Cada vez é mais comum e fácil fotografarmos o que quer que seja e, no que respeita à maternidade, o mais normal actualmente é fotografarem-se os bebés quase mal acabam de nascer, já para não falar de partilharem as suas fotografias de imediato nas redes sociais.
Na China a prática não correu bem uma vez que um bebé, de apenas 3 meses, ficou cego após ser fotografado com o flash a apenas 25 centímetros de distância dos seus olhos.
O caso ocorreu na China onde um bebé de três meses ficou permanentemente cego do olho direito e com visão reduzida no olho esquerdo. Tudo aconteceu porque um amigo da família se esqueceu de desligar o flash da sua câmara fotográfica e fotografou a criança, com o flash a embater directamente nos seus olhos, a apenas 25 centímetros de distância.
A notícia foi avançada pelo Daily Mail, onde se pode ler que os danos são irreparáveis, não sendo de todo possível repará-los através de cirurgia.
Por se encontrarem em fase de desenvolvimento, todos os cuidados a ter com os mais pequenos são poucos. Tal como aconteceu com este bebé chinês, o flash pode causar danos fatais nas células da mácula, o que provoca a perda de visão central.
Quanto ao amigo da família, ainda não se sabe se terá alguma consequência legal devido ao incidente.
Desta forma deixamos aqui um alerta para que, sempre que fotografem os mais novos, tenham em atenção a todos os detalhes para que se previnam situações menos felizes como esta.