Pular para o conteúdo principal

5 dicas para aproveitar o Google Tradutor ao máximo



Há algumas décadas, a franquia Star Trek introduziu a ideia de uma espécie de “tradutor universal”, basicamente um pequeno bastão que permitia que os membros da Enterprise conversassem com alienígenas em seus idiomas nativos ao apenas apertar um interruptor. E nós estamos muito perto disso graças ao Google Tradutor (Google Translate). 
O aplicativo não faz parte do pacote de aplicativos pré-instalados na maioria dos smartphones Android, mas é indispensável quando você viaja. Na verdade, possui tantos recursos que você talvez não saiba tudo o que ele é capaz de fazer. 
Por isso, selecionamos cinco ferramentas úteis do Google Tradutor que você pode usar no seu smartphone. 
1-Baixe idiomas offline
Nem sempre é possível usar boas conexões móveis ao viajar para diferentes lugares do mundo, por isso é uma boa ideia ter um backup offline no Tradutor. O app pode fazer traduções básicas sem acesso à Internet, desde que você se lembre de baixar os arquivos necessários.
Para usar a funcionalidade, abra o menu de navegação e toque em "Tradução offline". Dezenas de idiomas são suportados, incluindo português, inglês, espanhol, alemão e francês, apenas para citar alguns dos mais usados. 
No modo offline, você não conseguirá realizar traduções de voz, mas digitação de texto e escaneamento de imagens com a câmera funcionam normalmente. Você pode até ter as traduções lidas pelo app por meio do recurso “text-to-speech”.
2-Traduzir texto selecionado
Desde o Android Marshmallow (6.0), o sistema ganhou suporte para ações com seleções customizadas de texto. O Google Tradutor se integra com esse recurso por meio do Chrome, então que é muito fácil traduzir qualquer bloco de texto que você encontrar pela web enquanto estiver no navegador. Apenas selecione o texto, toque no botão do menu pop-up e escolha Traduzir (Translate). 
A tradução do texto selecionado aparece em uma caixa flutuante no topo da tela. O idioma original deve ser detectado automaticamente pelo app e traduzido diretamente para o seu idioma padrão. Também há um botão chamado Nova Tradução (New Translation) se você quiser traduzir mais textos sem sair do menu pop-up. 
3-Modo Conversa
A interface principal do Google Tradutor traz as ferramentas que você precisa para traduzir rapidamente uma palavra ou uma frase, mas há um modo separado caso queira realmente ter uma conversa com outra pessoa em um idioma que não domine. É possível acessar o modo Conversa ao tocar no ícone de microfone, localizado na parte inferior da caixa de texto principal.  
Há um pop-up bastante útil com instruções acessíveis por meio do ícone de mão, localizado no canto superior direito da tela do modo Conversa. Ele explica a situação para a outra pessoa no idioma dela. 
O modo Conversa fica indo e voltando entre os dois idiomas selecionados: você fala, o app traduz, a outra pessoa fala, e o app então traduz para você. Por padrão, o Google Tradutor escuta um idioma por vez, mas há um botão no meio da caixa de tradução que configura o app para ouvir os dois idiomas de sua escolha. Assim é possível ter uma experiência mais natural, já que o recurso evita que vocês falem um por cima do outro. 
4-Traduções visuais em tempo real
Há alguns bons anos, o Google comprou uma empresa chamada Quest Visual para colocar as mãos em um tradutor de texto via Realidade Aumentada da empresa chamado de Word Lens. Essa tecnologia depois foi integrada ao Tradutor, permitindo que você aponte o seu smartphone para uma placa em outro idioma e tenha uma tradução em tempo real para o seu idioma original.
Para abrir o tradutor via câmera, toque no ícone de câmera na parte inferior do campo de texto. As configurações de idioma usadas aqui são as mesmas utilizadas na interface principal de tradução, por isso é bom se certificar de que as línguas certas estejam selecionadas antes de apertar o botão. Se você possui o idioma original disponível offline (veja dica acima), então poderá ter traduções instantâneas – a tradução aparece na imagem em tempo real da câmera com uma cor combinando com o fundo. Caso não tenha o idioma disponível offline, então será preciso tirar uma foto da imagem com o texto e deixar o app traduzi-lo.
5-Toque para traduzir
Se você recebe mais do que algumas mensagens ou e-mails em outros idiomas, ficar abrindo o Google Tradutor sempre pode ser incômodo. É aí que o recurso Toque para Traduzir (Tap to Translate) pode ser bastante útil. Você pode habilitar essa ferramenta a partir das configurações de tradução – e configurar os seus idiomas padrão.
Com o recurso habilitado, uma “bolha de tradução” aparecerá sempre que você copiar um texto. Essa bolha aparecerá no canto superior direito da tela. Apenas toque nela, e uma janela flutuante do Tradutor aparecerá com o texto detectado automaticamente e traduzido para o seu idioma padrão. Assim como no recurso de tradução do Chrome, você pode selecionar a opção Nova Tradução para digitar alguma outra coisa sem precisar sair da janela pop-up.
Com essas dicas, você deverá estar pronto para tomar o mundo com o Google Tradutor. Apenas certifique-se de ter baixado o app antes de viajar!

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...