As três empresas independentes responsáveis pelos principais testes de antivirus do mercado removeram o antivirus Qihoo 360 Total Security das suas listas de antivirus, pois este trapaceava nos testes.
A AV-Comparatives, AV-TEST e Virus Bulletin descobriram que a empresa chinesa Qihoo enviava para testes uma versão de antivirus diferente da versão disponibilizada ao mercado.
ANTIVIRUS QIHOO TRAPACEAVA EM TESTES
A Qihoo, criadora do antivirus 360 Total Security, incluia um sistema próprio de detecção de vírus (QVM) e também da BitDefender, mas enquanto o sistema de BitDefender estava habilitado para os testes de antivírus, a versão disponibilizada para os internautas tinha apenas o sistema QVM habilitado.
Desta maneira o antivirus obtinha bons resultados nos testes de detecção de vírus (pois o sistema da BitDefender é excelente), mas isso não acontecia no mundo real pois os internautas dependiam do fraco QVM para detecção e eliminação dos vírus.
A AV-Comparatives publicou um documento detalhando a trapaça indicando que todos os produtos enviados pela Qihoo para análise dessas empresas se comportavam dessa maneira.
Em sua defesa, a Qihoo respondeu a Baidu e a Tencent (empresa chinesa que também tem antivirus) também utilizam práticas similares.
A AV-Comparatives confirmou que tanto da Baidu quanto a Tencent contém nomes de empresas de testes de antivirus inseridas no código do produto, mas testes indicaram que isso não afetou o resultado em diversos ambientes de teste desses antivirus.
UPDATE 07/Maio: o antivirus da Tencent também trapaceava
NOTA DO BABOO
Há muito tempo eu posto nos comentários que as pessoas JAMAIS devem utilizar software de segurança chinês.
A China é o país campeão em espionagem e monitoramento de internautas, e isso por si só já é motivo para desconfiar de qualquer software vindo dali - seja Baidu, Qihoo, PSafe (que tem a Qihoo por trás) ou o que for.
O faturamento dessas empresas chinesas provém da venda de banners de seus portais (Baidu é o maior site de busca chinês!), e disponibilizar antivírus, navegadores e outros programas gratuitos serve apenas como atrativo para internautas incautos instalarem essas aplicações juntamente com adware/malware que são difíceis de serem removidos.
Não há NENHUM motivo real para utilizar software chinês quando há equivalentes muito bons no mercado que são desenvolvidos por empresas muito mais confiáveis e sérias!
Por fim, empresas chinesas contratam internautas brasileiros para postarem comentários em blogs de tecnologia que os produtos concorrentes são ruins e têm problemas, enquanto o produto delas é ótimo. Diariamente bloqueamos vários spammers disfarçados de usuários que elogiam esses produtos no BABOO. Isso apenas confirma a "seriedade" delas. Lamentável.
[]s
Aurélio “Baboo”MVP Windows Experience