Diferentes razões podem fazer você ter o interesse em manter uma gravação das suas ligações telefônicas, variando desde um simples problema de memória, até a vontade de ter algum nível de garantia ao fechar acordos com outras pessoas. Porém, é sempre necessário lembrar que utilizar gravações em que ambas as partes não deram o consentimento para acontecer não pode ser utilizado como prova em um tribunal, por exemplo.
Com o presente guia, você vai aprender a usar o aplicativo de Android “Gravador de Chamadas”, o qual basta estar instalado no seu aparelho para automaticamente gravar as suas ligações. O interessante do app é sua integração com o Google Drive (exige Android na versão 3.0 ou superior), pois assim você não precisa consumir uma quantidade exagerada de espaço em seu smartphone para manter as gravações armazenadas.
- O primeiro passo a ser dado é instalar o Gravador de Chamadas (clique aqui para acessar a página do app na Play Store);
- Em seguida, com o aplicativo aberto, acesse as suas opções e confirme que “Gravar chamadas” está ativado;
- Quando uma ligação acontecer, o ícone de gravação é exibido na parte superior da tela (o clássico círculo vermelho). Além disso, uma notificação aparece quando a chamada terminar, facilitando o seu acesso ao arquivo;
- Ao tocar a notificação ou acessar o Gravador de Chamadas (em sua tela principal), é possível conferir uma lista com todas as ligações armazenadas – toque sobre uma delas para conferir mais opções.
Lembre-se de que o tamanho ocupado por arquivos de áudio geralmente é pouco, mas acaba pesando demais caso você mantenha todas as suas ligações guardadas. Em outras palavras, é bom deixar a gravação automática ativada, mas sempre apagar aquelas chamadas em que nenhuma informação importante será útil posteriormente.