Pular para o conteúdo principal

TOP 5 de Serviços Cloud em 2015

O caminho está traçado. O alojamento na cloud é cada vez mais o futuro e os serviços de Internet que cada vez são mais rápidos ajudam nessa alteração de hábitos.
Durante 2015 os serviços cloud não sofreram grande mutação. Uns fortaleceram-se, outros melhoraram os preços dos serviços profissionais e outros saíram da sombra. Destacamos 5 que provavelmente foram aqueles que tiveram uma maior ascendência sobre o utilizador.
pplware_escolha_cloud00


É inegável que cada vez mais usamos os serviços cloud para “tudo e mais um par de botas”. Já lá colocamos os documentos, as fotografias, os vídeos, as capturas de ecrã, colocamos as cópias de segurança, colocamos produção em tempo real e até usamos como “ponte” para termos tudo sincronizado entre dispositivos em diversos sistemas operativos.

Quais os requisitos?

Durante este ano fomos avaliando as escolhas, fizemos sondagens, confrontámos preços do mercadoConsumer Cloud Storage, falámos com alguns players, com clientes e verificámos os indicadores externos, números indicativos das preferências globais.
Esta compilação foi o resultado de todos os indicadores compilados que nos diz quais os serviços cloud (Consumer Storage) preponderantes de 2015:

5º Lugar – Hubic

pplware_escolha_cloud01
Este serviço destacou-se em 2015 pela sua oferta e pelo serviço que acompanha o pack entregue ao utilizador. A empresa francesa OVH, neste ano, decidiu ameaçar a concorrência e colocou a oferta com o serviço gratuito de espaço em cloud com 25 GB. Tem apps mobile e a sua utilização é extremamente intuitiva, até porque desenharam o site em português e com muito boa aparência, que permite a gestão de ficheiros via web.
As aplicações estão disponíveis para Windows, OS X e Linux, assim como para Android, iOS e Windows Phone.
 Homepage: Hubic

4º Lugar – Onedrive

pplware_escolha_cloud02
OneDrive é a aposta da Microsoft para aglomerar todos os seus serviços e fazer a ponte entre as várias aplicações que tem ao dispor. Concentra o Office online e joga com o espaço gratuito por forma a cativar a atenção de quem usa os seus produtos e não só. Tem a seu favor o serviço que é um dos melhores e mais seguros no que toca a IaaS assim como DaaS.
Como armazenamento de consumo permite o que os outros permitem e muito mais. Tem apps para os dispositivos móveis mas deixa de fora o Linux. Gratuitamente, sem falarmos em planos agregados na aquisição de produtos da Microsoft, este serviço cloud oferece-lhe 15 GB (lembre-se que a Microsoft reduziu dos 15GB para apenas 5GB mas depois recuou na decisão – ver aqui).
 Homepage: Onedrive


3º Lugar – Google Drive

pplware_escolha_cloud04
Este serviço é um tudo em um. Tem uma ligação íntima com o melhor serviço de email que um utilizador pode usar, o Gmail, permite utilizar o Google Docs e permite muito mais.
Além disso o Drive oferece-lhe 15 GB de armazenamento online gratuito da Google. Desta forma, pode guardar fotografias, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e outros. Tem evoluído com algumas ferramentas colaborativas, como o Keep, por exemplo, mas ainda não é um serviço tão intuitivo para os dispositivos móveis que seja atractiva como outros. Mas, convenhamos, é um serviço que está sempre à mão.
 Homepage: Google Drive

2º Lugar – Dropbox

pplware_escolha_cloud03
Este é um dos mais usados, dos que tem mais aplicações, um sistema cloud multifacetado onde já se viu de tudo. Tem uma óptima integração com todos os dispositivos. O seu marketing tem uma faceta dinâmica que permite a qualquer utilizador conseguir 16 GB de espaço gratuito, mas dá trabalho, tem essa desvantagem!
Tem ferramentas colaborativas que o ajudarão a potenciar o trabalho de forma muito eficiente e tem um trato muito próximo com os ficheiros Microsoft Office, por permitir editar os seus documentos com o Microsoft Word Online, por exemplo. Mas há mais, muito mais. Veja aqui muitos exemplos.
 Homepage: Dropbox

1º Lugar – Mega

pplware_escolha_cloud05
O Mega é o lado “irreverente” da web. É um serviço cloud que conta já com mais de 15 milhões de registos. Lembramos que cada registo tem ao dispor 50 GB de espaço gratuito e um serviço muito rápido e seguro. Esses são os “pergaminhos” deste serviço que foi pensado por Kim Dotcom um dia…
Tem um óptimo serviço de gestão web, tem apps para dispositivos móveis e para Windows, Linux e OS X. É um serviço muito bom. Ok, depois há aqueles que são “ilimitados”, é verdade, mas o Mega tem o hype da irreverência e a velocidade de servidor sem termos de levar com SPAM ou publicidade intrusiva ou uma interface a definhar, como muitos na praça.
 Homepage: Mega

Postagens mais visitadas deste blog

“internet zumbi”

 A ascensão do slop, diz ele, transformou a rede social em um espaço onde “uma mistura de bots, humanos e contas que já foram humanos, mas não se misturam mais para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”. Nick Clegg, presidente de assuntos globais da empresa-mãe do Facebook, Meta, escreveu em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdo feito por IA. “Como a diferença entre conteúdo humano e sintético fica turva, as pessoas querem saber onde está o limite”, escreveu ele. O problema começou a preocupar a principal fonte de receita da indústria de mídia social: as agências de publicidade que pagam para colocar anúncios ao lado do conteúdo. Farhad Divecha, diretor-gerente da agência de marketing digital AccuraCast, com sede no Reino Unido, diz que agora está encontrando casos em que os usuários estão sinalizando erroneamente os anúncios como slop feitos de IA quando não estão. “Vimos casos em que as pessoas comentara...

Cibersegurança: Confiança zero… desconfiança por omissão

  Atualmente, todas as empresas têm presença digital. Embora este facto traga inúmeros benefícios, também acarreta uma série de riscos. Os cibercriminosos estão a encontrar cada vez mais formas de contornar as medidas de segurança e aceder aos dados. Se a proteção não for suficientemente forte, os dados das organizações, dos seus clientes e dos seus parceiros podem ser comprometidos, com consequências terríveis para as empresas. A crescente digitalização, juntamente com a evolução das táticas dos cibercriminosos, está a resultar num aumento dos incidentes de cibersegurança. Esta tendência preocupante é demonstrada no último Relatório de Violação de Dados, realizado pelo Internet Theft Resource Center (ITRC), que regista 2.365 ciberataques em 2023 que afetaram mais de 300 milhões de vítimas. Com este conhecimento, é essencial que as empresas tomem medidas e protejam os seus sistemas para evitar que utilizadores não identificados acedam a informações sensíveis. Só assim será possível...

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...