O Android é, sem dúvida, um dos sistemas operativos para smartphone mais famosos do Mundo, estando instalado na grande maioria dos equipamentos que estão disponíveis no mercado.
Deste modo, é fácil de perceber por que é que grande parte do malware para smartphones que circula por aí tem como alvo os smartphones que correrem o sistema operativo da Google.
Mas será que, em 2018, ainda precisa de um antivírus no seu Android?
Malware VS Senso comum
Muita gente pensa que as aplicações de antivírus para Android são inúteis e que na grande maioria dos casos a instalação de malware nos dispositivos pode ser evitada estando atento aos links em que se carrega.
No entanto, esquecem-se que só no ano passado foram descobertas mais de 3.5 milhões de apps maliciosas na Play Store e muitas outras continuam a chegar. Por muito controlo que haja por parte da Google é praticamente missão impossível controlar tudo o que se passa na plataforma.
Portanto, faço outra pergunta…
Será que nos podemos dar ao luxo de utilizar apenas o “senso comum” como proteção?
Claramente que a resposta é não. Se quer estar verdadeiramente seguro deve instalar um antivírus de confiança.
Vírus para Android?
Um vírus no Android é um tipo de software malicioso (malware) do mesmo tipo que tem ameaçado o seu computador durante várias décadas. Há medida que a plataforma Android se desenvolve e o número de utilizadores aumenta, também o número de potenciais ameaças aumenta.
Vários relatórios de segurança informática, a maior parte realizados por empresas de antivírus e segurança informática, mostram que o risco aumenta ano após ano e o número de ameaças a que os nossos smartphones estão expostos é cada vez maior.
Quer acredite nestes relatórios ou não, é sempre bom saber em que consiste este tipo de malware e de onde é que ele vem.
De onde é que vem o malware para Android?
A Play Store da Google é o grande alvo dos mal-intencionados e onde tentam esconder as suas aplicações que depois atacam os nossos smartphones. Devido ao grande volume de apps que todos os dias chegam à loja de aplicações da Google e ao elevado número de downloads, é praticamente impossível filtrar tudo e controlar totalmente a plataforma.
Mas a Google está a tentar melhorar. Como o sistema de segurança Play Protect desenvolvido pela Google e anunciado na Google I/O de 2017, a gigante de Silicon Valley promete aumentar a proteção dos smartphones Android. O Play and Protect verifica as aplicações da Play Store antes de serem descarregadas para o smartphone garantindo mais uma camada de proteção.
Ainda assim, o malware não chega aos dispositivos apenas através de apps. É necessário ter cuidado com e-mails que trazem anexos e outros ficheiros cujo download possa ser feito automaticamente a partir de outras aplicações.
Para além disso, é necessário ter cuidado com os APKs não verificados que é possível instalar no smartphone. Muitas vezes parecem seguros mas, na verdade, contêm software perigoso que coloca em risco a privacidade e segurança do utilizador.
“Do you think the average user on Android needs to install antivirus apps? Absolutely not.”
Adrian Ludwig – Engenheiro de Segurança Android
A minha opinião – Antivírus ou não?
Sendo eu um utilizador Android que já viveu a experiência de ter malware no smartphone e que perdeu imenso tempo para voltar a ter um dispositivo saudável recomendo que toda a gente instale um antivírus.
Pode ser muito útil verificar periodicamente se existem ameaças presentes no seu smartphone, e limpar ficheiros que simplesmente são lixo.
Não concordo com o que foi dito por Adrian Ludwig porque penso que são as pessoas que não dominam tanto a tecnologia que precisam de estar mais protegidas.