferramentas, de qualidade, que estão disponíveis no mercado. O Pplware tem dado destaque a muitas dessas ferramentas pelo facto de serem bastante completas e por terem uma boa comunidade de suporte.
Hoje sugerimos 5 ferramentas Open Source que devem experimentar já este ano. Esqueça o cartão para pagar!

#1 GIMP

Após 6 anos do lançamento do GIMP 2.8, o novo GIMP 2.10 foi lançado em abril de 2018. O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop). Esta ferramenta de edição de imagem está disponível para Windows, macOS e Linux.

#2 DIA

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas com vários objetos e os itens de um diagrama permitem guardar informações específicas.
Este software apresenta uma interface bastante user firendly e é muito fácil, a qualquer utilizador, produzir esquemas com detalhe e de nível profissional. O DIA está disponível para Windows, Linux e macOS.

#3 LibreOffice

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.
O LibreOffice 6.1, lançado o ano passado inclui várias e interessantes novidades – ver aqui.

#4 – VLC Media Player

O VLC é um dos melhores players que podemos encontrar. Para além da sua simplicidade de utilização, tem suporte para quase todos os formatos que podemos ter acesso. A nova versão 3.0 “Vetinari” trouxe muitas novidades, que depois de meses em testes estão finalmente disponíveis – ver aqui.

#5 – Thunderbird

Para quem procura um cliente de e-mail completo e gratuito, o Thunderbird é, sem dúvida, a melhor opção. Esta ferramenta da Mozilla é caracterizada por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do género e possui uma interface bastante organizada e limpa.

E são estas as sugestões que temos para hoje. Uma vez que o mundo Open Source tem milhares de ferramentas, lançamos o desafio de nos indicarem qual a ferramenta mais espetacular que já usaram ou usam. Com base nas vossas dicas, iremos criar um outro artigo com as sugestões.

Postagens mais visitadas deste blog

A MENTE ARTÍSTICA

“internet zumbi”

Lista de iPhones que ainda recebem novas atualizações do iOS em 2023