Pular para o conteúdo principal

5 funcionalidades do macOS Sierra que o utilizador desconhece

Se actualizou o seu Mac para o macOS Sierra, então provavelmente já conhecerá algumas das novidades que este sistema operativo trouxe. Provavelmente já sabe que pode usar a Siri para o ajudar nas tarefas, que até pode usar o mesmo comando do iOS para a chamar, sabe que pode usar o Apple Watch para desbloquear o Mac e até automatizar determinadas tarefas de manutenção.
Estamos certos que não saberá certamente de algumas funcionalidades que estão… mais escondidas. São essas que hoje vamos mostrar.
5 funcionalidades do macOS Sierra que o utilizador desconhece

Conhece o macOS Sierra bem?

Será que já teve tempo para explorar bem o macOS Sierra? Bom, depois de receber as muitas novidades provavelmente não deu conta ainda de outras boas funcionalidades que este sistema operativo tem disponíveis. Mas é isso que agora lhe vamos dar a conhecer.

1. Novas ferramentas de Edição de Imagem

A aplicação Fotografias foi actualizada e traz muitas novidades. Uma das que provavelmente ainda não deu conta são as novas funcionalidades de edição de imagens: Luminosidade e Marcação
Luminosidade:
pplware_sierra_dicas01
Ao editar uma foto, o novo controlo deslizante Luminosidade pode ser encontrado na secção Luz no menu Ajustar. A Apple afirma que “ilumina as zonas escuras e puxa os destaques para revelar detalhes ocultos e fazer com que a sua foto fique mais rica e vibrante ao olhar.” Testamos e gostamos de ver que realmente traz vantagens na qualidade das sombras, no brilho e no ajuste fino do contraste.
Marcação:
pplware_sierra_dicas02
Se clicar num foto e chamar o menu de edição, verá na coluna do lado direito da foto a opção Extensões. Clique nesse menu e abra a opção Markup. Essa ferramenta permite agora adicionar texto, fazer destaques, colocar setas, linhas e outros elementos disponíveis. As anotações numa foto podem ser de grande valia. A Apple adicionou este pormenor que antes não existia.

2. Separadores nas aplicações

Os separadores não são apenas para serem usados nos navegadores. Com o macOS Sierra, o utilizador pode usar os separadores no Safari, claro, mas pode usar em muitos mais sítios, como nas aplicações, no Finder e mesmo no Ambiente de trabalho.
Vejamos então como fazer nas Aplicações:
Abra o Mapas, por exemplo, mas pode ser igualmente o Finder. Agora pressione Command-T para abrir um novo separador.
pplware_sierra_dicas04
Outras aplicações, como o Mail ou o Editor de Texto permitem que use separadores, mas não suportam o atalho de teclado Command-T. Para essas aplicações, o separador será aberto quando utilizar o menu depois opção Visualização > Mostrar barra de separadores, vai a Ficheiro > Nova janela e por fim vai a Janela > Agrupar todas as janelas. Isto funciona para várias aplicações, o Editor de Texto, por exemplo, pode ter separadores usando esta forma. Mas há mais aplicações, é uma questão de verificar se têm os menus referidos.
Mas pode optimizar estes passos todos. Se for a Preferências do SistemaDock e em Preferir separadores ao abrir documentos poderá colocar na opção Sempre . Veja que agora, no Mail por exemplo, se for a Ficheiro > Nova janela o que irá abrir é um separador novo na aplicação Mail.
Aceder à Split View
  1. Mantenha premido o botão de ecrã completo   no canto superior esquerdo de uma janela.
  2. À medida que prime o botão, a janela reduz e pode arrastá-la para o lado esquerdo ou direito do ecrã.
  3. Solte o botão e, em seguida, clique noutra janela para ter ambas as janelas lado a lado.

pplware_sierra_dicas03
Se já tiver uma janela na vista de ecrã completo, pode, ainda assim, vê-la lado a lado com outra janela. Abra o Mission Control e, em seguida, arraste uma janela para a miniatura da app de ecrã completo na parte superior do ecrã.
As apps que precisam de mais espaço no ecrã para entrar em Split View poderão apresentar uma mensagem a indicar que não se encontram disponíveis em ecrã completo. Pode utilizar uma resolução mais elevada no dispositivo para dar mais espaço no ecrã às apps. As apps que não suportam Split View apresentam um botão de ampliação   em vez de um botão de ecrã completo  .
Se ao manter premido o botão de ecrã completo não entrar em Split View, aceda ao menu Apple > Preferências do sistema, clique em Mission Control e certifique-se de que a opção “Ecrãs têm Spaces diferentes” está seleccionada.


3. Duas novas opções de Teclado

Provavelmente no seu Mac consegue escrever mais rápido que escreve num teclado de um iPhone ou iPad. Contudo, a Apple decidiu integrar no macOS Sierra duas novas opções para facilitar a escrita no seu sistema operativo. Para trazer a experiência de uma escrita no iOS, poderá agora ter a Letra inicial maiúscula automaticamente e Adicionar ponto final com dois espaços.
pplware_sierra_dicas05
Assim vá a Preferências do Sistema > Teclado > Texto, aqui dentro active, na barra da direita, as duas novas funcionalidades. Não serão duas pérolas, mas vai ver que darão muito jeito.

4. Assistente RAID está de volta

A Apple removeu o suporte ao utilitário RAID no OS X El Capitan, mas esta ferramenta está de volta no macOS Sierra. Para ter acesso a esta ferramenta basta chamar a pesquisa Spotlight e escrever Raide. Aparecerá logo o utilitário de Raid.
pplware_sierra_dicas07
Irá poder contar com um assistente de Raid e poderá criar um RAID 0 e RAID 1, caso o seu Mac tinha vários discos rígidos.

5. Letras das músicas no iTunes

Vai dar show na sua próxima festa de amigos lá em casa. O iTunes agora permite visualizar a letra de uma música que está a ouvir (ou cantar alto e mal). Para ver a letra da música que está a ser reproduzida no iTunes, clique no botão logo acima onde está o tempo de reprodução e o nome da música. É um ícone com três traços na horizontal.
pplware_sierra_dicas08
Depois abrirá um menu com a opção Letra. Se a música que estiver a reproduzir não tiver a letra (que muitas vezes aparece em automático, clique em cima da música, no menu escolha Informações, Letra e clique no pisco Letra personalizada. Saque-a da Internet e cole lá. A partir de agora as suas músicas têm a Letra para as poder cantar.
Claro, ainda não é uma funcionalidade como as das apps dedicadas ao karaoke, mas pelo menos já não faz figuras tristes por não saber a letra.

Em resumo…

Deixamos algumas das muitas funcionalidades que existem no novo macOS Sierra. Provavelmente conhecerá ainda mais e deixamos espaço aberto para que as possam partilhar.

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentaram qu

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível red